Topo

Cólica forte e dor no sexo: sintomas da endometriose, doença de Anitta

Rafaela Polo

De Universa, São Paulo

08/07/2022 08h49

A cantora Anitta, que está fazendo uma turnê na Europa, usou sua conta no Twitter na noite de quinta-feira (7) para desabafar sobre as fortes dores que sente há nove anos, consequência de uma endometriose. A cantora falou em seus posts que não consegue nem se concentrar porque "a dor fala mais alto". Ela também fez um apelo para que as mulheres tenham mais informações sobre a doença.

Consultada por Universa, a ginecologista Carolina Ambrogini, da coordenadora do Projeto Afrodite, ambulatório de sexualidade feminina na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) explica que as dores agudas são características da doença. É comum também incômodo intenso durante o sexo. "Desconfia-se da endometriose quando a paciente sente dores menstruais intensas, que não melhoram com analgésicos. Ou ainda, que sentem dores mesmo com o uso de contraceptivos hormonais, como a pílula", diz a ginecologista Carolina Ambrogini.

Em seu relato, Anitta contou que não conseguia nem dormir em um voo dos Estados Unidos para a Europa de tanta dor. "Você não consegue se concentrar num livro, num filme, nada. Só dar Google em como resolver (...)", contou.

Dificuldade no diagnóstico

Em meio a seu desabafo, a cantora disse que nunca pediram a ela nenhuma ressonância magnética, um dos exames que pode detectar o problema. "Nove anos dessa novela e eu já tentei tudo que todos os tipos de médicos já falaram. Todas as dicas, conselhos, técnicas que os médicos deram ou do Google. E nada (...) Nunca me pediram uma ressonância", escreveu.

Carolina diz que é importante fazer exames físicos com o ginecologista para ter o diagnóstico da doença, especialmente um direcionado. "Nesse, conseguimos sentir nódulos nos ligamentos do útero, o órgão fica fixo. Esse exame é importante. E costumamos pedir também uma ressonância magnética, pois o ultrassom normal não vê endometriose", explica a especialista.

Infertilidade e cirurgia para casos crônicos

"A pior consequência da endometriose é a infertilidade, porque pode gerar aderência nas tubas e impedir a permeabilidade. Esse é o local onde o espermatozóide encontra o óvulo", explica a médica. Ela ainda reforça que a principal fonte de informação da doença tem que ser o ginecologista. "Ele pode investigar melhor, porque nem toda dor será endometriose", explica.

Segundo a médica, casos que levam a cirurgia, como o de Anitta, são de endometriose crônicas. "O procedimento é feito por laparoscopia, porque nesses casos existe o comprometimento de várias áreas da pelve e intestinal", diz Carolina. Em outros, pode ser feito um tratamento com a interrupção da menstruação ou DIU hormonal.