Topo

Conversa de Portão #61: Você também é um jovem endividado?

De Universa, em São Paulo

18/06/2022 04h00

O Governo Bolsonaro é o primeiro desde o Plano Real a terminar o mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando começou. Neste episódio de Conversa de Portão, Mari Ferreira, especialista em educação financeira, analisa o cenário atual de endividamento dos brasileiros e fala da importância da educação financeira para garantirmos tranquilidade na velhice.

"Do jeito que estamos caminhando vamos ter, na velhice, uma vida de dependência de programas sociais e de familiares", diz a consultora. "Temos que entender a necessidade e a urgência de olhar para os números e querer sair dessa situação para que tenhamos uma vida melhor" (a partir de 3:44 do arquivo acima).

Como efeito da diminuição da renda, dados do final de 2021 do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que 46% dos brasileiros excessivamente endividados são jovens entre 25 e 29 anos, e 19% de quem está endividado segue também na faixa dos 18 aos 24 anos. "E as pessoas pretas e de periferia ainda sofrem mais porque temos um passado complicado em que a educação financeira nunca foi prioridade" (a partir de 12:28 do arquivo acima).

Segundo ela, planejar as finanças é um assunto que machuca. "Tem dívidas que você talvez não consiga pagar agora e não esteja bem para resolver nesse momento. É importante respeitar o seu tempo, mas focar nisso assim que for possível para frear a bola de neve. Isso faz um bem muito grande até para as nossas noites de sono" (a partir de 14:04 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.