Topo

Ana Hikari lança debate racial na Globo: 'Pessoas amarelas não são brancas'

A atriz Ana Hikari - Reprodução/Instagram
A atriz Ana Hikari Imagem: Reprodução/Instagram

Rafaela Polo e Rebecca Vettore

De Universa e colaboração para Universa, em São Paulo

06/08/2022 15h58

A atriz Ana Hikari usou o Twitter, nesta sexta-feira (5), para se posicionar contra o que considerou preconceito contra asiáticos na novela "Cara e Coragem".

O comentário veio após Ana Clara e Bruno De Luca serem escolhidos como os protagonistas de um comercial inspirado na cultura oriental, que iria ao ar na trama.

A cena com os dois atores brancos foi exibida na novela das 19h na quinta-feira (4). Com roupas, maquiagem e adereços típicos, eles precisaram de dublês, que foram interpretados por Paolla Oliveira e Marcelo Serrado.

No texto, Ana Hikari comparava a foto de seu crachá ao emoji de um palhaço.

Mesmo com medo, a atriz manifestou sua indignação.

A comoção na internet foi tanta —inclusive com influenciadores amarelos, como Bruna Tukamoto falando sobre o tema— que a Globo chegou a cancelar a exibição da sequência da cena, que iria ao ar no dia seguinte.

Em entrevista a Universa, Ana reforçou que a sua crítica não era pessoal contra os atores escolhidos para a cena. "As oportunidades para pessoas racializadas no mercado audiovisual são escassas. Quando vemos a oportunidade de ter representatividade ali e você substitui por uma pessoa branca, está basicamente tirando a chance de trabalho de pessoas que têm poucas oportunidades."

Ana destacou que decidiu falar sobre o assunto porque sabe que existe um diálogo interno na emissora de acolher e escutar seus funcionários. "Se eu tive coragem de fazer esse tuíte é porque na empresa já me chamaram para conversar sobre esse assunto, me ouvem muito e ouvem também os outros funcionários amarelos, que não são poucos."

A atriz global ainda relembrou o nome desse tipo de discriminação racial: whitewashing (substituir um personagem racionalizado por um personagem branco) ou yellowface (substituir um personagem que é amarelo por uma pessoa branca e colocá-la com trejeitos, caracterização e figurino estereotipado de uma pessoa asiática).

Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) com Bruno de Luca e Ana Clara em "Cara e Coragem" - Camila Maia/TV Globo - Camila Maia/TV Globo
Pat (Paolla Oliveira) e Moa (Marcelo Serrado) com Bruno de Luca e Ana Clara em "Cara e Coragem"
Imagem: Camila Maia/TV Globo

"As pessoas têm que entender que pessoas amarelas não são pessoas brancas. E, a partir do momento em que você está em um sistema com hegemonia branca, as outras raças que não são brancas não podem ser estigmatizadas, estereotipadas nem discriminadas", completou a atriz.

Informar, para ela, é a solução para acabar com o problema, que ainda acontece muito. "Tem que entender quais raças temos no nosso país e que quem não é branco está em um lugar de opressão. O problema dentro audiovisual é que ele ainda é muito branco."

Ela afirma que é importante as empresas começarem a se questionar mais quando tratam de questões raciais e prestar atenção nisso. "Afinal, aquela cena passou por diversas equipes. Ninguém pensou que aquilo era a identidade racial de um povo e só tinham pessoas brancas interpretando. Ninguém questionou a cena porque a equipe é majoritariamente branca. Infelizmente, quem está em um lugar de privilégio não consegue ter a sensibilidade de questionar."

Abraçando a causa

A atriz conta que, quando se deu conta de que era a primeira protagonista asiática da emissora, entendeu sua responsabilidade de falar sobre o racismo amarelo. "A responsabilidade chegou ao meu colo com as muitas mensagens que recebi agradecendo por essa representatividade."

Segundo a atriz, é importante falar sobre o tema desde cedo com as crianças. "Falta educação nas escolas sobre identidade racial. A gente tem que entender, desde pequeno, que o Brasil não é uma democracia racial, como se prega. Também é muito falado que todas as raças são bem-vindas, que não existe racismo nem preconceito no Brasil, porque somos uma mistura. Isso é mentira. Mesmo antes da imigração japonesa já existia preconceito contra pessoas amarelas."