De moda a maquiagem, balletcore volta a ser tendência. Veja como aderir
Ler resumo da notícia

Sapatos que simulam sapatilhas, saias de tule, tons suaves de rosa, laços e amarrações. Cada vez mais a moda tem resgatado referências do universo do balé. Das passarelas às araras das lojas, das redes sociais aos looks das famosas, o mood bailarina tá on. Só no TikToK, rede queridinha da turma fashionista, a tendência balletcore acumula milhões de visualizações.
Mas, se você pensa que seguir esse estilo pode deixar o visual caricato, está muito enganada. A ideia do balletcore é incorporar nas produções elementos que remetem a essa dança para transmitir delicadeza, conforto, elegância e ar romântico. A seguir, Universa ajuda você a entender o fenômeno e entrar na onda.
Como tudo começou

Não tem como falar em balé sem falar em sapatilha, e uma das responsáveis por tornar a peça item fashion foi a Miu Miu. A grife italiana apresentou sapatilhas de cetim com tira elástica em diferentes cores como rosa e azul em sua coleção de Outono-Inverno 2022 e, desde então, o calçado virou febre.
A Miu Miu continua inserindo as sapatilhas em suas coleções e inspirou outras marcas a criarem sua própria versão da peça. Sediada em Nova York, Sandy Liang é uma das que abraçaram a trend com criações em rosa clarinho, off white, preto e até com aplicações brilhantes.
Entre as celebs, as sapatilhas de balé conquistaram a cantora Rosalía, que combinou com meias brancas de cano alto, minissaia e blusa branca de botão entreaberta. Fresh e cool.
Onda sneakerina
Marcas esportivas como Puma e Adidas também se renderam à moda no primeiro semestre deste ano. A Puma lançou o Speedcat Ballet, uma versão do seu tradicional tênis de corrida com cabedal de camurça e faixas. Já a concorrente trouxe uma releitura do seu Adidas Taekwondo, com elásticos longos que reproduzem as fitas de cetim usadas por bailarinas e amarradas acima dos tornozelos.
Não à toa, o Puma Speedcat Ballet foi apontado como um dos produtos mais populares do momento pela plataforma de compras e inteligência de moda Lyst. Em seu último levantamento, referente aos três primeiros meses de 2025, o tênis ocupa a terceira posição no ranking, e as buscas por tênis de balé na plataforma cresceram 1.300% nesse período.
Yes, nós temos tule

Cadê as discípulas de Carrie Bradshaw? A saia de tutu imortalizada pela personagem de Sarah Jessica Parker na abertura de Sex and the City, nos anos 2000, volta repaginada. Hoje, o tule não precisa necessariamente ser estruturado e pode aparecer em saias longas e fluidas, vestidos e até como sobreposições de conjuntos, como no desfile da Chanel na Semana de Moda de Paris, em março.
Sydney Sweeney apostou na tendência mesclada com flores de renda para misturar texturas e imprimir uma bossa mais leve ao look.
Já Jenna Ortega mostrou sensualidade com tule vermelho.
Na capa da edição de março da revista Marie Claire, quem também mostrou que a vibe Carrie está com tudo foi a nossa Solange Duprat contemporânea. A atriz Alice Wegmann foi fotografada em pose bailarina com saia de tule preta com poás da marca nacional À La Garçonne.
Laços e fitas dos pés a cabeça
Nas passarelas, Simone Rocha é outra estilista que aposta no feat com o mundo do balé. Em sua última coleção desfilada em fevereiro na Semana de Moda de Londres, as fitas de cetim aparecem em vestidos para criar visuais repletos de tiras, laços, trançados e amarrações super estilosas.

E não é só nas roupas que os laços aparecem para dar seu toque de balé. Nos cabelos, eles também são a bola da vez para criar penteados charmosos e românticos, seja em modelos discretos como os de Hailey Bieber, Jisoo e Marina Ruy Barbosa ou maximalistas como o de Dua Lipa.
Outra opção para deixar o balletcore fazer sua cabeça é o coque bailarina. Camila Queiroz prova que cai bem tanto em visuais despojados quanto mais sofisticados. Quem também adora e não dispensa esse tipo de penteado é Maisa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.