Topo

TikToker mostra DIU que saiu junto com O.B.; acidente é incomum, diz médica

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

09/08/2022 16h08

Um vídeo em que uma jovem relata que puxou seu DIU sem querer ao tentar retirar um absorvente interno, viralizou nesta semana no TikTok —nele, ela mostra o DIU já fora de seu corpo, em um papel higiênico. Mas o risco disso acontecer, no entanto, é baixíssimo.

A ginecologista Larissa Flosi explica que não há contraindicação em usar o absorvente interno para quem tem DIU. Segundo ela, as chances de um DIU se deslocar dentro do útero é de cerca de 5%; menor ainda é a possibilidade de puxar a cordinha do DIU sem querer, como no vídeo.

"Existe um pequeno risco de o DIU se deslocar dentro do útero, e isso é mais comum no primeiro mês após a colocação. Mas nada alarmante. Se a gente pensar em todo o comprimento da vagina, que tem entre 7 e 9 centímetros, é muito difícil que a pessoa puxe o DIU para fora, especialmente ao tirar o absorvente interno, que tem a cordinha virada para fora", explica.

O que pode ter acontecido no caso do vídeo do TikTok, acredita a médica, é que o DIU tenha se deslocado um pouco e ficado numa região mais baixa do corpo; aí, na hora de puxar o O.B., ela acabou puxando a cordinha do DIU para fora junto com o absorvente.

E se, mesmo assim, o DIU sair?

Se você tirar o DIU sem querer, não há o que fazer, explica a médica. "Quando a gente coloca a peça no consultório, é tudo esterilizado; no momento em que sai do corpo, perde a esterilidade e não tem como reutilizar, pode jogar fora", explica.

"Se não houver dor ou sangramento, vida que segue" —mas, no momento em que o DIU sai do corpo, deixa de fazer efeito, e é preciso procurar uma ginecologista para colocar outro DIU ou adotar um outro método anticoncepcional.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

TikToker mostra DIU que saiu junto com O.B.; acidente é incomum, diz médica - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde da Mulher