Topo

Pugliesi não dá banho no filho recém-nascido em hospital; entenda o vérnix

Gabriela Pugliesi e seu filho Lion - Divulgação/ Instagram
Gabriela Pugliesi e seu filho Lion Imagem: Divulgação/ Instagram

Rebecca Vettore

Colaboração para Universa, de São Paulo

08/11/2022 19h10

Gabriela Pugliesi anunciou o nascimento do primogênito, Lion, por meio das redes sociais, na última semana. A gravidez, muito desejada pela influenciadora, foi anunciada em maio deste ano.

Apesar de o nascimento já ter chamado bastante a atenção, foi a declaração de Pugliesi sobre não dar banho em seu recém-nascido no hospital que chocou a internet.

"Banho só vou dar em casa por opção, porque o vérnix, que eles saem lambuzados do parto, é super nutritivo para pele e eles nascem com um cheiro maravilhoso", escreveu Gabriela nos stories do Instagram.

Apesar de incomum, a prática é incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A orientação orienta aguardar 24 horas para dar o primeiro banho no bebê. Caso não seja possível, o intervalo mínimo indicado é de 6 horas.

"Além de o banho interromper desnecessariamente a amamentação e o contato pele a pele da mãe com o recém-nascido, ainda pode aumentar o risco de hipotermia, desconforto respiratório no bebê e tirar o vérnix caseoso antes da hora", disse Norma Mejias Quinteiro, enfermeira especialista em neonatologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e mestre em saúde materna e perinatal.

Norma conta que o vérnix, que é composto por água, lipídios e proteínas, começa a ser produzido no 3º trimestre de gestação pelas glândulas sebáceas do feto. Ele tem a função de formar uma capa protetora na pele imatura do bebê, protegendo-a do líquido amniótico e permitindo seu fortalecimento.

"Com o avanço da gravidez, a substância vai se desprendendo aos poucos da pele e sendo diluída no líquido amniótico. Por isso, bebês que nascem entre 36 e 39 semanas têm mais chance de nascer com maior quantidade de vérnix, enquanto bebês muito prematuros ou nascidos após 40 semanas (quando a substância está mais diluída) costumam apresentar pouca ou nenhuma presença de vérnix", diz Norma.

O creme esbranquiçado não deve ser retirado logo após o nascimento porque lubrifica e hidrata a pele, ainda ajuda na regulação de temperatura do bebê, na diminuição de descamação e risco de infecção bacteriana. Com uma textura parecida com a do queijo ou da cera, o vérnix geralmente fica concentrado na região das dobras, áreas de atrito onde a proteção é muito bem-vinda. Essa camada desgruda sozinha e também absorvida pela pele espontaneamente.

Por isso, quando for dar banho, a especialista recomenda:

  • Que os pais não esfreguem a pele do bebê e nem tentem retirar a substância;
  • Banho de imersão é o mais indicado, pois promove menor perda de calor;
  • O banho deve durar de 5 a 10 minutos, com a temperatura da água entre 37°C e 37,5°C, sendo sempre cuidadosamente medida;
  • Para manter a estabilidade térmica e reduzir o possível estresse do momento, dê o banho com o recém nascido enrolado em uma fralda de pano;
  • Durante a imersão na água, desenrolando-o lentamente para realizar a higiene;
  • Logo após o banho, a pele deve ser gentilmente seca com uma toalha macia e limpa.

Existe apenas uma situação em que o banho é indicado para ser feito de forma rápida. "Com o mãe com diagnóstico de HIV, é indicado um banho imediatamente após o nascimento. Nestes casos, o problema não é exatamente a manutenção do vérnix, mas o risco da infecção associada à presença de sangue junto à pele do bebê", explica Celso Moura Rebello, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SPSP (Sociedade de Pediatria de São Paulo).