Topo

Caindo, preso ou se afogando: o que há por trás de sonhos estressantes

Tero Vesalainen/Getty Images/iStockphoto
Imagem: Tero Vesalainen/Getty Images/iStockphoto

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa

13/07/2022 04h00

Uma boa noite de sono costuma render sonhos agradáveis e tranquilos. Alguns são tão bons que, ao despertar, vem aquela sensação de felicidade e positividade para começar o dia. O inverso, porém, também pode acontecer, quando o descanso vem repleto de sonhos ruins e estressantes, fazendo o corpo se sentir em alerta logo ao acordar.

De acordo com Raphael Kakazu, oraculista e terapeuta holístico, idealizador do espaço de estudos Covil dos Feiticeiros, sonhar com situações estressantes pode estar ligado justamente aos picos de estresse do dia anterior e até mesmo de assuntos inacabados.

Porém, ele argumenta que essa não é a única interpretação possível. Descartando fatores de sobrecarga, esses sonhos podem ser considerados avisos e presságios para avisar sobre eventuais perigos e desentendimentos.

"Quando vivenciamos situações cujas finalizações não nos deixam satisfeitos, procuramos um encerramento satisfatório através dos nossos sonhos, então, em um cenário onde você se desentendeu com seu chefe e não teve a resolução desejada, é normal sonhar com a mesma situação naquela noite, mas com uma resolução diferente", explica o oraculista.

Contudo, mesmo pessoas sem tais conflitos podem experimentar esses sonhos desagradáveis. Nesses casos, vale o segundo significado: dos avisos. Assim, o desconforto presente no sonhar é um pedido de atenção às situações cotidianas, que podem sofrer uma reviravolta e provocar a mesma sensação de incômodo no dia a dia.

"Funciona como um chamado para analisarmos melhor todas as situações nas quais estamos envolvidos e olharmos melhor o que há nas entrelinhas", acrescenta o terapeuta.

Sonhos estressantes

A seguir, Raphael lista alguns sonhos que envolvem situações estressantes e compartilha as possíveis interpretações para cada um deles.

Sonhar que está voando

Significa o desejo de expandir horizontes. Existe um incômodo junto a um desejo de mudar de vida e, provavelmente, de cidade ou de ambiente, porque o voar simboliza também desbravar territórios.

Sonhar que está caindo

Esse é um sonho muito comum e, segundo a crendice popular, indica que estamos crescendo em estatura. Mas, olhando pelo simbólico, o cair é um ato de imersão em nosso consciente mais profundo - o inconsciente. Uma manifestação onírica desse símbolo pede para desacelerarmos e prestarmos mais atenção aos nossos desejos e sentimentos ocultos.

Sonhar que está caído e ninguém o ouve

A sensação de ser invisível e insignificante vem à tona ao sonhar. Isso indica a necessidade de um cuidado com o ego e baixa autoestima. Vale, inclusive, uma análise sobre o que pode estar causando essa sensação e investigar se isso é mesmo verdade.

Sonhar que está sendo perseguido

Estar fugindo em sonho tem a ver com procrastinação ou escolha de não lidar com determinada situação. Portanto, traz um aviso sobre a importância de encarar aquilo que se faz necessário para se encontrar a verdadeira paz através da resolução do problema.

Sonhar que está escalando parede ou montanha

Obstáculos que demandam energia, disposição e empenho são revisitados por esse tipo de sonho. Ele pode ser interpretado como mensagem de perseverança para se conseguir encontrar a vitória. "Muitas vezes na vida, as pessoas são apresentadas a situações nas quais necessitam ser resilientes", pontua o oraculista.

Sonhar que não consegue sair de um lugar

Já este sonho indica situação na qual não há o que se fazer e só resta esperar pelo desfecho. Uma interpretação secundária dessa experiência onírica instiga a buscar soluções criativas para situações que parecem sem solução.

Sonhar que não consegue falar

Se, mesmo mexendo a boca, a voz não sai e você não consegue falar o que deseja, sensações de insignificância e invisibilidade ficam em evidência. A recomendação é tomar cuidado com o ego e a baixa autoestima.

Sonhar que está perdido numa casa vazia

Se o imóvel é um local conhecido, mas não lembramos dele, o sonho resgata mudanças durante a vida e no processo de reconhecimento de quem nos tornamos depois de um período turbulento e de muitos desafios. Porém, se a casa é desconhecida, temos um prenúncio de novas descobertas e um período para aprender coisas novas ou desbravar assuntos que ainda não fazem parte do seu domínio.

Sonhar que está se afogando

Emoções que não estão recebendo a devida atenção são reveladas com esse tipo de sonho, que indica um aviso de cuidado com as emoções que costumam ser suprimidas, pois uma hora elas rompem a barreira do controle e nos consomem, resultando em crises de ansiedade e surtos generalizados. Todo simbolismo com água está ligado à maneira que sentimos algo.

Sonhar que está dirigindo e não consegue frear

O medo de perder o controle de algo que julga muito importante na vida é evidenciado. "Existe uma situação muito importante na sua vida em risco e você não sabe como lidar com a possibilidade de falhar ou de algo dar errado", diz Raphael. Outra visão desse sonho pode ser um aviso sobre o que está além do controle, cuja mensagem é: deixe a vida seguir o rumo que tiver que seguir.

Sonhar que está pelado na frente de outras pessoas

Trata-se da pura descrição da insegurança. Esse sonho indica temor acerca das habilidades pessoais. É um cenário onde tem-se total capacidade e faculdade para realizar algo, porém, a pessoa se mostra muito insegura com relação a isso, o que é traduzido nos sonhos com esse teor erótico e de exposição.

Sonhar que está preso

"É presságio para você ser mais sagaz e malicioso com as situações da vida que envolvem terceiros", diz Raphael. Tomar cuidado com promessas boas demais para ser verdade e falas mansas que escondem um objetivo sombrio é algo muito importante. Há um aviso de perigo com tramas e esquemas.

Sonhar que está sendo observado

Pode significar tanto fofoca, quanto proteção. Ao ser observado, temos que analisar bem quais sensações nos abraçam. Se sentimos medo e a vontade de correr, é um aviso sobre fofoca e traições vinda de pessoas que não esperamos. Entretanto, se a sensação é de estranhamento, mas, ainda assim, de segurança, é um sinal de proteção espiritual.

Como evitar sonhos ruins

Embora não se possa ter controle sobre aquilo que vamos sonhar, adotar alguns hábitos antes de dormir pode auxiliar a ter uma noite de sono mais tranquila e livre de estresse. Para isso, Raphael Kakazu recomenda a aromaterapia e indica a seguinte sinergia para ser feita minutos antes de dormir:

100 ml de óleo vegetal de qualidade, como de semente de uva ou jojoba
10 gotas de óleo essencial de lavanda
5 gotas de óleo essencial de lemongrass
5 gotas de óleo essencial de laranja doce
5 gotas de óleo essencial de verbena (may chang)
5 gotas de óleo essencial de bergamota

Essa mistura pode induzir a pessoa ao relaxamento profundo e, consequentemente, a um sono mais saudável. Também ajuda a aliviar os níveis de estresse e ansiedade. "Apesar de o uso de sinergias ser variado, essa, especificamente, pode ser usada em um roll-on para passar nas têmporas e pulsos, ou em inalação, aproximando o frasco de uma narina enquanto tampa a outra e inspirando fundo calmamente", ensina Raphael.