Topo

"Quero salvar os nossos amores, nossas amigas e vizinhos", diz enfermeira

Magda Queiroga é finalista do Prêmio Inspiradoras 2022 - Julia Rodrigues/UOL
Magda Queiroga é finalista do Prêmio Inspiradoras 2022 Imagem: Julia Rodrigues/UOL

Colaboração para Universa

25/08/2022 04h00

Em um lugar como Pentecoste, cidade com 37 mil habitantes no interior do Ceará, é comum que muitas mulheres não tenham qualquer fonte de renda própria. "Muitas se casam e se tornam donas de casa, então dependem do marido ou da família", diz a enfermeira Magda Queiroga, 56. Assim, acabam negligenciando suas necessidades mais básicas, como a saúde. Constrangidas em pedir dinheiro para consultas, remédios ou procedimentos, por exemplo, ficam completamente dependentes do sistema público para fazer seus exames - principalmente os preventivos de câncer de mama e câncer no colo do útero. "E nem sempre o sistema consegue fazê-los em tempo hábil e oportuno para combater a doença", diz a especialista.

Convivendo diariamente com histórias assim, Magda se negou a ficar de braços cruzados. Finalista na categoria Representantes Avon do Prêmio Inspiradoras 2022, ela montou um consultório de enfermagem itinerante para oferecer exames preventivos para câncer de mama e colo do útero a moradoras de seis municípios do Ceará. Por semana, ela atende cerca de 50 mulheres, somando por volta de 800 pacientes desde que o trabalho começou, há cinco anos.

"Cansei de ver as mulheres morrendo por causa da demora do sistema público de saúde. Quero salvar as vidas dos nossos amores. Das nossas amigas, dos nossos vizinhos", diz em entrevista por telefone.

Além deste, a enfermeira mantém outro projeto: a Associação de Mulheres Empreendedoras de São Miguel da Luz, que promove ações para incentivar e fortalecer a autonomia financeira feminina. Atualmente, 85 mulheres são beneficiadas pela iniciativa.

Enfermeira - e vendedora - por vocação

Casada e mãe de três filhos, Magda gosta de gente, de conversar, estar em contato com o público. Isso fez com que ela fosse, por quarenta anos, uma ótima vendedora. "Vendia calcinha, camisola, o que eu tivesse na mão. Sempre gostei muito de empreender", conta a mulher nascida em Fortaleza, no Ceará. Com irmãos formados em medicina, não teve pressa em fazer uma faculdade. Se formou como enfermeira apenas aos 40 anos.

"Na realidade, queria ser farmacêutica, para abrir uma farmácia, mas não tinha na faculdade onde eu me formei", afirma. A enfermagem foi, por fim, o curso escolhido para agradar a mãe. "Ela queria que todos os filhos fossem doutores. Então me tornei enfermeira não só para atender o sonho dela, mas também para cuidar dela", diz Magda.

A profissão lhe caiu bem. Um bom enfermeiro não faz apenas os procedimentos, mas conversa, ouve a história de seus pacientes. Coisa que Magda gostava muito de fazer. "Porém, mesmo nos plantões, continuei sendo vendedora. Era conhecida como muambeira porque sempre estava vendendo alguma coisa", ri.

Depois de formada, foi contratada pelo Sistema Único de Saúde. Foi dentro dele que entrou em contato com a saúde feminina. Ela atuou em unidades móveis de mamografia, onde conhecia a história de mulheres que dependiam da saúde pública para fazer seus exames preventivos. "E via casos em que elas demoravam mais de um mês para obterem os resultados, o que fazia com que começassem o tratamento tardiamente. Diminuía as chances de cura", lamenta.

Magda também foi enfermeira auditora em municípios como Pentecoste. Ou seja, checava se os protocolos estavam sendo seguidos pelos profissionais do SUS. "E, novamente, percebi que muitas pacientes não eram atendidas em tempo hábil e oportuno por conta da burocracia", afirma. Em 2016, quando mudou a administração municipal da cidade, ficou desempregada.

A experiência e a frustração com o sistema público de saúde fizeram com que a enfermeira tivesse vontade de arregaçar as mangas e criar algo por conta própria. "Muitas histórias, muitas amigas que perdi por conta do câncer de mama, que é um curável se detectado precocemente", conta.

Atendimento itinerante

Foi no trabalho na central de regulação de Pentecoste que ela conheceu a fiscal da vigilância sanitária Rejane do Nascimento Pereira, 51. Amigas há pelo menos seis anos, elas sentiam a mesma vontade de evitar mortes ao popularizar exames preventivos. "Eu tinha o sonho de fazer o atendimento às mulheres com preços populares. Sentei com a Magda e, há três anos, decidimos começar o atendimento na minha própria casa", narra Rejane. Atualmente, o Projeto Salvar Vidas tem uma sala no centro da cidade onde Magda faz os exames preventivos todas as quintas-feiras.

Porém, além do consultório em Pentecoste em parceria com Rejane, a enfermeira também atende em Fortaleza, São Luiz do Curu, Beberibe e Pacajus às segundas, terças e quartas-feiras. E em Itapajé às quintas, sextas e aos sábados. "Eu faço parcerias com consultórios particulares e ONGs para que eu possa ter um espaço nesses municípios e, assim, fazer os atendimentos às mulheres."

O trabalho funciona assim: as pacientes ficam sabendo que Magda estará nas cidades por conta de espaços publicitários que lhe são doados por rádios e veículos locais. As pacientes que têm condições pagam pelo atendimento, mas 30% do valor é destinado para custear o material das mulheres que não conseguem fazer o pagamento. "Estas pacientes são encaminhadas a mim pelas ONGs parceiras e pelas pessoas que conheço nas cidades", explica a enfermeira. Ela atende, em média, 50 pacientes por semana.

Segundo Rejane, mais do que fazer os exames, Magda conhece, por conta do seu antigo trabalho como enfermeira auditora, como funciona o SUS. Com esta sabedoria, consegue agilizar alguns encaminhamentos de suas pacientes. "Sempre admirei a Magda pela disponibilidade e a humanidade dela. Se você trabalha com amor, consegue tudo, mesmo que muitas vezes alguém bata à porta de sua casa. A Magda é esse tipo de pessoa. Ela poderia fazer concurso, estar em outros lugares, mas se dispõe a trabalhar pelas mulheres", diz a fundadora do Projeto Salvar Vidas.

Autonomia financeira pela saúde

Em seu atendimento itinerante, Magda percebeu que havia um outro empecilho para a mulher fazer os exames preventivos: o constrangimento em pedir dinheiro para o marido. "Muitas não conseguiam pagar o atendimento porque não tinha uma fonte de renda ou a família não achava necessário", diz a enfermeira. E, assim, as suas habilidades como vendedora vieram a calhar. "Conversava com elas, entendia quais eram os seus talentos e dava ideias de como poderiam empreender e, assim, ter o próprio dinheirinho".

Foi por isso que sentiu a necessidade da criação da Associação de Mulheres Empreendedoras de São Miguel da Luz. O grupo tem 85 mulheres cadastradas e oferece cursos de capacitação, como corte e costura, artesanato, crochê e tricô. "Não temos mensalidade, custeamos tudo com doações e bazar".

A associação é uma outra forma de impedir que as mulheres morram por falta de atendimento. "Quando a mulher tem seu empreendimento, ela consegue pagar os próprios custos de saúde. Ela tem o dinheiro para salvar a sua própria vida. Não vai esperar, acuada, a resposta de quem tem o recurso financeiro para fazer seus exames periódicos", afirma Magda.

Por mais que trabalhe de segunda a sábado, a enfermeira gostaria de expandir os seus atendimentos itinerantes. "Meu sonho é ter uma unidade móvel para mamografia. Imagina só, eu correndo o Ceará todo fazendo os exames preventivos?", diz, chorando.

Sobre o Prêmio Inspiradoras

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e do Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. São 21 finalistas, divididas em sete categorias: Conscientização e acolhimento, Acesso à justiça, Inovação, Informação para a vida, Igualdade e autonomia, Influenciadoras, Representantes Avon. Para escolher suas favoritas, basta clicar na votação a seguir. Está difícil se decidir? Não tem problema: você pode votar quantas vezes quiser. Também vale fazer campanha, enviando este e os outros conteúdos da premiação para quem você quiser. Para saber mais detalhes sobre a votação, basta consultar o Regulamento.

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está nas seguintes causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.