Nátaly Neri critica influencers que promovem bets e ostentação: 'Maligno'
Ler resumo da notícia
O Brasil já soma mais de 500 mil influenciadores só no Instagram, é o que aponta uma pesquisa realizada pela Nielsen. Mas será que todos exercem uma boa influência? No 'Acessíveis', videocast de Titi Muller e MariMoon no Canal UOL, a cientista social e influenciadora Nátaly Neri criticou o impacto negativo de certos criadores de conteúdo nas redes sociais e apontou o que considera prejudicial: "Vamos começar pelo básico, né? Bets [apostas esportivas]. E eu acho que o consumo desenfreado", afirmou.
Para Nátaly, há criadores que causam danos intencionais à comunidade que os segue, em troca de lucro. "Existem pessoas muito malignas. Que causam impactos negativos propositalmente pra ganhar dinheiro. É assustador descobrir isso", criticou.
Ela também apontou o perigo da cultura de ostentação promovida por influenciadores digitais, principalmente quando associada ao luxo extremo. "Eu nunca me importei com marca, de repente, eu sei tudo sobre Birkin Bags. (...) E por que, de repente, eu estou sendo tão invadida por esse conteúdo? Porque as pessoas estão no seu ônibus, indo trabalhar às seis da manhã, falando 'a birking dela é falsa'", disse, destacando a distância dessa realidade da vida da maioria dos brasileiros.
A cientista social também chamou a atenção para a importância de influenciadores olharem para suas audiências como pessoas e não apenas números.
O que separa muito a boa influência da má influência é exatamente aquilo: olhar como bolso ou olhar como pessoas. A partir do momento que você entende que é uma comunidade de pessoas que sim, é inteligente, autônoma, pode fazer as suas próprias escolhas, mas vai olhar pra você como um guia, como um curador, como uma referência. Você tem sim responsabilidade sobre as coisas que você fala, né? Nátaly Neri
Nátaly Neri sobre trabalho de influenciadora: 'Publi é o que me sustenta'
Apresentadora do programa "Hora do VT" e também do "Engatilhadas" na DiaTV, Nátaly Neri ficou conhecida por produzir conteúdos nas redes sociais sobre moda consciente, veganismo e sustentabilidade. Entretanto, em sua participação no 'Acessíveis', a influenciadora, contou que tem reduzido a frequência de publicações e essa escolha teve impactos diretos na sua visibilidade e oportunidades comerciais.
"Tenho postado cada vez menos, e isso tem me custado um preço. E não só isso, mas ao me negar a fazer o conteúdo desesperado pra chamar, sequestrar a atenção das pessoas. Isso tem um reflexo, né? Reflete nos números", afirmou.
Apesar da queda no volume de postagens, Nátaly foi categórica ao dizer que ainda se sustenta majoritariamente com publicidade.
A publi é basicamente o que me sustenta financeiramente. O que faz de mim uma influenciadora. Nátaly Neri
Ela lembrou que, no começo, precisou "dançar conforme a música" para pagar as contas, mas hoje, com mais estabilidade e uma casa própria, sente-se mais livre para priorizar a autenticidade dos conteúdos que produz.
"Ninguém pode me cancelar a ponto de eu ter que voltar pro interior, entendeu? Então eu faço o que eu quiser, eu falo o que eu quiser", contou.
Nátaly Neri analisa era da IA e movimento offline: 'Não acredito no fim da internet'
Com um olhar para o futuro, a influenciadora Nátaly Neri também falou sobre o uso de inteligência artificial e fez previsões sobre a internet. "Eu mesma consumo inteligência artificial, faço uso, mas tem os seus limites também, principalmente quando a gente fala de arte, de design, de desenho, as coisas ficam bem mais complexas, né? [Agora] falando sobre o fim da internet ou não, eu não acredito no fim da internet", contou.
'Acessíveis' no UOL
Toda terça, MariMoon e Titi Müller recebem convidados para um papo que vai de histórias de bastidores ao apocalipse climático, passando por tópicos como maternidade, redes sociais, relacionamento e cultura pop. Os episódios completos ficam disponíveis no Canal UOL e no Youtube de Universa.
O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Assista ao episódio completo:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.