Como alinhar a educação de um filho de cinco anos com pai muito permissivo?
Como alinhar a educação de um filho de cinco anos de idade com um pai que é "permissivo demais"? Essa é a dúvida enviada por uma seguidora de Universa para o "Metendo a Colher" desta segunda-feira (9/9). O comportamento paterno nessa situação é uma construção cultural, mas um caminho para tentar mudá-lo é o diálogo, analisa a colunista Cris Fibe.
"Muitos pais deixam as partes chatas da educação com as mães, que às vezes viram as bruxas, as chatas. É muito comum ter esse desequilíbrio entre pai e mãe dentro de casa, isso é uma construção cultural, e a gente só muda mesmo conversando isso", diz ela. "2024 a gente está tendo que educar macho. Difícil, né?"
Quando a criança estiver mais velha, também é importante conversar com ela sobre essas desigualdades, aconselha Cris: "Eu apontaria também pra criança, não aos 5 anos, mas mais pra frente, essa dificuldade, as desigualdades, os pesos de cada papel".
Educação, socialização de gênero, acho sempre bom expor pras crianças as diferenças, porque as crianças são muito porosas, elas entendem, elas não chegam prontas no mundo para ver desigualdade. Primeiro, a gente é igual, depois, a sociedade cria as diferenças. Cris Fibe
Toda segunda-feira, a jornalista Cris Fibe tira dúvidas sobre violência contra a mulher no quadro "Metendo a Colher", publicado nas redes sociais de Universa.
Deixe seu comentário