Trend do TikTok leva meninas a parecerem mais velhas e sexy, diz Vanessa
Ler resumo da notícia
Uma nova trend do TikTok incentiva meninas a se transformarem em uma pessoa completamente diferente usando maquiagem. Na maioria dos vídeos da trend "unrecognizable makeup" (maquiagem irreconhecível, na tradução livre), adolescentes mostram a transição de um rosto limpo para uma make que faz com que elas aparentam ser mais velhas.
Para Vanessa Rozan, usar a maquiagem como recurso para se expressar ou experimentar novidades não é nenhum problema, mas a idade das meninas gera preocupação.
"Nessa fase, tem uma questão de talvez você parecer mais velha, mais feminina, mais sexy ou performar alguma coisa que a sociedade espera de você. Elas têm cara de bebê, fazendo uma maquiagem que deixa com rosto de uma mulher, mais contornado", disse a maquiadora, no Lab da Beleza de sábado (22/3).
A maquiagem está aí para você usar como artifício como você quer. O problema é a performance que se espera de uma feminilidade. É dançar a dança do que se espera de uma mulher. Vanessa Rozan
Usar uma grande quantidade de maquiagem é o pré-requisito para o desafio da nova trend. Nos vídeos, é comum o uso de várias camadas de blush, base, corretivo, iluminador, cílios postiços e batom. O roteiro lembra a onda da chamada "make reboco", popular no Brasil nos anos 2000, diz Vanessa.
"Quando as primeiras blogueiras de maquiagem surgiram no YouTube, como Bruna Tavares e Mari Maria, existia um tipo de maquiagem que chamava make reboco, marcada por cílios gigantes, contorno escuro, muita base, sobrancelha marcada, côncavo marcado, muitos produtos e muita quantidade de produto", relembra a maquiadora.
Enquanto algumas dessas maquiadoras se mantêm fiéis a uma maquiagem mais pigmentada, outras mudaram completamente o estilo de maquiagem, adotando a tendência vigente de uma make mais cremosa e translúcida.
"Quando eu acho que a gente está caminhando a passos largos pra esse lugar de belezas mais plurais, uma maquiagem que pode ser mais translúcida, que não precisa apagar tudo e começar do zero, como se o que você tivesse embaixo fosse uma bosta, vejo essa trend", critica a maquiadora.
Não querer ser você mesma é um problema sério. O negócio é gastar menos em blush e investir mais em terapia, que também é beleza. Vanessa Rozan
Para Vanessa, a aparência de algumas adolescentes que reproduziram a trend imita rostos gerados por inteligência artificial: "Parece que a inteligência artificial criou o que seria a imagem da mulher fatal".
No Lab da Beleza, a expert Vanessa Rozan testa produtos, trends e dupes que viralizaram nas redes, pra você nunca mais cair em cilada. Os episódios são disponibilizados às terças e sábados, às 10h30, nas redes sociais de Universa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.