Topo

Na contramão de Bolsonaro, brasileiros defendem aborto legal, diz pesquisa

Mulheres protestam após aborto da menina de 10 anos que engravidou após ser estuprada pelo tio, no ES, em 2020 - Pedro Ladeira/Folhapress
Mulheres protestam após aborto da menina de 10 anos que engravidou após ser estuprada pelo tio, no ES, em 2020 Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

De Universa, em São Paulo

21/07/2022 12h00

Enquanto o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) chama de inadmissível o aborto feito em uma criança vítima de estupro e o governo federal tenta investigar os médicos que interromperam a gestação de maneira legal, a maior parte dos brasileiros tem opinião contrária: 83% da população apoia o direito ao aborto em casos de estupro —como aconteceu recentemente com essa menina de 11 anos, em Santa Catarina, e com outra da mesma idade, que teria sido estuprada pelo padrasto, no Rio de Janeiro.

Segundo pesquisa da ONG Católicas Pelo Direito de Decidir em parceria com o Instituto Ipsos divulgada com exclusividade a Universa, 67% dos brasileiros são favoráveis à interrupção da gestação em situações específicas —a pesquisa ouviu mil pessoas em todas as regiões do Brasil, entre março e abril deste ano, e tem margem de erro de 3%, com nível de confiança de 95%.

O estudo mostrou, ainda, que o número de brasileiros que defendem que o aborto deve ser legalizado em qualquer circunstância ultrapassa o de brasileiros que acreditam que a prática deve ser 100% proibida, inclusive nos casos já previstos em lei (19% e 14% respectivamente).

Embora os que defendam que o aborto deve ser totalmente legalizado representem menos de um quinto dos brasileiros, 85% acreditam que, se a prática deixar de ser criminalizada, "menos mulheres morreriam por abortos clandestinos" e quase 75% rejeitam que uma mulher seja presa por fazer um aborto.

Os números da "Pesquisa de Opinião sobre Religião, Aborto, Política e Sexualidade no Brasil" corroboram com outra pesquisa recente, feita pelos institutos Locomotiva e Patrícia Galvão, que também aponta que a maioria da população brasileira é favorável ao direito ao aborto.

Mas, afinal, se a maioria concorda que mulheres devem ter direito a interromper a gestação pelo menos nos três casos previstos em lei —em decorrência de estupro, quando oferece risco à vida da mulher ou em caso de anencefalia— por que esse tema ainda é considerado polêmico?

Para a pesquisadora Gisele Pereira, uma das responsáveis pelo estudo, há um "descompasso" entre o que as lideranças políticas acreditam que a população pensa e o que a população de fato pensa sobre aborto.

"É um equívoco muito grande continuar colocando a questão do aborto no lugar da polêmica, como se fosse um assunto tabu, intocável. Essa é uma estratégia política do conservadorismo, a quem interessa o controle dos corpos e das vidas das mulheres e pessoas que gestam", fala.

Religião não define opinião sobre aborto

A pesquisa das Católicas também considerou o papel da religião quando o assunto é a interrupção voluntária da gravidez —e mostrou que nem sempre é a fé que define a percepção dos brasileiros sobre o assunto.

Mais de oito em cada 10 católicos brasileiros acreditam que uma mulher que fez um aborto pode ser uma boa praticante de sua fé independentemente de ter interrompido a gestação.

Além disso, mais da metade dos brasileiros (51%) concorda que um profissional de saúde que tenha fé religiosa deve realizar um aborto, independentemente de suas crenças —hoje, a chamada objeção de consciência é utilizada por muitos profissionais da saúde como justificativa para não atender ocorrências de aborto em casos previstos em lei, explica a pesquisadora.

"Questões como o aborto e a sexualidade não encontram consenso entre pessoas que exercem alguma fé, principalmente entre católicos", afirma Gisele Pereira. "No caso da Igreja Católica, os fiéis têm diferentes pensamentos sobre os direitos sexuais e reprodutivos; nem todos fazem coro ao discurso conservador cristão, proferido, por exemplo, pelo governo Bolsonaro e seus apoiadores."