Topo

Amanda Klein sobre Bolsonaro: 'Fiz meu trabalho. Não vai me intimidar'

De Universa, de São Paulo

06/09/2022 15h20

A jornalista da Jovem Pan Amanda Klein foi atacada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que mencionou a vida pessoal da jornalista e a acusou de ser "leviana" durante entrevista ao vivo no canal da Jovem Pan, na manhã desta terça-feira (6).

Em entrevista exclusiva a Universa, a jornalista disse que ataques online são comuns, mas vindo de pessoas em cargos públicos, especialmente de tamanha importância foi a primeira vez. "Com uma autoridade com o cargo alto como o dele, nunca havia acontecido. Talvez eu já tenha recebido uma resposta ríspida de político, mas que eu me lembre, foi dentro das regras do jogo", disse. De todo jeito, Amanda sabe que não fez nada de errado. 'Fiz meu trabalho. [Ele] Não vai me intimidar', afirma.

Amanda havia questionado o presidente sobre a compra de imóveis em dinheiro vivo por ele e seus familiares. Na pergunta, Klein citou reportagem do UOL que mostrou que Bolsonaro e familiares negociaram 107 imóveis desde 1990, dos quais ao menos 51 foram adquiridos total ou parcialmente com uso de dinheiro em espécie. "Você é casada com uma pessoa que vota em mim. Não sei como é o teu convívio com ele na sua casa..." respondeu Bolsonaro.

Amanda é a quarta mulher jornalista vítimas de ataques ríspidos de Bolsonaro nas últimas duas semanas. Juliana dal Piva, colunista do UOL, advogada e comentarista Gabriela Prioli, da CNN, e a jornalista Vera Magalhães integram a lista. Por isso, Amanda afirma que esse tipo de reação do presidente não é novidade, visto que ele já teve as mesmas atitudes com outras jornalistas, e cita Vera Magalhães e Patrícia Campos Mello.

"Fiz um questionamento jornalístico que merecia uma resposta jornalística. Era uma pergunta que estava engasgada, que é de interesse público. Todos precisam saber a resposta, principalmente durante a eleição, época onde estamos firmando a convicção de votos. Era, inclusive, uma pergunta esperada", disse.

Para ela, a campanha de Bolsonaro precisava ter o preparado para esse tipo de questionamento. "Todos têm interesse em saber e ele deve explicações aos cidadãos brasileiros", completa.

A repercussão do debate é um desdobramento de ataques online, com os quais Amanda diz que não se intimida. "Só reforça mais meu compromisso com o jornalismo e o comprometimento com a minha missão". Ela afirma que nem olhou suas notificações em redes sociais hoje, mas que além de ataques também recebeu diversas mensagens de apoio por mensagem direta no WhatsApp.