Botox e terapia pós-Ozempic em alta: o que mais bomba na área de estética?

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2024 foi um ano importante para o mercado de dermatologia e procedimentos estéticos —com ainda mais potencial de crescimento em 2025. É o que mostra um levantamento apresentado no Imcas 2025, o Congresso Internacional de Dermatologia, Cirurgia Estética e Plástica, no final de janeiro, em Paris.
Mercado em crescimento
85% das pessoas planejam manter ou aumentar os gastos com procedimentos estéticos neste ano. O estudo, feito com 5.000 participantes de 10 grandes mercados, incluindo Brasil, China e Estados Unidos, foi realizado em conjunto com a empresa de consultoria Boston Consulting Group.
O ano de 2024 teve crescimento de 8% nos mercados de dermatologia, cirurgia e medicina estética. O setor deve crescer 7% ao ano entre 2024 e 2029, passando de um mercado de 21,7 bilhões de libras (aproximadamente R$ 155 bilhões) para 30,2 bilhões de libras (R$ 216 bilhões).

Pós-Ozempic e botox em alta: os achados do estudo
Injeções continuam a dominar o setor. Toxinas botulínicas (botox), ácido hialurônico e outros procedimentos do tipo representam 46% do mercado global, com um valor estimado de 10 bilhões de libras (aproximadamente R$ 72 bilhões) em 2024.
Procedimentos após perda de peso impulsionam o setor. Tratamentos com Ozempic e Wegovy, que têm como princípio ativo a semaglutida (substância que simula a ação de um hormônio que inibe a fome e regula o nível de açúcar no sangue), causam rápida perda de peso. Com isso, pacientes procuram procedimentos, como "resurfacing" (rejuvenescimento) da pele, injeções faciais e contorno corporal para melhorar a aparência do rosto e do corpo após o emagrecimento.
Nos Estados Unidos, 70% dos profissionais de saúde oferecem tratamentos. Está aumentando a procura por procedimentos de redução de gordura e contorno corporal. No entanto, técnicas precisam ser observadas ao longo do tempo devido aos efeitos a longo prazo das medicações.
Tratamentos combinados são uma tendência. A mistura de procedimentos estéticos foi citada por quase 60% dos entrevistados. Segundo eles, a combinação é capaz de otimizar os resultados.
Técnicas de "microdermoabrasão" (peelings de cristal ou diamante) ou "hidrodermoabrasão" (por exemplo, Hydrafacial) aparecem como novas promessas. Já os implantes mamários, que dependem de um procedimento invasivo, surgem com o menor nível de crescimento, de 4%.
América do Norte segue líder no mercado
Região representa 45% do mercado. A América do Norte domina mais especificamente os segmentos de toxina botulínica, o botox, com 60% da demanda global. Os dados são da Cetas Healthcare com a DGR Clarivate, em estudo publicado em 2024.
A Europa mostra potencial de crescimento com uso de injetáveis com ácido hialurônico. As regiões Ásia-Pacífico e Europa representam, cada uma, 20% do setor.

América Latina e o Oriente Médio respondem por 9% e 3%, respectivamente. Os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, impulsionados pelo turismo médico, estão mostrando um crescimento notável.
Índia e Argentina aparecem em destaque. Países surgem como mercados promissores graças à crescente aceitação de procedimentos estéticos.
Perfis de consumidores
O comportamento do paciente e do consumidor varia muito, desde os cautelosos que só fazem uma vez —particularmente na França e no Japão— até aqueles que estão mais acostumados e inclinados a tratamentos estéticos. Veja abaixo os perfis divulgados no congresso.
Os quatro primeiros são consumidores regulares que fazem dois ou mais tratamentos estéticos médicos por ano.
"Beauty Routiner". Grupo de adeptos da "rotina de beleza": são consumidores mais velhos, geralmente da geração X (nascidos de 1965 a 1980) e baby boomers (nascidos antes de 1965). Eles fazem tratamentos contínuos para reduzir marcas de envelhecimento, principalmente por meio de recomendações profissionais. Os procedimentos mais comuns são preenchimentos e botox.
"Reluctant Ager". Os "relutantes do envelhecimento" são mais jovens, da geração Z (1997 - 2012) e millennials (1981 - 1996), que vivem em cidades grandes. Eles se inspiram em celebridades e mídias sociais e priorizam resultados com tratamentos como preenchimentos, dispositivos baseados em energia —como depilação a laser, rejuvenescimento e "resurfacing" da pele e contorno corporal—, entre outros.

"Glam extrovertido". Grupo de millenials de alta renda e moradores urbanos que acompanham as tendências de beleza e passam por procedimentos frequentes, geralmente antes de eventos sociais. Eles são influenciados pelas tendências de mídia social e priorizam tratamentos seguros, principalmente procedimentos que usam dispositivos baseados em energia, botox e outros injetáveis.
"Caçador de ofertas". Este grupo inclui todas as gerações e é o mais fortemente influenciado pelo preço. Eles buscam tratamentos, promoções e descontos econômicos. Sua principal necessidade funcional é a conveniência.
Existem também dois grupos que fazem até um procedimento ao ano ou nenhum:
"One-Timer". São consumidores que se limitam a um único procedimento. Esse grupo geralmente faz depilação a laser (com uma concentração maior de homens) e usam neurotoxinas (botox). A principal barreira que impede que eles tentem novos procedimentos é a falta de convicção sobre a necessidade do tratamento —especialmente para injetáveis.
"Catalisador do crescimento". Grupo que pretende explorar a estética médica no futuro. É uma mistura diversificada de gerações, mas especialmente jovens e estudantes. O procedimento de entrada mais comum é a depilação a laser, com o botox sendo popular entre as gerações mais velhas. As principais barreiras para esse grupo são preço, falta de conhecimento e preocupações com a segurança.
* A jornalista viajou a convite da Merz Aesthetics.
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