Jolie, Rihanna e mais: as estrelas que denunciaram parceiros por agressão

Angelina Jolie fez nova denúncia de violência doméstica contra Brad Pitt - Foto/Getty Images
Angelina Jolie fez nova denúncia de violência doméstica contra Brad Pitt Imagem: Foto/Getty Images

06/10/2022 11h55

Na terça-feira (4), a atriz Angelina Jolie apresentou uma denúncia de violência doméstica na Justiça americana. Segundo a atriz, ela foi agredida pelo então marido, Brad Pitt, em 2016. A queixa de Angelina descreve um episódio durante um voo de avião particular em setembro de 2016 no qual Pitt teria agarrado sua cabeça, a agredido verbalmente e jogado bebida na família.

Mesmo com o risco de exposição por ser uma pessoa pública, Angelina decidiu levar o caso à Justiça para buscar direitos. Como ela, outras estrelas mundiais do cinema, da TV e da música também decidiram levar seus relatos para frente. Confira:

Rihanna

A cantora Rihanna era namorada do rapper Chris Brown quando, em 2008, ele a agrediu. Ela o denunciou, e fotos da cantora com o rosto todo machucado foram expostas na mídia.

Na época, o cantor foi condenado a cumprir trabalho comunitário mas, como violou sua condicional, ficou 131 dias na cadeia.

Evan Rachel Wood

Estrela de séries de sucesso como "True Blood" e "Westworld", a atriz Evan Rachel Wood denunciou, no início de 2021, o cantor Marilyn Manson, com quem foi casada entre 2007 a 2010, por violência doméstica. Uma das acusações foi a de abuso sexual. Depois dela, outras quatro mulheres disseram também ter sido vítimas de abusos dele.

Manson passou a ser investigado polícia de Los Angeles em fevereiro de 2021 e, na sequência, processo Evan por difamação.

Halle Berry

Halle Berry tem traumas de família, desde sua infância, que costuma revelar em suas entrevistas. A mãe era espancada, e a atriz também foi vítima de violência durante um relacionamento. Em 1996, um ex-namorado da atriz a agrediu, e ela teve o tímpano perfurado.

Hoje, Halle é voluntária em um programa para ajudar vítimas de violência doméstica.

Como denunciar violência doméstica

Se você está sofrendo violência doméstica, seja ela física ou psicológica, ou conhece alguém que esteja passando por isso, pode ligar para o número 180, a Central de Atendimento à Mulher. Funciona em todo o país e no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo Whatsapp no número (61) 99656-5008.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o número 190 e pedir ajuda à Polícia Militar.

Outra sugestão, caso tenha receio em procurar as autoridades policiais, é ir até um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da sua cidade. Em alguns deles, há núcleos específicos para identificar que tipo de ajuda a mulher agredida pelo marido precisa, se é psicológica ou financeira, por exemplo, e dar o encaminhamento necessário.

Para denunciar formalmente, procure a delegacia próxima de sua casa, de preferência especializada no atendimento a mulheres, ou então faça o boletim de ocorrência eletrônico, pela internet.

É possível, ainda, realizar denúncias de violência contra a mulher pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos.