Sexo de manhã? Por que algumas pessoas acordam com tesão e, outras, não

Afinal, tesão matinal existe? Nem todas as pessoas experimentam o desejo da mesma forma. Algumas despertam com altos níveis de libido, enquanto outras começam o dia sem qualquer traço de excitação. Essa diferença pode estar diretamente ligada a fatores hormonais, ao ritmo biológico de cada um e a aspectos do estilo de vida, como qualidade do sono e rotina matinal acelerada.

Isso acontece porque um organismo é diferente do outro. Há pessoas que possuem um relógio biológico mais vespertino ou noturno, então tem pessoas que têm essa dificuldade de manhã. Algumas pessoas acabam não tendo ou porque se levantam correndo, ou porque dormiram mal. Esse é um termômetro, por exemplo, de quando uma pessoa que trabalha está de férias — nesse caso pode ser que então o tesão matinal apareça.

Sinais de alerta

O corpo humano passa por diversas mudanças hormonais ao longo do dia, e pela manhã, os níveis de testosterona estão mais elevados, especialmente nos homens. Isso favorece a ocorrência de ereções espontâneas durante o sono e ao despertar, um processo natural que indica o bom funcionamento do sistema hormonal. Quando essa resposta física é ausente por longos períodos, pode ser um sinal de alerta para questões de saúde, como desequilíbrios hormonais ou circulatórios.

É normal que o homem tenha de 3 a 5 ereções ao longo da noite e que ele acorde com ereção. Esse é um sinal de que o corpo está funcionando direito e, se não há ereção durante a manhã, talvez seja interessante procurar um médico. A influência da idade também é um fator relevante. Com o passar dos anos, os níveis hormonais sofrem alterações naturais — principalmente depois dos 40.

Nos homens, essa redução ocorre gradualmente, podendo impactar a frequência e intensidade da ereção matinal. Já nas mulheres, a aproximação da menopausa leva a uma queda nos hormônios sexuais, o que pode afetar o desejo e a resposta do corpo aos estímulos. O uso de medicamentos, como antidepressivos e anticoncepcionais, também pode influenciar a libido e diminuir a frequência do tesão matinal.

Vale destacar que, no caso dos homens não se fala em andropausa e sim em distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (Daem). Isso porque o homem não pausa a produção hormonal, tanto é que muitos têm filhos aos 80 anos. Portanto, é natural que ele não tenha mais a mesma ereção e a mesma qualidade na ejaculação.

Manifestações hormonais

Com relação as manifestações corporais, os homens tendem a sentir mais desejos durante a manhã, pelo alto nível de testosterona produzido e que acaba se externalizando mais, como na ereção.

Os níveis hormonais geralmente estão mais altos de manhã, então neles é mais evidente o tesão matinal. Já no caso das mulheres, outros fatores entram em jogo, como preocupações com higiene matinal, odores e outros detalhes que podem impactar a disposição para a intimidade nesse período do dia.

Continua após a publicidade

Para aqueles que desejam aumentar a sensibilidade e estimular o desejo sexual logo cedo, explorar fatores que despertam excitação pode ser um caminho. Criar espaço para a conexão com o próprio corpo, investir no diálogo com o parceiro ou parceira e experimentar mudanças na rotina podem contribuir para uma relação mais prazerosa com a sexualidade ao amanhecer.

Fonte: Barbara Dalcanale Menêses, sexóloga

*Com matéria publicada em 13/09/2022

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.