Topo

Guiné, girassol e cacto: as principais plantas de proteção para ter em casa

Veja as principais plantas de proteção para ter em casa - Markus Spiske/Unsplash
Veja as principais plantas de proteção para ter em casa Imagem: Markus Spiske/Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

27/07/2022 04h00

Uma das formas mais fáceis de trabalhar a energia de um ambiente é através das plantas, que podem ser usadas na decoração como poderosas aliadas de proteção, harmonia e até mesmo prosperidade. A benzedeira Cris Meinberg conta que, se as pessoas soubessem o poder das plantas, não teriam tantos problemas com energias densas e carregadas dentro dos ambientes.

"Às vezes levamos essas energias densas para casa de acordo com a nossa rotina, com os lugares que frequentamos ou, ainda, pessoas ditas 'amigas' podem carregar nosso lar com esse tipo de frequência. Para amenizar esse cenário, podemos ter vasos pela casa em lugares estratégicos", diz a benzedeira.

Abaixo, Cris compartilha as principais plantas que trazem beleza e boas energias para a casa se manter livre de influências negativas.

Comigo ninguém pode

Dieffenbachia picta Lodd.Schott

Além de decorativa, por ter lindas manchas brancas em suas folhas verdes, sua energia é de descarrego forte. Se estiver posicionada na porta de entrada, a pessoa que por ali passar será limpa por essa belezinha poderosa. Ela tem, como muitas plantas, o poder de transmutar energias. Mas atenção: é tóxica para bebês e animais de estimação pois podem ingeri-la.

Ambiente indicado: na sala, longe de crianças ou animais.

Alecrim

Rosmarinus officinalis L.

Além de ser conhecido em termos espirituais por atrair amores sinceros, felicidade e equilibrar a energia do lugar, o alecrim é uma erva que ilumina o ambiente em termos energéticos trazendo alegria. Na história, o alecrim já embalsamou os reis egípcios, escondeu e protegeu Nossa Senhora e o menino Jesus. Na Idade Média era usado como profilático para que a peste não alastrasse. Imagine, então, a força do alecrim!

Temos também o Alecrim do Campo (Baccharis dracunculifolia DC.), chamado na roça de Vassourinha. Na véspera do dia de São João, pela tradição popular, podemos varrer a casa com essa erva para trazer boas energias e eliminar as sujeiras do campo astral.

Ambiente indicado: todos.

Arruda

Ruta graveolens L.

Além de ser a queridinha das benzedeiras, a arruda tem o poder de proteger contra o mau-olhado. Também é usada nas em defumações e banhos de descarrego para afastar vibrações ruins. Se a arruda morrer, o ambiente está bem carregado mesmo. Porém, melhor a planta do que você, não é mesmo? Dica: plante ao redor da sua casa para atrair sorte e espantar cobras (tanto do reino animal, quanto do reino das amizades).

Ambiente indicado: todos.

Guiné

Petiveria alliacea L.

É uma planta de energia purificadora. Na crença popular, uma muda é capaz de proteger a casa de magia negativa, já que a guiné faz uma limpeza pesada. Sua aura tem uma cor metálica, que confere sua energia cortante.

Ambiente indicado: de preferência na sala.

Abre-caminhos

Lygodium volubile Sw

Como diz o nome, tem a capacidade de abrir seus caminhos e trazer prosperidade. Quem não gostaria de ampliar as possibilidades de sucesso? Então está na hora de ter um vaso desta planta fabulosa. Ela permite aproveitar as oportunidades que surgem inesperadamente e que muitas passam despercebidas por conta dos problemas do dia a dia.

Ambiente indicado: de preferência na porta de entrada da casa.

Espada de São Jorge

Sansevieria guineensis Hort.

Por ser no formato de uma espada, suas folhas pontudas têm o poder de cortar energias negativas como inveja, mau-olhado e dor de cotovelo. Ótima para eliminar demandas enviadas ao nosso lar consciente ou inconscientemente.

Ambiente indicado: salas em geral, inclusive de TV, e porta de entrada.

Espada de Santa Bárbara

Sansevieria trifasciata Hort.

Também no formato de uma espada, essa planta é poderosa para ajudar a guerrear e combater energias ruins. Porém, diferentemente da Espada de São Jorge, traz um direcionamento mais claro quando você está perdido nos seus caminhos.

Ambiente indicado: salas e sala de trabalho. Ambientes que reúnem muitas pessoas para reuniões e encontros.

Pé de café

Coffea arabica L.

Estimulante para os ambientes que pedem energia de ação, trazendo a prosperidade e aquele pontapé inicial para iniciar uma nova jornada na vida sem medo.

Ambiente indicado: todos, menos quartos.

Cacto

Essa é uma poderosa planta de defesa. Graças aos seus espinhos, afasta as negatividades e ajuda a afastar os obsessores. Algumas pessoas dizem que não é bom ter esta planta dentro de casa, eu particularmente não concordo.

Ambiente indicado: sala.

Girassol

Helianthus annus L.

Planta que se alimenta da luz e do brilho do poderoso Sol. Portanto, é uma planta poderosa para atrair a luz para você e para o ambiente em que ela está. Além disso, age atraindo alegria e harmonia. Por ter a irradiação da paz, ajuda a sair de desânimo.

Ambiente indicado: todos.

Rosa branca

Rosa centifólia L.

Muito presente nos altares de diversas religiões, ela possui o grande poder de iluminar o ambiente e trazer saúde para o seu caminho, além de ampliar a espiritualidade. Está na hora de você colocar a rosa no seu maior altar: a sua casa.

Ambiente indicado: todos.

Sálvia

Salvia officinalis L.

É uma erva linda e maravilhosa, com grande poder para vários males energéticos e espirituais. Há muito tempo se dizia que pode morrer um homem se em seu quintal cresce a sálvia. É consagrada para a ancestralidade e nos remete à sabedoria das grandes anciãs. Além disso, atrai luz ao local e pés no chão para a caminhada da vida.

Ambiente indicado: todos.