'Cansada de marido que não assume tarefas domésticas; o que fazer?'

A sobrecarga feminina é o tema do Metendo a Colher desta semana. Uma seguidora de Universa afirmou que está "cansada de marido que não assume sua parte nas tarefas domésticas". Não é a única: "São muitas as mensagens assim", diz Cris Fibe.

No Brasil, só em 2022, mulheres dedicaram 9,6 horas a mais do que homens em tarefas domésticas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A gente está cansada de trabalhar pelos homens dentro de casa, porque não basta a gente cuidar da gente, dos filhos, às vezes dos pais e das mães: a gente tem que cuidar também dos machos altamente capacitados para cuidar de si próprios, porém que não foram ensinados a cuidar nem de si, nem da casa, e muito menos dos outros. Cris Fibe

Para a colunista, "a má notícia é que dificilmente ele irá mudar". Ela propõe uma estratégia para incentivar mudanças: organizar as atividades em uma planilha e dividir as responsabilidades como se fosse no ambiente de trabalho.

"Vai de planilha, tenta dividir as tarefas, como se fosse um escritório, para ver se entra o recado na cabeça".

Toda semana, a jornalista Cris Fibe tira dúvidas sobre violência contra a mulher no quadro "Metendo a Colher", publicado nas redes sociais de Universa.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.