Topo

Apaixonada por broches, rainha tinha presente do Brasil como joia favorita

Getty Images
Imagem: Getty Images

Ana Claudia Paixão

Colaboração para Universa, em São Paulo

09/09/2022 04h00

Ao longo de seus 70 anos de reinado e 96 de vida, Elizabeth 2ª raramente foi vista publicamente sem estar com algumas peças em seu guarda-roupa. A bolsa Launer, um chapéu ou lenço, um sobretudo ou vestido reto e seu colar de três voltas de pérolas e broches... sempre algum broche.

A peça, que nos primórdios tinha aspecto funcional de prender tecidos, passou a ter status fashion na época bizantina, mas nos últimos 50 anos perdeu sua popularidade. Quer dizer, tente dizer isso para a rainha, que não saía do castelo sem um. Não que tenha problema de opções, sua coleção particular - que exclui as Joias da Coroa - tem nada menos do que 98 peças diferentes, entre herança de parentes ou presentes.

A coleção de joias da rainha Elizabeth 2ª é uma das mais ricas e valiosas da história, incluindo as peças que são da Coroa e as pessoais. Para saber quais são quais, geralmente se fazia assim: na abertura anual do Parlamento ou em coroações, eram as "Joias da Coroa". Em ocasiões formais ou informais, Elizabeth 2ª usava peças de sua coleção pessoal.

Estima-se mais de 300 itens, incluindo broches (quase 100), colares, pulseiras, brincos, anéis, relógios e pingentes. Muitos deles foram presentes, assim como um conjunto conhecido como um dos favoritos da rainha, que veio do governo brasileiro: um conjunto de diamantes e pedras preciosas água-marinhas, que está em sua coleção desde 1953, quando o governo brasileiro a presenteou com um colar e brincos por ocasião de sua coroação.

A peça original foi entregue pelo marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, que representou o Brasil na cerimônia de coroação e a presenteou em nome do então presidente, Getúlio Vargas. Cinco anos depois, quando visitou o país pela primeira vez, foi a vez do presidente Juscelino Kubitschek acrescentar novas peças ao conjunto feito de águas-marinhas extraídas do alto da Pedra da Onça, em Itarana, na região centro-serrana do Espírito Santo.

Rainha Elizabeth 2ª ao lado do Lula em 2016 usando joias que foram presente do Brasil  - WireImage - WireImage
Rainha Elizabeth 2ª ao lado do Lula em 2016 usando joias que foram presente do Brasil
Imagem: WireImage

Em sua única visita ao Brasil, em 1968, coube ao presidente Artur Costa e Silva voltar a presenteá-la com novas peças. A essa altura, Elizabeth remodelou algumas das peças, encomendou uma tiara nova especialmente para combinar com o conjunto. São mais de 10 águas-marinhas de 120 quilates e 647 brilhantes. A tiara já foi citada como uma das mais belas da rainha em toda sua coleção. A tiara é uma das mais altas e reconhecidas da coleção da Coroa, e Elizabeth 2ª as usou inclusive quando recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Londres.

A última vez em que a soberana foi vista com o conjunto foi em 2011, durante sua visita à Austrália. Foram pelo menos 58 anos de uso constante, o que reforça a tese do favoritismo.

Os broches da rainha

Os broches da rainha: Saphire - 	Getty Images - 	Getty Images
Os broches da rainha: Saphire
Imagem: Getty Images

Mas, se formos falar de preferências, jamais poderíamos deixar de lembrar que Elizabeth 2ª era uma adepta apaixonada dos broches, selecionando cada um que usava em suas aparições públicas com mensagens subliminares.

A paixão de Elizabeth 2ª por broches criou uma comunidade de especialistas que acompanham e "traduzem" mensagens ocultas que ela passa quando escolhe os modelos, com cada um tendo sua história mapeada por especialistas.

Por exemplo, em sua última aparição pública, estava usando o sapphire chrysanthemum brooch, a peça que elegia quando estava com tons azuis ou pasteis. Foi com ele que recebeu a primeira-ministra, Liz Truss. A nova primeira-ministra do Reino Unido havia sido empossada na terça-feira (6) pela rainha, em um castelo da família real da Escócia.

Em 2021, Elizabeth estava com esse broche em sua mensagem oficial para o Commonwealth e dizia-se que ela estava com ele em homenagem ao marido, Príncipe Philip, que a presenteou com a joia em 1946. Imitando outro broche que ela adorava, o Albert Brooch, com design em flor e que foi um presente de casamento. Imediatamente, virou um de seus favoritos, e ela o usava em cerimônias oficiais e familiares. Estava com ele quando saiu em lua de mel, assim como estava com ele na foto oficial de família, na época do nascimento da Princesa Anne. Para os românticos, fica ainda a referência que a Rainha repetiu a peça em todas as sua aparições após a morte do marido: lealdade e constância.

Os broches da rainha: True Lovers Brooch - 	Getty Images - 	Getty Images
Os broches da rainha: True Lovers Brooch
Imagem: Getty Images

Talvez o mais romântico deles seja o Prince Albert Brooch, ou o "broche do Príncipe Albert". O nome revela a origem. Foi um presente do príncipe consorte para sua futura esposa, rainha Vitória, que gostou tanto que o usou na cerimônia de casamento dos dois. É uma das joias mais marcantes da família real e foi usada por quatro rainhas desde então. Segundo especialistas, para Elizabeth 2ª, esse broche sempre significou continuidade, algo relevante para ela, que aprecia constância. Por isso, foi um dos mais usados em mensagens oficiais ao longo dos 70 anos de seu reinado.

E se temos dúvida do lado romântico da rainha, tem outro com história interessante, o True Lovers Brooch, o "broche do amor verdadeiro". Herdado de sua avó, a rainha Mary, é considerado uma das peças mais valiosas da coleção Real, tanto sentimentalmente como materialmente. Elizabeth 2ª o usou algumas cerimônias oficiais, mas ficou marcado por ter sido escolhido para completar seu look no casamento de sua irmã, Princesa Margaret, em 1960 e também no casamento de Príncipe William e Kate Middleton, em 2011.

Os broches da rainha: Richmond Royal - 	Getty Images - 	Getty Images
Os broches da rainha: Richmond Royal
Imagem: Getty Images

Ainda ligada ao marido, os especialistas sabiam que a rainha amava o Scarab Brooch, criado pelo designer Andrew Grima e que ganhou de presente de Philip. Feito de ouro, diamantes e rubis, foi o broche que ela usou na foto oficial de aniversário de platina do casamento dos dois, em 2017, e também foi a escolha para sua primeira aparição oficial após a morte do marido, a quem homenageou silenciosamente ao usá-lo.

Outra peça que chamou a atenção em 2021, durante o funeral do Príncipe Philip, foi o broche Richmond Royal, que também usou no casamento de Meghan Markle e Príncipe Harry, marcando sua ligação com o Castelo de Windsor.

O broche de diamante e pérolas, que pode ser usado como um pendante, fez parte da Tiara Lover's Knot, criada em 1913. Separada 19 anos depois, pela Rainha Mary, tem valor estimado em torno de mais de 81 mil dólares. Seu criador foi o joalheiro Paul Storr, cuja família se destacou no meio desde 1819, é considerada uma peça tipicamente vitoriana e foi um presente para Rainha Mary por ocasião de seu casamento com o Rei George V.

O broche, que era um dos favoritos da avó de Elizabeth 2ª, que o ganhou em 1953, e manteve sua preferência por ele.

Os broches da rainha: Ivy Leaf - Buckingham Palace via Getty Imag - Buckingham Palace via Getty Imag
Os broches da rainha: Ivy Leaf
Imagem: Buckingham Palace via Getty Imag

Em uma de suas últimas fotos oficiais em 2022, no dia em que completou 70 anos de reinado, Elizabeth 2ª fez uma homenagem à sua mãe. Ela escolheu o Greville Ivy Leaf Clips, que ganhou de presente da Rainha-mãe quando completou 21 anos.

O broche, feito pela Cartier nos anos 1930, foi um dos que a Rainha usou com frequência antes de ascender ao trono e estava usando justamente esses broches quando fez seu famoso discurso, no qual prometeu dedicar sua vida - curta ou longa - à Coroa. Ao usar o mesmo broche no dia do Jubileu de Platina, mais uma vez a soberana passou um recado: agradecendo aos pais que a ajudaram e aos súditos, ao qual se dedicou por sete décadas sem descanso.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A rainha esteve no Brasil apenas uma vez, e não três como foi dito