PUBLICIDADE

Topo

Universa

Noivas britânicas aderem aos casamentos "ecochiques"

A atriz e modelo Liz Hurley: casamento celebrado na Índia, em março, não foi ecologicamente correto - AFP
A atriz e modelo Liz Hurley: casamento celebrado na Índia, em março, não foi ecologicamente correto
Imagem: AFP

Por Sylvia Westall

09/04/2007 12h37

LONDRES (Reuters) - Lá vem a noiva, toda de - verde.

Um vestido de noiva todo branco pode ter sido o sonho das noivas do passado. Hoje, porém, os casamentos britânicos mais modernos são pelo menos metaforicamente verdes, na medida em que os casais se esforçam para reduzir o impacto que a cerimônia tem sobre o meio ambiente.

Isso significa desde vestidos de noiva reciclados e convidados que vão à festa de bicicleta até flores cultivadas em casa e comida de produção local para o bufê do casamento.

"Um ano atrás, não havia nada de verde nos casamentos. Eu me esforçava muito para transmitir a mensagem de que os casamentos verdes são 'ecochiques'," disse a planejadora de casamentos "verdes" Ruth Culver.

"Agora, novos locais, produtos e serviços para casamentos verdes estão surgindo a cada semana."

A celebridade britânica Liz Hurley pode ter pensado em lançar moda com seu casamento luxuoso no mês passado.

Mas as festas de seu casamento quebraram todas as regras dos casamentos verdes. O jornal The Independent analisou cada detalhe opulento delas para determinar seu impacto sobre o meio ambiente.

O casamento, para o qual dúzias de convidados viajaram da Grã-Bretanha à Índia para uma série de festas, gerou estimadas 200 toneladas de emissões de carbono -- mais do que um casal médio produz em uma década, segundo pesquisadores.

A noiva Libby Smit quer ajudar a compensar por isso em seu próprio casamento, que acontecerá no verão britânico na Irlanda do Norte.

"Vamos nos casar na igreja da paróquia, que fica literalmente na esquina", disse Smit, 30 anos. "As damas de honra e eu vamos à igreja a pé."

PRESENTES "VERDES" TAMBÉM

Não são apenas as cerimônias que levam o meio ambiente em conta. Os convidados também estão entrando no espírito da coisa com os presentes de casamento que dão.

Depois de listas de presentes beneficentes terem levantado milhões de libras no Natal, os grupos ambientalistas WWF e Friends of the Earth lançaram serviços semelhantes para casamentos.

Os convidados podem fazer doações para entidades beneficentes em nome dos noivos, doando até 20 mil libras (39 mil dólares) por mês para causas ambientais e éticas, de acordo com a www.weddinglistgiving.com.

Nicola Baird, da Friends of the Earth, explicou: "Muitas pessoas sentem que, no momento em que assumem um grande compromisso uma com a outra, também gostariam de fazer algum bem a outras pessoas."

Universa