Nando Reis acha suas músicas esquisitas: 'São 30 de 500 que funcionam'

Um cara tímido, que canta pelos palcos como forma de vida, Nando Reis, 60, usa a voz como um instrumento para realizar o seu maior prazer na música: compor.

No Maria vai com os Outros, programa do Canal UOL, ele diz que além de gostar de escrever o que canta, em meios aos sucessos, as canções mais estranhas estão entre as suas músicas preferidas.

As pessoas falam. Ah, o Nando Reis fez Segundo Sol, Relicário, All Star, pensa bem? Relicário é bem esquisito. Segundo sol é bem esquisito. É uma canção belíssima, funcionou, mas estamos falando de 30 músicas de um repertório de 500. As outras 470 são bem estranhas. E no meio delas estão as que eu mais gostoNando Reis, cantor e compositor

Ele, que se define como um trabalhador brasileiro da música, compõe canções tão particulares e esquisitas, que são musicas feitas como molduras que funcionam da melhor maneira quando estão na sua voz.

Tem coisas que eu faço que só eu posso cantar. Então, eu vou cantar, porque eu pego o jeito e é o meu ganha-pão.Nando Reis, cantor e compositor

A dualidade é um ponto constante na vida de Nando Reis. Ele vive nos palcos, mas antes do público, prefere a intimidade da composição. Canta para viver, mas tem dificuldades para aceitar a própria voz, apesar das décadas de carreira. "O processo de gravação, especialmente quando eu vou gravar a voz, é um sofrimento atroz, porque eu tenho o maior grilo".

No segundo semestre deste ano, Nando Reis lança mais um capítulo da sua maior paixão na música. Seu próximo disco, "Uma estrela misteriosa", terá 30 músicas, 26 delas inéditas, em quantidade e forma pouco comuns na indústria fonográfica atual.

Nando criou as músicas de forma livre, mas essa independência tem um custo que ele paga trabalhando nos palcos do país com mais de 100 shows por ano.

É o dinheiro dessas apresentações que banca uma estrutura cara para que Nando possa compor, gravar e compartilhar suas músicas com o mundo. "Eu trabalho muito para ter esses prazeres [...] Na contramão total":

Claro que eu quero que dessas 30 músicas, 20 virem hits. Óbvio que isso não vai acontecer. Se uma virar hit, vai ser maravilhoso. E, por outro lado, é maravilhoso não ter qualquer controle sobre isso. Essa ideia de que você vai fazer algo que vai dar certo é uma falácia Nando Reis, cantor e compositor

Continua após a publicidade

Maria Vai com os Outros" em Universa UOL

Novos episódios da segunda temporada de "Maria Vai com os Outros" entram na programação do Canal UOL toda quinta-feira. O episódio completo com Nando Reis fica disponível a partir das 17 horas no Youtube de Universa.

Deixe seu comentário

Só para assinantes