Topo

'Abusivo e tóxico': psicólogas analisam ameças de Kanye West a ex de Kim

Kim Kardashian está passando por um divórcio delicado  - Reprodução/Instagram
Kim Kardashian está passando por um divórcio delicado Imagem: Reprodução/Instagram

11/08/2022 16h10

Após a imprensa anunciar o fim do relacionamento de Kim Kardashian e Pete Davidson, o ex da empresária, o rapper Kanye West publicou post em suas redes sociais em tom de ameaça ao humorista: no Instagram do músico, a imagem do perfil aparece em preto e tem apenas uma publicação: uma simulação da manchete do jornal "The New York Times" com a frase "Skete Davidson dead at age 28", algo como "Esquete Davidson, morto aos 28 anos".

Kim Kardashian terminou seu casamento de sete anos com o cantor Kanye West em janeiro de 2021. E mesmo o rapper tendo vivido outras relações no período, assim como a empresária, ele não a deixa em paz. A obsessão foi desde posts nas redes sociais a compra de uma casa do outro lado da rua de Kim.

Segundo a psicóloga e psicanalista do Meniá Centro de Prevenção, Gabriela Malzyner, o comportamento do Kanye é preocupante pois ele demonstra um sentimento de posse. "Essa ideia que está subjacente à relação, de que um é posso do outro, como, por exemplo, quando ele afirma que Kim ainda é sua esposa, é abusivo. Isso mostra que ele desconsidera que o relacionamento precisa de um acordo e que a mulher também precisa topar essa relação", diz.

No comportamento de homens abusivos, segundo a especialista, há um elemento central, que é a desapropriação do outro dele mesmo. "Nesse caso, a parceria costuma dizer que você não é dona de si, que ele te conhece mais do você mesma. A faz duvidar de suas próprias percepções", diz Gabriela.

"O que antes era cuidado, passa a ser controle", diz psicóloga

Para a psicóloga especializada em família Carla Guth, muito do comportamento tóxico de Kanye já devia acontecer durante o relacionamento, mas disfarçado de cuidado.

"Não é que ela não era perceptiva. Ela viu o que era possível quando estava amando e vivendo essa relação a dois. Só quando a ligação se rompe que os comportamentos passam a ter outro nome e sensações", explica a especialista. O que antes era cuidado, passa a ser controle. O que poderia ser fofo, se torna ciúmes.

Tudo depende do ângulo que você está enxergando o viver naquele momento. Por exemplo, a primeira vez que Kanye escolheu o que Kim ia vestir pode ter sido legal, mas depois de um tempo, o fato de ele tentar determinar os looks a incomodou. Tanto que ela chegou a reclamar que o marido queria ser seu stylist.

Em algumas passagens da série sobre sua família, "Keep it up with the Kardashians", Kim chegou a relatar para irmãs comportamentos tóxicos e abusivos do ex-marido. Como, por exemplo, dizer que sua carreira ia acabar após uma escolha de roupa para um evento.

"Quando temos um rompimento, nos desapontamos com o outro. Isso nos coloca em uma situação de alívio. Porque, com o afastamento é possível se questionar como você chegou a se apaixonar por alguém que se comporta daquela forma", diz Carla.

Impacto nos filhos

Apesar de ter dito publicamente que o cantor era um pai exemplar para seus quatro filhos, até mesmo a relação com eles entrou na batalha durante o divórcio. Ele alega que Kim não o deixava brincar com as crianças sem um segurança e que não foi convidado para a festa de aniversário dos pequenos.

O rapper chegou a postar que nunca via os filhos e Kim respondeu a publicação pedindo para que ele "por favor, parasse com as mentiras", pois ele estava com as crianças naquela manhã e até as levou para a escola.

Crianças envolvidas nesse tipo de briga do casal podem sofrer danos. No olhar delas, ambos seguem sendo seus pais. "Nós não sabemos o que elas estão sentindo. E muitas vezes eles ficam tentando evitar brigas para que a se tenha harmonia. É bastante tóxico", diz Carla.

Segundo a especialista, é importante lembrar que eles não têm nada a ver com a separação. "É necessário maturidade para entender a diferença do que é briga e do que é ser pai e mãe", diz a especialista.