Duda Beat descobriu vocação para cantar após silêncio de 10 dias em retiro
Ler resumo da notícia
O início da carreira musical de Duda Beat veio após um retiro de meditação, em que ficou dez dias em silêncio. A cantora contou como esse processo foi fundamental para sua virada, no Desculpa Alguma Coisa, do Canal UOL.
Segundo Duda, a introspecção do Vipassana, uma técnica de meditação antiga da Índia, trouxe memórias de infância e clareza sobre seus desejos. Foi ali que percebeu a vontade de se expressar e começou a compor suas primeiras músicas.
Eu fui pra um retiro de meditação. Um curso de meditação. Fiquei 10 dias em silêncio. Nesse processo, eu descobri que eu queria cantar. Nunca tinha escrito nada. Saí de lá e comecei a escrever minhas canções.Duda Beat
O silêncio fez Duda olhar para dentro e se ouvir, disse ela. "Eu acho que lá você se depara com você mesmo, sabe? No silêncio, você se encontra muito e se escuta muito", afirmou a artista.
A experiência foi tão intensa que, em meio ao retiro, ela reviveu lembranças marcantes e chegou a chorar ao recordar o pai. O processo também a levou a refletir sobre antigos amores e o papel da terapia em sua trajetória.
"No meio daquela situação toda que eu estava vivendo, comecei a pensar muito sobre os caras que eu amei. Acho que a terapia, que eu já fazia e que me ajudou muito nesse momento, que eu falei assim 'cara, se eu sempre me apaixonei por músico, talvez eu queira tomar o espaço do palco pra mim''", disse Duda.
Duda Beat desistiu de ser médica após tentar por 7 anos: 'Era obcecada'
Duda Beat nem sempre sonhou em ser cantora. No programa, ela também contou que tentou entrar na faculdade de medicina por sete anos, movida pelo desejo de cuidar das pessoas, mas decidiu mudar de rumo após sucessivas frustrações.
A cantora descreveu a experiência como uma obsessão que trouxe culpa e a sensação de estar presa às expectativas alheias. Desistir desse plano abriu novos caminhos, começando pela ciência política, contou Duda.
Eu era obcecada pela ideia de ser médica. No último ano, eu falei assim: 'Sabe de uma coisa? O que minha nota der eu vou fazer! Cansei. Eu preciso que a minha vida ande pra frente. Eu não posso ficar aqui pra sempre.' Duda Beat
Aos 27 anos, Duda Beat ingressou no curso de ciência política, após perceber que não queria mais se limitar pelo vestibular. A pressão interna era grande: "Eu me encasquetei, inventei uma grande história na minha cabeça que tinha que ser aquilo".
O desejo de ser anestesista vinha de um ideal de "curar sem dor", contou a artista. Duda disse que sempre teve vontade de cuidar dos outros e que a escolha pela medicina era movida por isso.
"Eu queria me tornar uma pessoa que cuidasse das outras. Eu tenho muito isso, sou muito libriana, olho muito pro outro. Então, eu tinha esse romantismo com a medicina de curar as pessoas sem elas sentirem dor, por isso que eu queria ser anestesista".
Desculpa Alguma Coisa no UOL
Sem medo de ser cancelada, a escritora e roteirista Tati Bernardi faz seus convidados falarem o que nunca falariam. Os episódios ficam disponíveis toda quarta-feira no YouTube de Universa e no Canal UOL. Na TV, o programa vai ao ar toda quarta, às 22h30.





























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.