Peça 'King Kong Fran' expõe homens ao machismo: 'É a realidade da mulher'

Convidada do "Desculpa Alguma Coisa", videocast de Tati Bernardi no Canal UOL, a atriz Rafa Azevedo contou já ter recebido ameaças devido à sua personagem King Kong Fran na peça de mesmo nome, que aborda o machismo e a violência de gênero, invertendo papéis e expondo os homens a situações de desconforto.

Rafa contou também como a ideia surgiu. "Quem precisa estudar pra acabar com o machismo são os caras. Pensei nisso: 'preciso fazer eles pensarem, viverem a experiência'. Ao mesmo tempo que já recebi ameaças e já fiz BO, [recebo] comentários no Instagram. Às vezes tem comentários abertos, vou printando e mandando pro advogado. É uma covardia enorme."

Às vezes eu fazia roda de conversa e os homens falavam: 'eu achei muito violento, achei muito agressivo.' E é ótimo, porque abre o diálogo, aí eu digo: 'olha, eu entendo você achar violento, mas essa é a realidade que toda mulher vive desde que nasce, e a gente não escolhe isso'. Rafa Azevedo

'King Kong Fran' passa dos limites, diz atriz: 'Personagem é uma crítica'

Rafa também destacou que a personagem passa dos limites intencionalmente. "Teve uma vez que eu fiquei conversando lá no Instagram sobre isso. 'Como vocês não entendem que é uma ironia?'. Muita gente não entendia que a Fran está criticando. Eu faço pra confundir, mas chego em uns limites, quando falo da violência sexual, por exemplo. Mas se for pesquisar, tem homens falando coisas horríveis, ensinando várias coisas. São coisas horrorosas. Minha mente é vigilante, eu vivo o tempo inteiro procurando material."

Atriz de 'King Kong Fran' já impediu tentativa de estupro: 'Ela me abraçou'

Rafa revelou já ter impedido uma tentativa de estupro durante uma viagem. "Eu vi de longe que uma menina estava em situação de risco com dois caras. Eu falei em português mesmo: 'Amiga!'. A menina me olhou, veio e me abraçou. Olhei na hora pro Yuri [namorado] e pro amigo e falei: 'Vamos levar ela daqui'. A gente levou e a deixou no hotel. Eu reparo muito. O espetáculo às vezes acaba meia-noite, tem menina esperando carro de aplicativo, eu falo: 'Quer ir até o hotel comigo e de lá você pega? Tô o tempo inteiro percebendo essas coisas."

Continua após a publicidade

Desculpa Alguma Coisa no UOL

Sem medo de ser cancelada, a escritora e roteirista Tati Bernardi faz seus convidados falarem o que nunca falariam. Os episódios ficam disponíveis toda quarta-feira no YouTube de Universa e no Canal UOL. Na TV, o programa vai ao ar toda quarta, às 22h30.

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Assista à entrevista completa com Rafa Azevedo:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.