Topo

Após 2 burnout, ela dá curso para lidar com doença: 'Perfeição não existe'

Carol Milters, 34 anos, escreveu dois livros sobre sua experiência com a síndrome - Divulgação
Carol Milters, 34 anos, escreveu dois livros sobre sua experiência com a síndrome Imagem: Divulgação

Fernando Barros

Colaboração para Universa, de Salvador (BA)

04/07/2022 04h00Atualizada em 04/07/2022 17h18

Existe vida após a síndrome de burnout. É com essa máxima que a escritora Carol Milters, 34 anos, celebra sua jornada e busca inspirar outras pessoas. Natural de Porto Alegre (RS) e publicitária de formação, ela desenvolveu a doença, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, duas vezes. A primeira foi entre 2014 e 2015, quando atuava no Rio Grande do Sul, e a segunda, em 2017, trabalhando na Holanda, onde vive desde então.

Em seu primeiro episódio de burnout, Carol tinha 26 anos e cuidava de um serviço de consultoria estratégica em uma empresa de tecnologia e marketing. Ela havia acabado de assumir a gestão de uma equipe e acumulava responsabilidades em uma rotina dividida entre reuniões com clientes, gerenciamento de projetos e diversos problemas operacionais para resolver. Além disso, sempre estava disponível para gestores, colegas e clientes por e-mail, telefone e skype, numa lógica de trabalho "always on". A empresa estava crescendo rapidamente e, enxergando ali uma oportunidade de se destacar e ser reconhecida, Carol ficou obcecada pelo trabalho.

Contribuiu para isso o fato de estar num ambiente em que ser workaholic era não só permitido como também incentivado. Ela trabalhava diretamente com pessoas que eram viciadas em trabalhar e havia um culto interno de que ser assim era o melhor: era sinônimo de força e capacidade. "Responder um e-mail às 2h da manhã era um sinal de que você se importava com a empresa. Ir embora do escritório todos os dias antes das 19h era visto como falta de dedicação, como um colaborador que só está ali para bater ponto", conta Carol, em entrevista a Universa.

Com essa cultura de disponibilidade somada à sobrecarga de trabalho, os primeiros sinais de que algo não ia bem começaram a surgir. "A amigdalite virou minha parceira: quase todo mês, minha garganta inflamava. Tive também infecções intestinais e o meu sono estava totalmente desregulado", lembra.

Carol - Divulgação - Divulgação
Publicitária de formação, Carol desenvolveu a doença duas vezes, uma delas enquanto estava vivendo na Holanda
Imagem: Divulgação

Não demorou e vieram as crises de pânico e ansiedade. "Comecei a me isolar da minha própria equipe e não interagia mais com as pessoas como antes. Tinha vontade de chorar, uma sensação de vazio e passei a me sentir incompetente e burra. Esquecia as coisas e sentia que meu cérebro não estava mais dando conta", diz Carol.

'Achei que mudar de país resolveria tudo'

A gaúcha chegou a se afastar temporariamente do trabalho para cuidar da saúde, mas pouco tempo depois foi desligada da empresa. Frustrada e ainda tentando se recompor do esgotamento que vivenciou, Carol pegou um dinheiro que tinha economizado e resolveu fazer um período sabático de um ano e meio. Em uma viagem de quatro meses pela Europa, em 2016, decidiu que iria morar fora do Brasil e se mudou para a Holanda no início de 2017.

"Achei que, mudando de país, tudo estaria resolvido. Uma semana após dar entrada na residência aqui na Holanda, eu já estava trabalhando de novo, na mesma área. No entanto, eu ainda não tinha elaborado tudo o que havia acontecido no Brasil e comecei a apresentar sintomas de estresse pós-traumático", recorda. Ver objetos que a faziam lembrar da empresa, por exemplo, lhe causava febre instantaneamente.

Mesmo tentando não se sobrecarregar e exercitando impor limites em seu novo emprego, Carol entrou em um novo quadro de exaustão. Voltou a se sentir fraca, impotente e teve crises de pânico e ansiedade novamente. Com isso, acabou se afastando do trabalho, não saía de casa e passava 20 horas na cama. Por algumas semanas, só saía do quarto para comer e ir ao banheiro.

Ao final do contrato de um ano com a empresa em que trabalhava na Holanda, seu gestor comunicou que não iriam renovar e ela se viu desempregada pela segunda vez em meio a um burnout. Foi a psicoterapia que ajudou Carol a navegar pela instabilidade, entender quem era ela e lidar com as suas próprias emoções. Ela também precisou usar medicação para depressão e ansiedade generalizada e passar por uma terapia específica para traumas e fobias.

'Me reencontrei por meio da escrita'

Carol - Divulgação - Divulgação
Carol Milters: 'Na escrita, me reencontrei e consegui acessar coisas que as outras terapias não alcançavam'
Imagem: Divulgação

O tratamento, segundo Carol, foi fundamental para que ela pudesse restabelecer um ritmo de trabalho sem ter tanto medo de adoecer de novo. A escrita teve outro papel importante nesse processo. Enquanto estava de cama e só conseguia ler e dormir, ela teve contato com o livro "O Caminho do Artista", de Julia Cameron, onde a autora propõe exercícios para estimular a criatividade e um deles é o de escrever diariamente.

Carol começou a escrever logo ao acordar, o que para ela foi um processo de descoberta. "Na escrita, me reencontrei e consegui acessar coisas que as outras terapias não alcançavam, porque era eu comigo mesma, sem filtros ou julgamentos", afirma. Desses escritos, nasceu o seu primeiro livro, "Minhas Páginas Matinais: Crônicas da Síndrome de Burnout", lançado em 2020.

O livro já foi vendido em 16 países, em inglês e português, e documenta sua jornada enfrentando o esgotamento causado pelo excesso de estresse no trabalho. Agora, Carol está lançando o seu segundo livro, "Um passo por dia: Meditações para (re)começar, sempre que preciso", em inglês. A versão em português sai entre julho e agosto deste ano.

Além dos livros, Carol também conta sua história com a síndrome de burnout nas redes sociais. "Quando comecei a ler e estudar sobre a doença, entendi que passar por isso não era culpa minha e que existem responsabilidades compartilhadas entre indivíduo, empresa e sociedade como um todo nessa questão." Por isso, hoje ela compartilha suas vivências e propõe uma reflexão coletiva sobre a nossa cultura de trabalho em seus perfis no Instagram, Twitter e YouTube.

Grupo de apoio online

Como defensora da causa, Carol espera que a síndrome de burnout não seja banalizada e que todos possam entender que é um problema sério, que requer cuidado, pesquisa, informação e acolhimento. Para ajudar outras pessoas que passam pela doença, a escritora fundou em outubro de 2020 um grupo de apoio online, o "Burnoutados Anônimos".

Os encontros têm 2h de duração e acontecem uma vez por mês de forma gratuita e confidencial através de uma plataforma de videoconferências. Ela conta que criou o grupo para aliviar a sensação de solidão que acomete muitos que enfrentam a síndrome e que os encontros funcionam como um espaço para falarem a mesma língua, chorar e rir juntos, compartilhar vitórias, derrotas, progressos e recaídas.

"O esgotamento começa no trabalho, mas afeta uma vida inteira: a família, a carreira, os relacionamentos, as finanças, as amizades e a autoestima. Ali nos enxergamos como tendo algo que nos une, mas ao mesmo tempo eu tento passar a ideia de que todos nós somos muito mais do que o nosso burnout", destaca Carol. Cada encontro reúne em média 25 a 40 participantes e, até o final de 2021, mais de 90% eram mulheres.

Além do grupo, Carol promove anualmente desde 2020, entre o final de novembro e início de dezembro, a Semana da Conscientização da Burnout, um evento online, gratuito e sem fins lucrativos que reúne pesquisadores, especialistas e pessoas que viveram a síndrome para discutir o tema e ampliar o conhecimento sobre a doença.

Carol - Divulgação - Divulgação
Além do grupo, Carol promove anualmente desde 2020, entre o final de novembro e início de dezembro, a Semana da Conscientização da Burnout
Imagem: Divulgação

Somando 800 inscritos nas duas edições, os painéis são transmitidos pelo YouTube em inglês e português e na edição do ano passado contou com o patrocínio da empresa de bem-estar e saúde mental Zenklub, para cobrir custos com tecnologia e serviços. A parceria também rendeu um curso sobre síndrome de burnout e a relação com o trabalho, disponível gratuitamente na plataforma da startup.

Com quatro módulos, 2h de duração e emissão de certificado no final, o curso é voltado para profissionais de todas as áreas, desde níveis operacionais a lideranças, especialistas em saúde e segurança do trabalho e gestores de recursos humanos. Nas aulas, Carol apresenta como o burnout pode afetar a saúde das pessoas e traz informações e exercícios sobre práticas para prevenir e combater a doença.

Hoje, recuperada, depois de passar duas vezes pela síndrome, e ajudando a conscientizar sobre a doença, seja em suas redes sociais, nos livros que escreveu, nos eventos que participa e no grupo que organiza, Carol diz que leva muitos aprendizados dessa jornada, como o de que é possível realizar coisas maravilhosas e contribuir para o mundo sem precisar se esgotar.

"Aprendi também que a nossa cultura do trabalho está adoecida e todos nós podemos reescrever essa história, um passinho por dia, um dia de cada vez. Mais: que as nossas vulnerabilidades nos unem, que perfeição não existe e que cada vitória merece ser celebrada", finaliza.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.