Topo

Controle, carência e medo: o que há por trás das crises de ciúme dos signos

blackCAT/Getty Images
Imagem: blackCAT/Getty Images

Claudia Dias e Thaís Lopes Aidar

Colaboração para Universa

29/07/2022 04h00

Falar em ciúmes é pensar em Touro e em Escorpião, certo? Afinal, esse sentimento tem tudo a ver com a personalidade e o jeito de cada um deles, sobretudo nas relações. Mas esse "estado emocional" não é exclusividade dos dois signos solares, já que Vênus e Marte, planetas do amor e da ação, também impactam nessa questão.

O que é quase regra é o fato de os signos mais apegados e possessivos apresentarem tendência maior de reagir de forma exagerada. Por outro lado, há representantes do zodíaco que, definitivamente, não se importam com isso.

Para entender melhor a questão, recorremos a uma especialista no assunto. Quem conta mais sobre os ciumentos e desapegados é a astróloga Nanda Ribeiro.

Os mais ciumentos do zodíaco

Áries

Verdade seja dita, Áries não é da turma que costuma sentir ciúme. Ele não tem muita paciência para joguinhos de nenhum tipo e prefere colocar tudo às claras. Também não gosta de ninguém em cima do muro - para ele, 'é ou não é' e fim de papo. Tanto que pode até se precipitar em certas decisões e exigir ações imediatas dos outros, gerando constrangimentos e estresses desnecessários.

Touro

Nem só de fome vive o taurino, viu? Ele também tem ciúmes - e não é pouco! Apegado, controlador e até possessivo, o nativo de Touro tem medo de perder o que é importante para ele. Porém, esse lado fica mascarado pela proteção e cuidado com quem ama. A boa notícia é que parte dele tende a buscar paz e equilíbrio nas relações.

Gêmeos

O geminiano passa bem longe de ser ciumento e talvez nem saiba bem como é essa sensação. Afinal, adora flertar e conhecer novas pessoas. Mesmo quando está num relacionamento, faz questão de ter um amor livre, alegre e com diálogo. Quem decide se juntar a esse nativo tem que lidar com esse lado tão "de boas".

Câncer

Aqui o negócio é sério. O ciúmes entra em um lado desafiante do canceriano, tornando-o até controlador. Desse modo, o nativo pode mascarar o sentimento através de um cuidado exagerado, que permite saber onde a pessoa está e até fazer com que ela se torne dependente. Além disso, pode manipular em nome do apego e carência.

Leão

A entrega amorosa do leonino é total, verdadeira e entusiasmada. Justamente por isso, ele sempre espera reciprocidade. Mas quando isso não acontece, quem nasce em Leão tende a ter uma crise de ciúmes e até sair do controle, afinal, o signo é muito passional.

Virgem

O virginiano até pode sentir um ciúmes leve, mas como detesta barraco, finge que nada está acontecendo. Ainda assim, o sentimento provém da sua entrega à relação — que até demora a acontecer, porém, quando ocorre, é de uma vez só! Nesses casos, o planeta regente Mercúrio promove boas críticas ao parceiro, mas também o auxilia no diálogo.

Libra

O harmônico libriano é outro que experimenta o sentimento de forma mais enrustida. Isso porque ele prefere manter as aparências acima de tudo. No entanto, independentemente da situação, o nativo de Libra sempre pondera as atitudes do outro, colocando-as na balança e evitando, ao máximo, um clima desagradável.

Escorpião

O signo é oposto e complementar a Touro e, por isso, também é ciumento, possessivo e controlador. Mas o escorpiano ainda carrega uma artimanha extra: o poder da manipulação, comum aos signos de Água. Assim, consegue ser dominador e entrar na mente e no coração da pessoa amada. Devido à intensidade natural desse nativo, o ciúme pode ser até perigoso.

Sagitário

Cobrança, cenas de ciúmes e possessividade são coisas que o sagitariano detesta, sobretudo em um relacionamento. De alma livre, o nativo tem coração aventureiro e quer alguém que tope suas aventuras, viaje e goste de suas conversas filosóficas. Para ele, troca, conversa e expansão são situações que alimentam o amor.

Capricórnio

Parece frio e distante, mas como um bom signo de Terra, Capricórnio tem apego e até ciúmes. A diferença é que o capricorniano não é de demonstrar muito o que sente. Sendo assim, essas situações o fazem repensar com honestidade sobre a relação e decidir se vale a pena seguir adiante. Como é sincero, fala exatamente o que acha ao par.

Aquário

Mais espaço, por favor! O aquariano é mente aberta e alma livre, ou seja, não aceita nada espetaculoso, motivado por ciúme. Ele quer dialogar, trocar ideias e sentir sintonia de coração e, principalmente, de mente. Afinal, seu amor é mais mental, fruto de uma amizade sólida, acima de tudo. Justamente por isso quer deixar o par à vontade e se sentir assim também.

Peixes

Além do ciúme padrão das relações amorosas, nas quais costuma ser devoto, carinhoso e romântico, Peixes pode experimentar o sentimento devido à carência e às relações platônicas e proibidas que se envolve. Caso isso aconteça, tende a se vitimizar e a culpar o outro por ser ciumento. Porém, seu lado mais evoluído usa a flexibilidade do signo para buscar diálogos e entendimento.