Topo

Conversa de Portão #66: A síndrome da impostora pela perspectiva racial

De Universa, em São Paulo

07/08/2022 04h00

Sabe aquele sentimento de que você está ocupando um lugar que não merece? Ou quando prefere esconder suas próprias habilidades por achar que não é boa o suficiente? A esse sentimento estabeleceu-se um conceito chamado Síndrome da Impostora. Neste episódio de Conversa de Portão, a mestre em educação na área da psicologia Ariane Kwanza Tena fala sobre esse tema, frequentemente tratado do ponto de vista de gênero, pela perspectiva racial.

"Falam que as mulheres são as que são mais acometidas por essa síndrome, mas não é verdade se formos racializar", diz ela. "Uma coisa são mulheres brancas não se sentindo pertencentes àqueles espaços e disputando com seu par branco. Outra somos nós, negras, começando agora a sermos inseridas nessa lógica que não foi feita para nós, ainda estaremos inseridos como cotas por muito tempo" (a partir de 11:09 do arquivo acima).

Ariane diz que, embora tenha havido avanços significativos para a população negra nas últimas décadas, há que considerar que vivemos em um sistema supremacista. "Estamos falando sobre uma organização de culturas, valores, verdades e inteligência ligada à figura de um homem branco. Qualquer pessoa fora dessa esfera estará desajustada, se ela quer se inserir nessa lógica, se sentindo fora de lugar" (a partir de 12:07 do arquivo acima).

Relacionadas

Para diminuir esse sentimento, segundo ela, é preciso que a população negra odeie o racismo e ame "tanto quanto profundamente" o seu povo e sua ancestralidade. "Porque a gente vai disputar esses lugares estrategicamente se quisermos fazer parte desses lugares em nível cultural de pertencimento - de um sistema que é excludente por si só - essa sensação de deslocamento vai perpetuar. Nossa referência de inteligência e de pertencimento tem que se dar em outros lugares que não este" (a partir de 12:55 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conversa de Portão #66: A síndrome da impostora pela perspectiva racial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa