Topo

Sem ordem de prisão, homem que importunou menina em hotel de luxo não depôs

A piscina da cobertura do Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, onde ocorreu o crime - Instagram/fasano
A piscina da cobertura do Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, onde ocorreu o crime Imagem: Instagram/fasano

De Universa, do Rio de Janeiro

03/08/2022 17h49

Um empresário carioca, filho de um dos cotistas do luxuoso Hotel Fasano, foi visto importunando sexualmente uma adolescente de 14 anos nas dependências do estabelecimento, no Rio de Janeiro, na noite do último sábado (30). A menina estava acompanhada de uma amiga, também menor de idade. Igor Monteiro Simão, de 26, sentou-se ao lado das adolescentes no bar da cobertura do hotel, em Ipanema, na zona Sul, e colocou as mãos na coxa de uma delas. Toda sua ação foi gravada pelo hotel e as imagens divulgadas pelo O Globo. As informações foram confirmadas por Universa.

O caso foi registrado na 12ª DP, em Copacabana. Como não houve flagrante, ou seja, ele não foi localizado nos momentos seguintes ao ato, a polícia pediu sua prisão preventiva, mas no entendimento do Ministério Público ele não atrapalharia as investigações nem ofereceria perigo às meninas, que moram em São Paulo. A Justiça então decidiu não acatar o pedido de prisão.

Mas a polícia também pediu que ele não pudesse viajar, e a Justiça acatou.

Como não há um pedido de prisão, a polícia precisa aguardar Igor se apresentar para depoimento. Universa passou toda a quarta-feira na 12ª DP, e até o fechamento desta edição não se sabia sobre seu paradeiro ou de um advogado. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, se ele demorar a se apresentar, será pedida nova prisão.

Polícia não encontrou Igor

A adolescente confirmou em depoimento que disse para Igor parar de incomodá-las e avisou que era menor de idade. Mesmo assim, segundo registrado no boletim de ocorrência, Igor se aproximou ainda mais de seu rosto, querendo beijá-la, e falou que ela era "muito linda", caracterizando a prática de ato libidinoso.

Ainda de acordo com o depoimento da adolescente, Igor aparentava estar bêbado. Universa apurou que o homem teria já causado outra confusão no hotel.

Ao perceber a atitude de Igor, um garçom chamou sua atenção. Nervoso, o empresário empurrou o homem e o ameaçou com o famoso "Você sabe quem eu sou?". As meninas se afastaram e contaram para o pai de uma delas. A polícia foi acionada em seguida.

Quando chegaram ao hotel, policiais militares não encontraram Igor. Os agentes foram até sua casa, no Recreio, na zona oeste, para tentar prendê-lo em flagrante, mas ele não estava.

Comprovado o crime, ele responderá por importunação sexual com pena de um a cinco anos. O crime de importunação sexual é recente, de 2018. Ele foi definido como a prática de um ato libidinoso na presença de alguém, sem que essa pessoa tenha dado consentimento.

Hotel afirma que agiu com firmeza

A reportagem também esteve no Fasano, mas nenhum funcionário foi autorizado a comentar o caso. A assessoria de imprensa também não respondeu aos questionamentos de Universa, mas enviou nota na qual afirma que o hotel "agiu com firmeza e dentro dos limites da lei para coibir atitudes inoportunas de um cliente em suas dependências na noite de 30 de julho."

É dito ainda que um funcionário pediu muitas vezes para que o cliente deixasse o hotel, e que ele chegou a ameaçar o funcionário e a agredir esse funcionário fisicamente. Pedimos para conversar com o funcionário, mas a assessoria informou que ele não falará, mas que está tomando as medidas cabíveis em relação ao cliente.

A assessoria diz ainda que cedeu imediatamente as imagens do estabelecimento à polícia, e que elas "são claras e mostram que o cliente que teve atitudes inoportunas."

A delegada do caso, Natacha Oliveira, também não foi localizada para comentar sobre as investigações. Também não tivemos retorno da assessoria de imprensa da Polícia Civil, apesar dos inúmeros contatos.