Autora de 'Fala Sério, Mãe' rebate críticas por não ter filhos: 'Pressão'

Aos 50 anos, a jornalista e escritora Thalita Rebouças, autora de mais de 20 livros voltados ao público adolescente falou abertamente sobre a escolha de não ter filhos e as cobranças que enfrenta por isso, no Desculpa Alguma Coisa, videocast de Tati Bernardi no Canal UOL.

Conhecida pelo best-seller 'Fala Sério, Mãe', que conta a relação entre mãe e filha, abordando o dia a dia, os conflitos e as alegrias na transição da adolescência para a vida adulta, Thalita contou que desde cedo soube que não queria viver a maternidade. "Eu sempre fui uma não-mãe feliz", afirmou.

Segundo a escritora, enquanto suas amigas começaram a ter filhos, passou a se questionar se tinha "vocação para dizer não, para não dormir, para não sair". Por conta de sua decisão, Thalita diz sofrer pressão da família, da imprensa e do público.

Eu senti essa crueldade, essa pressão, porque não basta a família e a sociedade, tinha imprensa comigo vendendo e tendo leitores e tendo filas. 'Thalita Rebouças, que não é mãe, lança o décimo livro'. 'Thalita Rebouças que não têm filhos. Chega a marca de um milhão e meio'. Oi! Jura que o fato de eu não ter filha é maior do que o fato de eu vender livro no Brasil? Thalita Rebouças

Para a autora, as cobranças vêm sobretudo por ser mulher e escrever para adolescentes, e compara a sua situação com a de Raphael Montes, escritor de literatura policial. "Eu duvido que alguém pergunte pro Rapha Montes se ele já matou alguém [por] escrever as coisas que ele escreve, mas eu que sou mulher, entendeu? Eu tenho útero, 'que absurdo eu querer não ser mãe'", desabafou.

Thalita disse que a pressão se manifesta de várias formas: perguntas sobre arrependimento, insinuações sobre congelar óvulos e julgamentos sobre sua vida pessoal: "Você nunca vai ser feliz, quem é que vai cuidar de você, você nunca vai saber o que é amor de verdade, você vai envelhecer sozinha", reflete a escritora.

Apesar das críticas, ela destaca com orgulho o impacto do seu trabalho entre jovens e famílias. "Outro dia, uma menina mandou um vídeo no TikTok dizendo que a Thalita Rebouças foi a segunda mãe de muitos adolescentes. Eu achei a coisa mais linda. Eu acho que ajudei mesmo a criar", contou.

Thalita Rebouças sobre sucesso no público adolescente: 'Eles me escolheram'

Para a escritora, o sucesso de sua carreira está intrinsecamente ligado ao público adolescente, que ela considera que "a escolheu".

Continua após a publicidade

Após o sucesso do livro 'Fala Sério, Mãe!', lançado em 2011, a autora Thalita Rebouças passou a receber muitos pedidos de novas histórias. "Começaram a pedir 'Fala Sério', né? 'Ah, faz 'Fala Sério' não sei o quê'. E aí eu entendi: olha, adolescente gosta de acompanhar, porque eu não sabia, eu fui cair nesse público, né? E eles que me escolheram, de uma certa forma. Não, de toda, foram eles que me escolheram", disse.

A escritora contou que o sucesso da série 'Fala, Sério', composta por oito títulos, a fez perceber o poder da literatura voltada aos jovens e o potencial do próprio trabalho. "Eu queria tanto viver disso, de contar a história, viver da minha imaginação que eu entendi que era um business. E a minha hora é agora. Pensei: Eu vou escrever três livros. Eu vou sentar a bunda na cadeira e não vou sair da frente do computador", lembrou, citando que em um mesmo ano lançou três livros: 'Tudo por um Namorado', 'Fala Sério, Professor' e 'Uma Fada Veio Me Visitar'.

A autora explicou ainda que sempre buscou diversificar suas narrativas e não queria ser rotulada como autora de um tema só. "Nunca quis [ficar conhecida só por uma coisa]. Eu quero narrar na primeira pessoa, quero narrar na terceira, quero fazer capítulos alternados. Eu quero brincar, eu gosto de brincar. É uma carreira que permite isso, né", afirmou.

Com 25 anos de carreira, Thalita diz que se emociona ao ver adolescentes lotando eventos literários e se reconhecendo em suas histórias. "A partir do momento que o livro não tem mais ilustração, não tem mais pirotecnia, eles se sentem meio órfãos. É ali que eu pego. Hoje eu entendo como é bonito ver o que os meus livros fazem", afirmou.

Desculpa Alguma Coisa no UOL

Sem medo de ser cancelada, a escritora e roteirista Tati Bernardi faz seus convidados falarem o que nunca falariam. Os episódios ficam disponíveis toda quarta-feira no YouTube de Universa e no Canal UOL. Na TV, o programa vai ao ar toda quarta, às 22h30.

Continua após a publicidade

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.