Marcelo Rubens Paiva conta que é muito legal estar famoso, mas é cansativo
Ler resumo da notícia
Em alta na imprensa graças ao filme "Ainda Estou Aqui", que por sua vez é baseado no livro escrito por ele, Marcelo Rubens Paiva recebe os holofotes com sentimentos conflitantes. "É legal, mas é complicado", conta o escritor no programa "Maria vai com os Outros", do Canal UOL.
Parece blasé dizer que eu estou cansado de ser famoso. Mentira, é o máximo, é muito legal, mas é muito cansativo ter que responder... Antigamente tinham três, quatro jornais. Agora tem site, tem influencer, tem podcast, tem tudo. Marcelo Rubens Paiva
Não é a primeira vez que Marcelo Rubens Paiva se depara com a fama em nível nacional - e agora internacional - por um dos seus livros. Em "Feliz Ano Velho", seu primeiro livro, lançado em 1982, o escritor conta como perdeu os movimentos do corpo aos 20 anos após um acidente - e quais mudanças aconteceram na sua vida a partir disso.
O que eu sempre gostei mais na minha vida é ser o que eu sempre fui. Mesmo no auge do 'Feliz Ano Velho', eu continuei fazendo faculdade, continuava vendo os mesmo amigos, os mesmos bares, as mesmas baladas. Não me importava muito com o brilho, com o mundo das bolhas. Marcelo Rubens Paiva
A torcida por "Ainda Estou Aqui" no Oscar virou uma espécie de febre nacional. Se a atenção pública aumentar, Marcelo quer manter as pequenas coisas da vida. "O que eu gosto mesmo é de pegar o ônibus, pegar o metrô, ir à padoca", diz. No próximo domingo, o filme concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme Internacional na premiação do Oscar.
Paternidade aos 50 é foco do novo livro
Pai de dois meninos — Sebastião, de 8 anos, e Joaquim, de 10 —, Marcelo Rubens Paiva conheceu a paternidade após os 50 anos. Como outras experiências na vida do escritor, ser pai é como um novo capítulo da vida: "Renascer aos 50 anos", diz.
Autor de diferentes histórias que conversam com a sua vida pessoal, como nos livros "Feliz Ano Velho" e ainda "Ainda Estou Aqui", Marcelo escreveu um novo livro, com previsão de lançamento para junho, sobre o impacto de criar e ver o crescimento de dois meninos. A obra já tem nome: "Um Novo Agora".
Apegado às crianças, o escritor revela um receio com o distanciamento natural dos filhos na pré-adolescência. "Estou odiando imaginar que eu não sou a coisa mais importante na vida dos meus filhos".
Pai e mãe são assim, querem que tudo dê certo, mas não vai dar certo. A gente vai errar, eles vão ter queixas, mas a gente quer que tudo dê certo. Marcelo Rubens Paiva
Minha mãe merecia ser domínio público
Um dos cinco filhos de Rubens Paiva, deputado federal desaparecido durante a ditadura e morto pelo estado brasileiro, Marcelo passou parte da sua vida acreditando que o herói da filha era seu pai.
O escritor levou mais tempo para entender o papel que sua mãe, Eunice Paiva, protagonista do seu livro "Ainda Estou Aqui", teve para além da família, mas também na vida pública no país. No livro, ele narra como Eunice Paiva travou uma saga em busca de Rubens Paiva após seu desaparecimento. No filme homônimo, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva.
Sobre a imagem pública que Eunice ganhou com o sucesso dessas obras - e a campanha internacional do filme, com Fernanda Torres e Walter Salles - Marcelo, questionado sobre o reconhecimento público que sua mãe ganhou, não tem dúvidas: "Merecia".
Maria vai com os Outros no UOL
Novos episódios da terceira temporada de "Maria Vai com os Outros" estreiam às sextas, às 20h30, na TV e no YouTube de Universa. Assista ao episódio completo com Marcelo Rubens Paiva no topo da página.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.