Topo

Youtuber se emociona com boneca travesti inspirada nela: 'Sonho possível'

Boneca personalizada foi pensada em parceria com artesã Imagem: Reprodução/Instagram

Pietra Carvalho

De Universa, em São Paulo

04/07/2022 21h37

Bárbara Iara Hugo, 34, fez sucesso nas redes sociais ao compartilhar uma boneca personalizada, inspirada nela, feita por uma artesã. Mulher trans e preta, a youtuber falou com Universa sobre o projeto e disse ter realizado um sonho de infância ao ver sua representação em tricô.

"Eu vi no Twitter algumas bonecas de tricô, bonecas adultas. Nada relacionado a erotismo, mas eram bonecas que estavam peladas, tanto homens quanto bonecas cisgênero. E existe essa dificuldade que a gente tem de encontrar objetos espelhos de nós, pessoas trans. Nisso, eu brinquei postando: 'Se alguém quiser fizer uma trans dessa pra mim, eu vou ficar muito feliz'. E uma amiga, Nathalie, me indicou a Mari", detalhou Bárbara.

Ela planejou cada detalhe em conjunto com a artesã Mari Kazi, que faz o trabalho em tricô e kanekalon, um material sintético que imita fios de cabelo naturais.

"A gente foi conversando sobre a possibilidade de fazer a boneca e ela topou na hora. É muito interessante pra gente, pessoas trans, que nós tenhamos aliados e aliadas cisgênero, porque sem eles a gente não luta; e ela, enquanto pessoa cisgênero, super topou", contou.

A youtuber, mestranda em educação, explicou que, ao planejar o corpo da boneca, quis ir além de apenas moldar seios e um pênis, inserindo também uma cauda de sereia por cima, símbolo significativo para ela.

"Em vez de ser só uma imagem de uma mulher trans com seios e com pênis, a gente atribuiu também a imagem da sereia, que para mim, é de suma importância, porque ela também é um símbolo mitológico de quem somos nós, as travestis e pessoas trans", detalhou Bárbara.

A imagem mitológica, inclusive, foi escolhida como emoji representativo da cantora Linn da Quebrada no "BBB 22". "Lina e eu somos amigas há muitos anos a gente conversa muito sobre essa história. Ela inclusive tem uma música chamada 'Serei A' que trata das nossas vivências", lembra ela, dona do perfil Trava no Controle, sobre a colaboração da artista com Liniker.

As cores da boneca de Bárbara também foram pensadas de forma simbólica, destacando as cores da bandeira trans, rosa e azul, na cauda e nos cabelos.

"Eu tentei fazer um relato de cunho pessoal. Eu brincava com bonecas quando era criança, em especial de uma prima minha, escondida, porque eu tinha medo de que as pessoas, especialmente meu pai, soubessem do meu interesse por bonecas. E era aquele desejo reprimido. Em algum momento da vida adulta, depois da transição, a gente consegue rever, revisitar esses sonhos, que, outra hora, estiveram reprimidos e agora são sonhos possíveis de se tornar realidade", comemorou.

A boneca ela tem essa questão do espelhamento com o meu corpo, da minha autoimagem, e uma sugestão de autoimagem possível, porque nós pessoas trans vivemos de forma 'encarnada', construindo a própria imagem, sobretudo nós vivemos essa situação.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Youtuber se emociona com boneca travesti inspirada nela: 'Sonho possível' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


LGBTQIA+