Topo

Pulso, orelha, joelho: aprenda a estimular zonas erógenas pouco exploradas

Explorar outras áreas do corpo pode trazer muito prazer no sexo  - Getty Images
Explorar outras áreas do corpo pode trazer muito prazer no sexo Imagem: Getty Images

Rafaela Polo

De Universa, São Paulo

16/07/2022 04h00

Na hora do sexo, buscar novas formas de intensificar o prazer é muito interessante. E isso, claro, começa com as preliminares. Um beijo aqui, uma mordida ali? Até chegar a hora da penetração muitos estímulos rolam nas zonas erógenas do corpo. Por isso, é sempre importante dar oportunidade para carícias em novas regiões.

"Nosso corpo é cheio de zonas erógenas, o problema é que as pessoas ficam fixas sempre nos mesmos locais, como o clitóris e seios nas mulheres e o pênis nos homens", diz a sexóloga Gabriela Dias, autora do livro "Homem micro-ondas, mulher fogão a lenha" (Hábito), que fala sobre a busca do prazer a dois. Para ela, é importante se permitir novos estímulos para descobrir pontos de prazer.

"Coloque uma venda e deixe a parceria ir massageando seu corpo, estimulando olfato e paladar, por exemplo. Dessa forma, você vai perceber que até as papilas gustativas são capazes de trazer prazer por causa das sensações que nos causam", diz Gabriela. Para ela, não podemos desprezar regiões do corpo. Você pode não sentir nada passando a mão na parte de trás da coxa, mas vendada no sexo, a reação pode ser diferente.

Essa estimulação pode ser feita também durante a masturbação. "Na terapia de sexualidade, nós orientamos a auto estimulação. Nela, a mulher vai descobrir que há novas áreas que trazem prazer", diz Carolina Freitas, mestre em psicologia e especialista em sexualidade da plataforma Sexo sem Dúvida. Ela indica tentar carinhos na orelha, nuca e pescoço, que são áreas sensíveis.

Lugares novos

Na próxima vez que for fazer sexo, combine com a parceria que vão tentar carícias em lugares não óbvios para descobrir novos pontos de prazer. "Atrás do joelho, a dobra do braço, e, às vezes, os pés e as mãos também são regiões sensíveis aos carinhos", diz Carolina.

Para Gabriela, a boca é um local erógeno pouco explorado pelos casais, principalmente aqueles que estão juntos há muito tempo. "Os casais não se beijam mais", afirma. E se o sexo começa com um bom beijo, a área também merece atenção nas preliminares.

"Atrás do joelho, o pulso e o tornozelo são locais pouco acariciados, porque é normal ir direto as genitais na hora do sexo. Até mesmo as costas de algumas pessoas são sensíveis e merecem ser exploradas", diz Carolina.

O preconceito pode fazer com que homens evitem carinhos em regiões bem estratégicas ao prazer, como o períneo, que fica localizado entre o ânus e os sacos escrotais. "É uma região que ganha poucas carícias, assim como a virilha. Mas se há medo e vergonha, a pessoa não se permite viver aquele prazer", diz Gabriela. Tente explorar sem preconceito.

Orgasmo com o estímulo certo

Você já ouviu falar de mulheres que chegaram ao orgasmos sem o clitóris ser estimulado? Pois bem, apesar de raro, isso acontece quando a zona erógena ganha a atenção certa do parceiro.

"Existem relatos de mulheres que chegaram ao orgasmo só com estimulação dos mamilos. E no sexo tântrico, por troca de energia em outras regiões do corpo. Dependendo da estimulação, é possível", diz Carolina. Contudo, não se cobre. Isso é bem pouco comum.

"Não pode dizer que é para todo mundo, mas existe se a estimulação for boa", completa Gabriela. Era essa informação que você precisava para experimentar novas zonas de prazer?