Topo

Mar, piscina, rio: quais os riscos e que cuidados ter ao transar na água?

Rafaela Polo

De Universa, São Paulo

05/07/2022 04h00

Chegou a hora da primeira vez em Jove e Juma. No capitulo de segunda-feira (4), Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa) protagonizaram sua primeira cena de sexo. E, com aqueles cenários paradíacos de "Pantanal", a pegação rolou até dentro da água do rio. Com muitas declarações de amor, o casal protagonizou uma cena muito mais romântica do que sexy, mas deu para os telespectadores a visão intensa daquela relação.

Mas o que é bom para a dramaturgia, nem sempre é confortável e prazeroso na vida real. Especialistas afirmam que a atividade tira a lubrificação natural da mulher e pode até causar doenças.

"O grande risco, pensando em piscinas, é o cloro. Ele pode alterar a flora vaginal da mulher e, com isso, nos tornamos mais suscetíveis a contrair algum tipo de bactéria. É comum mulheres terem candidíase por conta disso", diz a sexóloga Michelle Sampaio, psicóloga especialista em sexualidade humana pela Faculdade de Medicina da USP.

Para a sexóloga e terapeuta de casais Lelah Monteiro, o mar pode até causar ardência na região. "É necessário um cuidado a mais. A água tira a lubrificação natural da mulher, e se for salgada, pode ficar ardido. Ao terminar, lave a região com água fria e corrente", ensina a especialista.

Esse atrito por falta de lubrificação pode causar danos à região vaginal e ao preservativo. "Pode favorecer o surgimento de microfissuras, que podemos nem perceber, mas que facilita a entrada de microorganimos". O mesmo acontece com a camisinha. "Por estar mais seco, por causa da ausência do lubrificante na água, tem mais atrito e favorece a possibilidade de ruptura", diz Michelle.

Quero colocar a fantasia em prática

Se mesmo com esses avisos você ainda tem vontade de tentar, ficam algumas dicas das especialistas. "Faça sexo em um lugar onde você saiba que a água é tratada e limpa", diz Michelle. Assim, você garante, pelo menos, a segurança em um dos pontos do sexo.

Já para Lelah, o cuidado tem que ser com o pós. "Se fez sexo na água, use lubrificante na próxima vez que transarem em terra firme. Assim, vocês podem aliviar a ardência que pode surgir com a atividade anterior", completa a sexóloga.