Topo

Nomes de meninas: 60 sugestões com origens e significados

Veja sugestões comuns e diferentes de nomes de meninas e o significado de cada uma - Getty Images
Veja sugestões comuns e diferentes de nomes de meninas e o significado de cada uma Imagem: Getty Images

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Universa, de São Paulo

28/07/2022 04h00

Escolher o nome para um bebê é uma das decisões mais difíceis e importantes para qualquer casal, pois este nome fará parte da vida da família para sempre. Muitos casais, inclusive, começam a pensar em nomes para filhos antes mesmo de planejar uma gravidez.

Há pais que optam por escolher nomes de alguém da família ou de uma pessoa querida, como forma de homenagem, outros pensam mais nos significados e nas origens dos nomes. Alguns preferem nomes mais simples e comuns, outros mais exclusivos e únicos.

Para ajudar você nessa missão, Universa listou abaixo os nomes mais populares do Brasil, os que estão em crescimento, de origem italiana, hebraica, inglesa, indígena, entre outros. Descubra o significado dos principais e se inspire:

Nomes mais populares do Brasil

  • Maria

Soberana, aquela que é vista como pura, iluminada e amada. Segundo estudiosos, sua origem vem do hebraico e pode significar ainda "a vidente". Um dos nomes mais populares do Brasil.

  • Ana

Nome de origem hebraica, que quer dizer cheia de graça. Corresponde ao termo Hannah. Na tradição católica, é a mãe de Maria e avô de Jesus Cristo.

  • Francisca

Versão feminina do nome Francisco. Francisca possui origem latina e germânica. Significa aquela que vem da França. Também possui como significado de mulher otimista, tranquila e generosa.

  • Antônia

Antônia é uma versão feminina de Antônio, que vem do latim "Antonius". Significa aquela que é valiosa, sem preço. Pesquisas também apontam que origem pode vir do grego "antheos", que significa aquele que se alimenta de flores.

  • Adriana

Adriana significa aquela que é negra, escura ou morena. O nome tem origem da palavra latina "Adrianus", que significa aquele que vem de Ádria, uma cidade italiana rodeada pelo mar Adriático. O local recebeu essa denominação por conta da areia escura de suas praias.

  • Juliana

Versão feminina do nome Juliano. Na mitologia grega, é a filha de Júpiter. Representa uma pessoa de espírito jovem, cheia de energia, inquieta, impulsiva, emotiva e sensual.

  • Márcia

Márcia é uma variante do nome Márcio, que vem do latim "Marcius" que, por sua vez, deriva de "martius" e significa guerreiro. Esse nome está relacionado ao Deus romano da guerra, Marte. Por isso significa mulher guerreira que possui o poder da oratória.

  • Fernanda

Fernanda é uma variação do nome Fernando, que tem origem no termo germânico "Fredenando", que deriva de "Fridunanth". "Ridu" significa paz, enquanto "nanth" quer dizer ousar. Por isso o seu significado "ousada para conquistar a paz".

  • Patrícia

Nome de origem latina, surgiu do termo "Patricius", que significa nobre ou de classe nobre. Era um termo dado aos representantes da alta sociedade da antiga civilização romana. Até hoje o termo "Patricinha" é usado para se referir a alguém de muitas posses.

  • Aline

Aline surgiu do latim "Alyana". Acredita-se que o nome seja uma variação de Adelina, que tem origem no germânico "athal", com significado de nobre e "lind", que seria serpente. O termo também pode ter variado de Adélia. Significa pequena nobre.

Nomes em crescimento

  • Helena

O nome Helena vem do grego "Heléne", que significa tocha, e também do termo "hélê", que quer dizer raio de sol. Significa reluzente ou resplandecente.

  • Alice

O nome Alice tem origem germânica e deriva dos termos francês "Adaliz", "Alesia" e "Aliz". Significa doce e harmoniosa. Se tornou popular a partir do século XIX após a publicação do livro "Alice no País das Maravilhas", do autor Charles Lutwidge Dodgson.

  • Laura

O nome Laura é uma variação feminina de Lauro, que vem do latim "Laurus", que significa glória ou triunfo. Essa simbologia vem da antiga tradição romana de usar folhas de louro para fazer guirlandas para premiar guerreiros vencedores. Significa mulher vitoriosa e determinada.

  • Valentina

O nome Valentina é uma forma feminina do italiano Vantinus, que corresponde a Valentim no Brasil. O nome vem do romano "Valentinus", derivado do latim "Valens", que significa forte, vigoroso e saudável.

  • Heloísa

Heloísa é um nome de origem francesa Héloïse, que vem do germânico Helewidis. O nome é formado pela união dos termos "heil", que quer dizer são e saudável, e "wid", que significa larga.

  • Sophia

De origem grega, Sophia tem o sentido de sabedoria ou conhecimento divino. No Brasil, a grafia Sofia é mais comum. Também é o nome da catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia), construída em 537. Desde 1953 é um museu chamado Santa Sofia.

  • Maria Clara

Maria Clara é um dos nomes compostos mais populares do Brasil. Sua origem etimológica é latina e hebraica. Significa soberana iluminada ou vidente de luz.

  • Maria Júlia

Maria Júlia vem da junção dos nomes Maria e Júlia. O primeiro significa soberana, senhora ou vidente. Já Julia deriva do latim "Julius", derivado do grego "Ioulos", que significa "fofo" ou "macio" em referência aos pelos da face dos jovens. Juntos, o nome significa soberana meiga.

  • Maria Eduarda

Junção dos nomes Maria e Eduarda, Maria Eduarda significa soberana guardiã das riquezas. Possui origem hebraica e germânica.

  • Lorena

O nome Lorena tem duas possíveis origens: a primeira é que seria uma variação de Lorraine, que vem de um antigo sobrenome francês Lot-regne, que significa "reino de Lothar". Lothar é uma região no nordeste da França, que faz fronteira com Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. Outra possibilidade é ser uma variação de Laurence, que vem do romano "Laurentius", que significava de Laurentum, cidade da Roma antiga. Lorena significa viajante e corajosa.

Nomes de origem indígena

  • Iara

Iara é um nome que vem do tupi-guarani e quer dizer beleza das águas ou senhora das águas. No folclore brasileiro, Iara é uma sereia que fica no rio Amazonas e tenta conquistar os homens. Aqueles que não resistem aos seus encantos, são levados para as profundezas da água e morrem afogados.

  • Jussara

Nome de origem tupi, significa palmeira que arde. Segundo os historiadores, essa denominação era utilizada pelos povos originários para marcar espinhos de uma palmeira que eram usados como agulhas para tecer. No entanto, essa árvore expelia um pó que causava bastante coceira na pele. Por essa razão, o nome Jussara foi dado à árvore.

  • Maiara

O nome Maiara tem duas possíveis origens. A primeira é que seria do tupi-guarani, com a junção dos termos "maya" (mãe) e "aryia" (avó). Portanto, seria a mãe da avó ou bisavó, representando uma pessoa extremamente sábia. Outra possível origem viria da tribo uapixana, que usava o termo "maiáre" para designar os bichos.

  • Tainá

Tainá surgiu do tupi-guarani "tainã", que quer dizer literalmente estrela, para se referir ao corpo celeste esférico e luminoso que vemos à noite nos céus.

  • Thaynara

Thaynara é considerada uma variante de Tainá, que vem do tupi-guarani "tainã". Quer dizer estrela.

Nomes de origem hebraica

  • Anita

Variação espanhola de Ana, nome de origem hebraica, que quer dizer cheia de graça. Corresponde ao termo Hannah. Na tradição católica, é a mãe de Maria e avó de Jesus Cristo.

  • Betina

Forma reduzida de Elisabete, que vem do hebraico "Elishebba", que significa Deus é juramento. Betina significa promessa de Deus ou consagrada por Deus.

  • Daniela

Daniela é a forma feminina de Daniel, que significa Deus é quem me julga ou Deus é o meu juiz. Vem do hebraico, composto pelos termos "Dan", que quer dizer juiz, e "El, que significa Deus.

  • Rafaela

Rafaela é a variação feminina de Rafael, que vem do hebraico e significa Deus cura. Significa mulher forte, vigorosa e aquela que recebeu a cura de Deus.

  • Tamara

Acredita-se que o termo tenha origem hebraica, pois seria uma derivação de "Thamar", que quer dizer alta palmeira. Outra possível origem é bíblica, pois nas escrituras existe menção a uma mulher chamada Tamar.

Nomes de origem inglesa

  • Carla

Forma feminina do nome Carlos, que vem de uma expressão do inglês antigo "ceorl", que indicava um homem livre ou viril. A versão feminina passou a ser associada a mulheres independentes e de personalidade forte. Karla e Carlota são algumas variações.

  • Deise

O nome vem do inglês Daisy e significa "olho do dia". Isto porque Daisy, atualmente, é como nos referimos às margaridas-do-campo. No inglês antigo, o nome da flor era olho do dia por causa do seu miolo amarelo forte, que lembra o Sol.

  • Eduarda

Significa guardiã da riqueza. O nome Eduarda é oriundo do germânico Hadaward, composto pelos elementos "ead", que fala sobre riqueza ou bens, e "ward", cujo significado é aquele que guarda ou protege.

  • Shirley

Significa a que debate, a que questiona e que está sempre alerta. Shirley é um nome que deriva de palavras do inglês arcaico. Uma delas se refere ao local onde homens debatiam as necessidades do povo em assembleia; já outra teria a ver com o homem que era líder da família e da comunidade. Shirley já foi sobrenome e depois foi nome masculino. Somente em 1849 é que Shirley passou a ser usado para meninas, devido a uma novela escrita por Charlotte Brontë.

  • Vanessa

Nome de um tipo de borboleta. Não era um nome feminino comum, até que o escritor inglês Jonathan Swift criou um poema em 1713 chamado "Cadenus and Vanessa" para uma de suas amantes, Esther Vanhomrigh. Vanessa seria uma referência secreta, já que usa as três primeiras letras do sobrenome de Esther, acompanhada das duas primeiras letras de seu nome.

Nomes de origem espanhola

  • Carmen

Este nome tem origem do hebraico Carmel, que quer dizer "vinha frondosa". Carmen é o nome da última (e mais famosa) ópera do compositor Bizet, escrita em 1875. Carmem é uma variação bastante comum.

  • Dilma

Significa mulher encantadora, íntegra e leal. É considerado uma variação brasileira do nome Delma, que significa "do mar".

  • Dulcineia

Significa mulher de temperamento dócil. Variante de Dulce, esse é o nome da amada de "Dom Quixote", na obra clássica de Miguel de Cervantes. O livro foi publicado pela primeira vez em 1605.

  • Mercedes

Versão espanhola para Mercês, que significa misericórdia. A cantora argentina Mercedes Sosa foi uma das grandes precursoras deste nome, pois ficou conhecida devido às suas canções de protesto.

  • Socorro

Aquela que gosta de ajudar as pessoas, que socorre. Esse nome também é atribuído à santa Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida como "A Virgem da Paixão" e "Mãe de Deus da Paixão".

Nomes de origem italiana

  • Bianca

Nome que significa "de uma brancura que chega a brilhar". Vem da tradução do italiano para a palavra "branca". Acredita-se que o nome tenha sido utilizado pela primeira vez no século XVI, devido a influência dos trabalhos de William Shakespeare. Bianca é o nome de uma das personagens de "Othelo" e "A Megera Domada".

  • Gianne

Forma feminina de Gianni, que deriva de João, que vem do hebraico Yehokhanan. Significa agraciada por Deus, presente de Deus e a graça e misericórdia de Deus.

  • Giovana

Versão italiana para o nome Joana, versão feminina de João, que vem do hebraico Yehokhanan. Significa agraciada por Deus, presente de Deus e a graça e misericórdia de Deus.

  • Pietra

Feminino de Pietro, forma italiana de Pedro. Significa pedra, dando o sentido de forte e fortaleza.

  • Rita

É uma variação do nome italiano "Margherita", que também deu origem ao nome Margarida. A origem do nome é do latim e significa pérola. Significa mulher iluminada, talentosa e que espalha alegria.

Nomes de origem grega

  • Alessandra

Defensora da humanidade e protetora dos homens. Alessandra é a versão feminina do nome Alexandre, que vem do grego "Aléxandros", que une o verbo "aléxo" - que significa defender ou proteger - com a palavra "andrós", que significa homem.

  • Catarina

Deriva da palavra grega katharos, que quer dizer pura. Foi um nome muito popular na Europa durante a Idade Média, principalmente na realeza com Catarina de Médicis (França) e as imperatrizes Catarina I e Catarina II (Rússia). Existem ainda 13 santas católicas com esse nome.

  • Daphne

Vem de loureiro, a árvore que dá louro. Na mitologia grega, Daphne era o nome de uma ninfa que foi atingida por uma flecha de chumbo, que a fez rejeitar o amor do deus Apolo. Cansada de fugir do seu perseguidor, ela pediu para que seu pai a ajudasse. Ele, então, a transformou em um pé de louro.

  • Melissa

Significa abelha. Segundo a mitologia grega, Melissa era uma ninfa que descobriu e ensinou o uso do mel. Era também responsável pela educação do bebê Zeus.

  • Penélope

Símbolo de mulher fiel e virtuosa. Na mitologia grega, é a esposa de Ulisses. Após ser chamado para a Guerra de Troia, Penélope ficou anos sem saber se seu marido estava vivo ou morto. Seu pai então sugeriu que ela se casasse novamente. Penélope aceitou, com a condição de que se casaria apenas após tecer um sudário para Laerte, pai de Ulisses. De manhã tecia o sudário e, à noite, secretamente desmanchava o trabalho. Foi assim até suas servas a denunciarem.

Nomes compostos

  • Maria Luiza

Maria Luiza é um dos nomes compostos mais populares do Brasil. Sua origem vem do germânico e do hebraico. Luiza é uma variação feminina de Luiz, que vem do germânico "Chlodovech", que significa ilustre guerreiro. Maria Luiza significa senhora das batalhas ou guerreira virtuosa.

  • Ana Clara

O nome Ana Clara possui duas origens diferentes, já que se trata de um nome composto. Ana vem do hebraico "Hannah", que quer dizer cheia de graça. Já Clara vem do latim "Clarus", que significa claro, ilustre ou brilhante.

  • Ana Luiza

Também entre os principais nomes compostos do Brasil, Ana Luiza tem origem hebraica e germânica. Vem de "Hannah", que quer dizer cheia de graça, e "Chlodvech", que significa ilustre guerreira. Ana Luiza então tornou-se então guerreira famosa e graciosa.

  • Ana Júlia

Ana Júlia vem da junção dos nomes Ana e Júlia. Como já vimos, o primeiro significa cheia de graça, e o segundo deriva do latim "Julius", derivado do grego "Ioulos", que significa "fofo" ou "macio" em referência aos pelos dos jovens. Juntos, o nome significa moça graciosa.

  • Ana Beatriz

Ana Beatriz é a junção de termos que possuem origem hebraica e latina. Significa mulher cheia de graça ou viajante cheia de graça. Beatriz deriva do latim "Beatrice", que vem do termo "viatrix", que significa viajante. Também pode derivar do latim "beatus", que qier dizer aquela que faz feliz.

Nomes de origem africana

  • Iemanjá

Senhora do mar. Em religiões de matriz africana, é a orixá das águas salgadas e considerada mãe de todos os adultos e dos outros orixás. Seu nome tem origem no idioma iorubá, que significa "mãe cujos filhos são como peixes".

  • Késia

A favorita. Segundo etimologistas, esse nome possui um sentido religioso por ter sido mencionado no Antigo Testamento como uma das filhas de Jó.

  • Latifa

Significa sempre gentil, sempre agradável e bondosa. Sempre gentil, sempre agradável. Nome de origem árabe, versão feminina de Latif.

  • Naila

Naila é um nome de origem árabe, cuja grafia mais comum é Najla. Significa literalmente "mulher cujos olhos são grandes" e "mulher de olhos bonitos e expressivos". Trata-se de um nome popular entre sírios e libaneses.

  • Selma

Há duas possíveis origens. Em uma delas, acredita-se que Selma seja uma variante do nome árabe Salma, que significa "em quem se pode confiar". Outra possível origem é germânica. Selam seria uma versão mais curta de Anselma, que significa "mulher que está protegida pelos deuses".