Topo

Menina de 11 anos, grávida de gêmeos do padrasto, passa por aborto no PI

A menina realizou o aborto legal na maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina - Cortesia/Cidadeverde.com
A menina realizou o aborto legal na maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina Imagem: Cortesia/Cidadeverde.com

Yala Sena

Colaboração para Universa, em Teresina

24/06/2022 20h19Atualizada em 24/06/2022 20h33

Uma criança de 11 anos, grávida de gêmeos, foi submetida a um aborto legal na maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina (PI). Ela foi vítima de estupro do próprio padrasto, de 35 anos, e já estava com 12 semanas de gestação. O procedimento foi realizado após acompanhamento médico e de psicólogos.

De acordo com o delegado Felipe Andrade, responsável por investigar o caso, o homem mantinha um relacionamento com a mãe da vítima há cerca de um ano e aproveitava ausência dela para estuprar a menina na casa da família, que vive em Tanque do Piauí, a 211 km de Teresina. A denúncia foi feita pelo Conselho Tutelar do município.

Segundo o promotor que acompanha o caso, José William Pereira Luz, a família e a vítima consentiram pela interrupção da gravidez.

As equipes médicas, psicológicas e assistentes sociais recomendaram que a vítima não tinha condições físicas e nem psicológicas para seguir com a gravidez, por isso que houve a recomendação técnica para realização da interrupção da gravidez.
José William Pereira Luz, promotor de Justiça

"Existem fases que vão desde a constatação da gravidez até o acompanhamento psicológico. Quem decide sobre o aborto é a família e a equipe médica. Essas fases são para proteger a vítima e não temos intenção de burocratizar", disse o profissional.

Em nota, a direção da maternidade Dona Evangelina Rosa informou que a menina passa bem e está sob cuidados de equipe multiprofissional.

"Enfatizamos, porém, que a mesma está sob cuidados de equipe multiprofissional e tudo o que for necessário será realizado em seu devido tempo, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e conforme a lei estabelece", diz a nota.