Topo

Deputada questiona delegado que liberou procurador que espancou chefe

Do UOL, em São Paulo

23/06/2022 17h44

A deputada estadual de São Paulo Isa Penna (PCdoB) foi até o município de Registro (SP) questionar o delegado Fernando Carvalho Gregório sobre suas decisões no caso do procurador Demétrius Oliveira Macedo, 34, gravado agredindo a chefe, a procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros, 39.

"Você está me dizendo que você olhou para a cara daquela mulher, que está com o olho roxo, que nunca vai esquecer isso na vida dela, e você mandou ela para casa e liberou o agressor dela? É isso que você está me dizendo? Sem pedir uma medida protetiva que fosse? E você se chama de servidor público? Você acredita que está servindo a quem aqui?", questionou a deputada, que participava de uma manifestação no local para cobrar providências.

Por meio de nota, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo criticou a atitude da parlamentar. A organização disse repudiar a ação da parlamentar q"ue desrespeita não somente o delegado do caso, mas também toda a polícia civil".

"O meio utilizado pela parlamentar para se insurgir contra as providências de Polícia Judiciária tomadas acerca dos fatos é inadmissível, totalmente inadequado e ultrapassou os limites da imunidade e prerrogativa do seu mandato", disseram.

Demétrius foi preso hoje após ser encontrado em uma clínica em Itapecerica da Serra, Região Metropolitana de São Paulo. Dois promotores do Ministério Público de São Paulo foram escalados para acompanhar os desdobramentos do caso.

O inquérito policial instaurado para apurar o caso reuniu fotos e vídeos da agressão, além de depoimento da procuradora-geral, para fundamentar o pedido de prisão preventiva.

Segundo o boletim de ocorrência registrado por Gabriela, a agressão ocorreu após ela solicitar a abertura de um processo administrativo contra o colega devido a sua postura no ambiente de trabalho "hostil e grosseira". O homem não teria gostado da atitude da profissional e foi à sala dela tirar satisfação.

Em entrevista a Universa, Gabriela afirmou que se sentia aliviada com a decisão da Justiça.

Ela disse que acredita na possibilidade de seu colega não aceitar ser comandado por mulheres, já que ele vinha demonstrando descontentamento no trabalho desde 2019, quando uma mulher assumiu o cargo de chefia da Procuradoria-geral do município — cargo até então historicamente ocupado por homens. Gabriela assumiu o cargo em 2021, sendo a segunda mulher na chefia da área.

Não tolere violência

O Ligue 190 é o número de emergência indicado para quem estiver presenciando uma situação de agressão. A Polícia Militar poderá agir imediatamente e levar o agressor a uma delegacia.

Também é possível pedir ajuda e se informar pelo número 180, do governo federal, criado para mulheres que estão passando por situações de violência. A Central de Atendimento à Mulher funciona em todo o país e também no exterior, 24 horas por dia. A ligação é gratuita.

O Ligue 180 recebe denúncias, dá orientação de especialistas e encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. Também é possível acionar esse serviço pelo WhatsApp. Nesse caso, acesse o (61) 99656-5008.