Topo

A magia das velas: aprenda como usá-las corretamente

Elena Kloppenburg/Unsplash
Imagem: Elena Kloppenburg/Unsplash

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa, São Paulo

07/08/2022 04h00

Estima-se que as velas tenham surgido por volta de 3 mil anos a.C, no Egito e na Grécia Antiga, como alternativa de iluminação artificial, em formato de bastão. Desde então, é usada para iluminar, no aniversário e, sobretudo, como rito religioso em diversas crenças. Além do mais, atribui-se certo poder mágico ao item.

"Para falar de magia de velas, é interessante compreender que magia é a arte de materializar o que temos na mente para nossa realidade. Tudo que enviamos ao Universo volta três vezes para nós", argumenta Marcello Pereira, terapeuta oracular, astrólogo e numerólogo. Segundo ele, vela é um "veículo canalizador desse pensamento ou desejo".

De acordo com o profissional, as velas irradiam ondas ígneas, poderosas fontes energéticas. Embora costumem ser vistas apenas por clarividentes, é comum sentir sua força mesmo que a certa distância.

Marcello destaca que algumas chamas podem ser tão fortes a ponto de transmitirem a sensação de acolhimento emocional. Afinal, a vela é um instrumento mágico focado na energia pessoal e representação da deusa e do deus, trazendo conexão com o divino.

"Na magia, a vela tem muitas utilidades. Porém, na minha opinião, a mais importante é sua representação natural dos quatro elementos. A bruxaria natural, por exemplo, utiliza a força deles para equilibrar feitiços e tornar realidade nossos desejos. Assim, ter representantes no altar ou durante um ritual é muito importante. A vela possui essa representação em sua própria estrutura e pode nos ajudar em momentos inesperados", observa Marcelo.

A chama da vela

Já parou para pensar como a vela reúne os quatro elementos? Ao acender sua chama, estamos diante do Fogo. Já o elemento Terra é representado pela própria cera. Conforme ela vai derretendo, nos aproximamos do elemento Água. Por fim, enquanto queima, a fumaça do pavio indica o Ar.

Devido a isso, a vela equilibra pedidos, além de elevá-los ao divino com clamor e conexão às deusas e deuses. "Quando acendemos uma vela, acionamos uma troca energética, pois se inicia uma comunicação com outras esferas espirituais, conforme algumas religiões creem", diz Marcello.

Tal capacidade vibratória justifica o ato de, no momento de desencarne de alguém, ser acesa uma vela.

"Acredita-se que a energia ígnea emana um fluxo luminoso curador para auxiliar no processo de partida do espírito. Ao direcionar a chama da vela a um ser que deixa nosso plano terrestre, essa energia purifica as energias terrenas ou negativas que possam permear o espírito em sua passagem", argumenta o especialista.

Ou seja, é importante direcionar seu potencial ao acendê-la.

A influência das cores

Existe um aspecto secular que merece atenção: as cores das velas dentro dos rituais. Isso porque cada uma carrega significado único, capaz de enfatizar, potencializar e até direcionar a energia em semelhança ao que foi pedido, agradecido ou emanado. Dessa forma, vale destacar que todas as tonalidades podem ser usadas nas magias, porém, cada qual para uma indicação. Veja a seguir:

Laranja: é adotada para estimular a energia vital, a criatividade e alcançar justiça, metas profissionais e sucesso. Eleva o humor, mantendo a alegria e a boa vontade. Dia de melhor potência: segunda-feira.

Vermelha: atrai as energias de amor e o aumento de magnetismo, coragem, vigor, fertilidade, força, paixão, potência sexual, saúde e vontade de poder. Serve também para atingir metas e afastar o medo e a preguiça. Dia de melhor potência: terça-feira.

Branca: por ser o branco a mistura de todas as cores, a vela nesse tom é usada para fazer todo e qualquer pedido, inclusive quando se desconhece a cor correspondente ao que se deseja alcançar. É igualmente adotada em solicitações que envolvam alinhamento espiritual, adivinhação, exorcismo e meditação. Muito empregada para elevar o alto astral, adiciona pureza, limpeza, consagração e verdade em tudo que "toca". Dia de melhor potência: quarta-feira.

Púrpura, lilás ou roxa: adotada em rituais que envolvem a cura e as manifestações psíquicas. É igualmente utilizada em feitiços que tenham adivinhação, idealismo, honra, poder, progresso, proteção, quebra de má sorte, contato com entidades astrais e afastam o mal. Dia de melhor potência: quarta-feira.

Azul: cor espiritual, é adotada para atrair harmonia, luz, paz, saúde e bons sonhos. É muito requisitada para desenvolver bondade, conhecimento, estabilidade, honra, projeção astral, proteção durante o sono, tranquilidade, verdade, estabilidade no emprego, fidelidade e harmonia no lar. Dia de melhor potência: quarta e quinta-feira.

Verde: utilizada para atrair a cura e a sorte, pode servir também para pedidos de abundância, crescimento, dinheiro, equilíbrio, fertilidade, finanças, generosidade, harmonia, prosperidade, rejuvenescimento, saúde, sorte e sucesso. Dia de melhor potência: quinta-feira.

Marrom: recomendada em rituais para aumentar o equilíbrio e a força material e atrair o poder de decisão, o sucesso financeiro, a concentração nos estudos e a telepatia. Usada ainda em feitiços para proteger os familiares e os animais domésticos e localizar coisas perdidas. Dia de melhor potência: sábado.

Preta: permeada de preconceitos, é uma vela de energia direta e muito boa para afastar o mau-olhado, limpar a negatividade, repelir a magia maldosa e formas mentais negativas. Abre os níveis do inconsciente e induz ao estado de meditação. Dia de melhor potência: sábado ou qualquer outro que necessite purgar e realinhar.

Amarela: simboliza a energia solar, a ação, a criatividade, a inspiração, o intelecto e as mudanças súbitas. A vela amarela ajuda em pedidos para prosperar, ter mais atração e charme, além de quebrar bloqueios mentais e estimular os estudos. Dia de melhor potência: domingo.

Cinza: pouco utilizada, é uma cor neutra que ajuda na meditação e, em geral, tem aspectos prateados. Na magia, a tonalidade neutraliza as forças negativas, atrai a energia da Grande Mãe e dos poderes divinos femininos. É utilizada em rituais em honra às deidades do Sol e em rituais para remover a negatividade, encorajar a estabilidade e desenvolver as faculdades psíquicas. Dia de melhor potência: domingo e segunda-feira.