Topo

Estagiária acusa vereador do RS de importunação sexual; parlamentar nega

Leonel Radde é vereador em Porto Alegre pelo PT - 29.out.2018 - Reprodução/Facebook/leonelraddeoficial
Leonel Radde é vereador em Porto Alegre pelo PT Imagem: 29.out.2018 - Reprodução/Facebook/leonelraddeoficial

De Universa, em São Paulo

12/07/2022 21h03Atualizada em 13/07/2022 23h50

Uma estagiária da Câmara de Municipal de Porto Alegre registrou ontem um boletim de ocorrência (BO) contra o vereador Leonel Radde (PT) por importunação sexual. O parlamentar diz que as acusações são "fake news" e também prestou queixa contra ela.

No BO, a estagiária diz que o caso ocorreu durante uma sessão no Plenário da Câmara ontem. Em entrevista a Universa, na quarta-feira (13), a jovem, de 24 anos, disse que Radde teria segurado no quadril dela com as duas mãos no momento em que ela estava tirando uma foto dos parlamentares em um evento da Casa.

Segundo a trabalhadora, a vereadora Mari Pimentel (Novo) teria presenciado a aproximação do vereador. Procurada pelo UOL, a parlamentar não respondeu aos questionamentos. O caso foi inicialmente registrado na 1ª Delegacia de Polícia na noite de segunda-feira (11). Posteriormente foi transferido para a Deam (1ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher).

Na denúncia também consta a informação de que há câmeras no local que podem ter flagrado a cena. À reportagem, a estagiária declarou que após o registro do boletim de ocorrência, ela voltou à delegacia com seu advogado e entregou os arquivos com gravações da Câmara e que, segundo ela, comprovam a importunação sexual do parlamentar.

No Twitter, a jovem disse que passou por uma "situação que não desejo pra ninguém" e agradeceu a "mensagens de carinho" que está recebendo. Nas redes sociais, a mulher se identifica como conservadora, "antifeminista" e pró-vida.

A estagiária trabalha na Câmara há duas semanas. Ela foi contratada por indicação de Alexandre Bobadra (PL), que teve o mandato cassado no fim de junho pela Justiça Eleitoral no Rio Grande do Sul. A decisão considerou que ele cometeu abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social nas eleições de 2020.

O que diz Radde

Nas redes sociais, Leonel Radde, que é pré-candidato a deputado estadual, disse que já teve embates com a estagiária anteriormente. O vereador lembrou dois episódios — um deles seria a invasão da Câmara no ano passado pelo movimento antivacina, e outro em discussão sobre urnas eletrônicas. Para o parlamentar, a denúncia é uma tentativa de atingi-lo politicamente e manchar sua reputação.

Na ocorrência contra a estagiária, Radde disse que a jovem é "suspeita". O vereador explicou que, no momento em questão, passou pelo corredor onde estavam diversas pessoas para "acessar a foto oficial do evento", e afirmou ter requisitado imagens das câmeras de segurança do local.

"Utilizar uma pauta tão importante para violência política é no mínimo nojento", escreveu no Twitter.

Estagiária diz que Radde tenta politizar o caso

As declarações de Radde são negadas pela denunciante, que acusa o parlamentar de curtir comentários de pessoas a criticando e dizendo que ela teria "interesses amorosos" no político. Para a jovem, o vereador — que "tem histórico agressivo" — tenta politizar o caso.

"A primeira coisa que ele fez [quando soube da denúncia] foi tentar politizar. Isso não tem a ver com política. A gente não estava no debate, estávamos no momento de celebração na Câmara. Eu nunca precisei fazer esse tipo de acusação. Eu sou uma das pessoas que mais critica falsas acusações porque isso acaba dando brecha para descredibilizar acusações verdadeiras como a minha. Então é o objetivo dele, tirar o foco principal, que foi a importunação sexual, e muitas pessoas estão caindo nisso", disse a jovem a Universa.

Segundo a estagiária, o político também está usando de seu "poder" para fazê-la perder o emprego na Câmara, onde ela não retornou desde segunda-feira após o episódio. A denunciante disse ainda que está passando com o psicólogo em razão do caso.

"Eu não sei qual foi a real motivação dele para fazer isso. Não sei se ele quis realmente me importunar sexualmente, não sei se ele quis me provocar para alguma coisa, para que eu fizesse algo para perder o meu estágio. Porque agora ele está usando do poder dele para me ameaçar de perder o estágio como ele falou ontem na entrevista que ele concedeu [a um veículo de comunicação]. Não sei o que ele queria de fato, mas eu sei o que eu senti, eu posso falar por mim."