Topo

Podcast

Sexoterapia


Silvia Ruiz: 'Menopausa precisa sair do armário e não encerra vida sexual'

Da Redação

15/08/2022 04h00

Em entrevista ao podcast Sexoterapia, a jornalista e colunista de VivaBem Silvia Ruiz falou sobre desejo e vida sexual na menopausa. Ela conta que não esperou chegar nessa fase, quando a libido das mulheres tende a diminuir, para começar a se preocupar com a sua sexualidade e com o seu relacionamento.

"Como eu já tive a experiência de acabar com a minha libido num casamento anterior, tinha isso em mente antes dos meus primeiros sintomas. Não precisa esperar chegar a menopausa para o seu casamento ir para o saco, se você não cuidar". (veja no vídeo a partir do minuto 18:00)

E cuidar, para ela, significa compartilhar com o companheiro todas as questões que costumam atrapalhar a vida sexual das mulheres durante a menopausa, além de não ficar esperando o desejo surgir do nada, o que vai ficando cada vez mais raro com a idade. "A gente teve essa clareza de que tínhamos que criar e cultivar esse ambiente". (veja no vídeo a partir do minuto 18:56)

Ana Canosa ressalta que prestar atenção aos sinais que o corpo vai dando quando a menopausa se aproxima e se informar sobre eles é importante para entender as mudanças e explicá-las ao parceiro.

"É fundamental chegar para a parceria e dizer: 'olha, vou entrar na menopausa, estão acontecendo algumas coisas esquisitas no meu corpo'". (veja no vídeo a partir do minuto 21:08). E que essas 'coisas esquisitas' podem ter um impacto na vida sexual do casal.

A sexóloga lembra ainda que os homens não passam por essa mudanças hormonais e, historicamente, nunca se interessaram em saber sobre essa fase feminina. E que para isso mudar, é necessário haver comunicação. "É preciso criar uma outra linguagem, e que eles sejam tão empáticos como nós tendemos a ser quando eles têm problemas de ereção, por exemplo". (veja a partir do minuto 22:39)

Menopausa fora do armário

Além da experiência própria de quem vive essa fase, Silvia também compartilhou histórias que recebe de leitoras de seu blog, Ageless, no qual fala sobre vida saudável e beleza para mulheres com mais de 45 anos.

Ela diz que o tema menopausa ainda é um tabu, motivo pelo qual ela começou a escrever sobre o assunto. "Ninguém fala muito. Você não conversa com a sua mãe, com a sua amiga, porque é meio vergonhoso. A menopausa precisa sair do armário". (veja no vídeo a partir do minuto 23:58)

A jornalista ressalta a importância de se informar sobre o tema para que as mulheres na menopausa possam ter uma vida sexual satisfatória, ainda que existam obstáculos no caminho, como a secura vaginal. Nada que um lubrificante não resolva, lembra ela. "Também tem laser, cremes vaginais, tem um monte de coisa, mas se você não fala sobre assunto, você nem sabe que tem um problema", conclui. (veja no vídeo a partir do minuto 25:16)

Sexoterapia é o espaço criado por UOL/Universa para falar de sexo e relacionamento. Você pode conferir o programa em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music. No Youtube de Universa, o programa também está disponível em vídeo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Silvia Ruiz: 'Menopausa precisa sair do armário e não encerra vida sexual' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Sexoterapia