Gianecchini estrelou musical enquanto tratava doença autoimune: 'Milagre'
Ler resumo da notícia
Reynaldo Gianecchini enfrentou a síndrome de Guillain-Barré, doença autoimune rara que compromete os nervos, relatou o ator no Desculpa Alguma Coisa, do Canal UOL.
A síndrome de Guillain-Barré ocorre quando o sistema imunológico ataca os nervos periféricos do próprio corpo, comprometendo a comunicação entre o cérebro e os músculos. A doença pode surgir após infecções virais e, em casos graves, levar à paralisia temporária.
O ator descobriu a síndrome enquanto se preparava para o musical "Priscilla, a Rainha do Deserto". O espetáculo inspirado no filme de mesmo nome acompanha três artistas drag queens que cruzam o deserto australiano a bordo de um ônibus chamado Priscilla. No musical, Gianecchini interpretou o personagem Anthony "Tick" Belrose, uma drag queen chamada Mitzi Mitosis.
Foi um milagre, na verdade, eu ter feito, porque Guillain-Barré é uma doença que vai te paralisando e tem uma hora que eu já não andava mais. Imagina, no meio do ensaio... O próprio sistema imunológico ataca os seus nervos e você vai paralisando tudo. Reynaldo Gianecchini
O artista lembra que, no início, confundiu os sintomas da doença: formigamento no corpo, falta de equilíbrio e perda de sensibilidade, com crises de ansiedade causadas pelo nervosismo do novo desafio no teatro musical.
"Eu achei que eu estava tendo um pânico de estar fazendo uma coisa [nova]. Porque assim, eu estava com muito medo daquele desafio. Realmente era muito fora da minha zona de conforto e eu achei que eu estava tendo no subconsciente uma coisa que eu nem estava definindo. Eu falei: 'cara, deve ser pânico isso'. Mas eu estava tão feliz de estar lá. Eu estava feliz de estar no ensaio", contou.
No auge da crise, chegou a perder completamente o equilíbrio. "Chegou um ponto em que eu já não conseguia mais andar. (...) Lembrando que era uma drag que tinha que estar em cima de um salto 15. Então, eu já estava começando a não ter equilíbrio nenhum sem salto. Imagina com salto", lembrou
Gianecchini conta que buscou ajuda médica quando a situação ficou crítica. Após o diagnóstico, o ator iniciou tratamento imediato e fisioterapia intensiva. "O médico falou: 'olha, pode ser que demore um ano pra você se curar'. Eu falei: 'não, eu tenho duas semanas. Eu te dou duas semanas pra você me botar nesse palco de novo, senão eu tô fora do espetáculo. E aí eu tava no espetáculo'".
O ator diz que a recuperação foi como "reaprender a andar" e que enfrentou o processo com a mesma força interior que o ajudou a vencer um câncer anos antes. "Eu vivi realmente um milagre, assim. E eu dou graças a essa conexão que eu tenho com essa minha força. De novo, né? Eu passei por um câncer também. Eu me conectei tanto com a minha força, que eu acho que todo mundo tem, né? Mas é uma força escorpiônica, né? Da transformação."
'O amor não acaba, só se transforma', diz Gianecchini sobre Marília Gabriela
Gianecchini e a jornalista Marília Gabriela foram casados por quase nove anos, e a relação chegou ao fim em 2006. Mesmo após o término, o ex-casal mantém um bom relacionamento. No videocast, o ator relembrou o tempo que estiveram juntos.
Eu acho uma fase muito linda da minha vida, que eu tenho... Muita, muito assim, gratidão e amor, assim. E aí, aquela coisa, o amor não acaba, né? Ele só, ele transforma, vive de outra maneira, né? Eu amo a Marília até hoje, assim, eu amo falar que eu a amo de uma outra forma, de uma forma que eu vou sempre acolher, e ela sempre vai me acolher. Reynaldo Gianecchini
'Estou encalhado', diz Gianecchini
Solteiro, Gianecchini comentou sobre o seu status de relacionamento atual e revelou estar tranquilo com sua própria companhia.
A realidade é: eu estou encalhado. No sentido, assim, realmente. Porque eu sou muito independente, eu gosto da minha companhia. E assim, eu acho também muito legal você encontrar uma parceria e trocar. Acho lindo. Eu sempre fui de casar, né? Eu gosto desses mergulhos verticais. Reynaldo Gianecchini
Desculpa Alguma Coisa no UOL
Sem medo de ser cancelada, a escritora e roteirista Tati Bernardi faz seus convidados falarem o que nunca falariam. Os episódios ficam disponíveis toda quarta-feira no YouTube de Universa e no Canal UOL. Na TV, o programa vai ao ar toda quarta, às 22h30.
O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.





























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.