Como diferencio se meu filho está com gripe, resfriado ou se é alergia?

Quando o inverno traz com ele o momento em que o nariz das crianças fica entupido, parece que é uma gripe, mas será que não é alergia? No episódio desta semana de Amar+Materna, Mariana Kupfer entrevista o médico pediatra Claudio Len para explicar as principais diferenças entre gripe, resfriado e alergia nos pequenos.

Newsletter

Materna

Conteúdo personalizado com tudo que importa durante a gravidez. Informe seu email e tempo de gestação para receber a newsletter semanal

Tempo de gestação
Selecione

Ao assinar qualquer newsletter você concorda com nossa Política de Privacidade

'Amar + Materna' é o programa apresentado por Mariana Kupfer que vai ao ar toda segunda-feira no YouTube de Universa e toda sexta às 23h30 no Canal UOL.

As crianças enfrentam uma série de desafios com o frio e é importante que os pais estejam atentos aos sinais e cuidados. Segundo o pediatra, o que diferencia uma alergia de um resfriado ou de uma gripe é a duração do quadro: os sintomas de um resfriado ou gripe duram de três a cinco dias, já da alergia podem durar semanas.

"O principal é que na alergia não tem os sintomas de infecção, como febre, dor no corpo e secreção amarela. Na alergia vai ter só o órgão afetado, coceira no nariz e na pele uma erupção cutânea", explica o médico.

Len ressalta a importância de manter um caderninho de anotações sobre o quadro alérgico da criança, para registrar desde comidas ou mudanças na rotina que possam ter desencadeado a crise, como o uso ou não do ar-condicionado, por exemplo.

O especialista também explica que a alergia é uma condição e que o problema costuma desaparecer à medida que as crianças vão crescendo. "Mas algumas pessoas continuam com alergia, então o importante é saber conviver com esse problema, porque de um modo geral a alergia não limita a vida de uma pessoa", afirma.

Não existe um calendário de vacinas para prevenir alergia, mas o pediatra alerta para a necessidade de manter as crianças imunizadas.

"O mecanismo de alergia não é o mesmo da imunidade para infecções, mas o cuidar dos pais é melhorar a imunidade com vacinas e também tratar as alergias, porque elas aumentam a produção de muco que propiciam infecções virais e bacterianas. É cuidar como um todo", afirma Len.

E vale lembrar que: "Médico é feito para ajudar. Ele sabe prescrever e orientar, por isso eu diria para os pais evitarem condutas por si só. Procurem um médico que a chance de erro é bem menor".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.