Topo

Turma do 'reclama' ou do 'resolve': como cada signo age diante das tretas?

Ainda que não faça muito sentido, tem gente que prefere ficar só nas reclamações, enquanto outros partem direto para a resolução dos imprevistos - iStock
Ainda que não faça muito sentido, tem gente que prefere ficar só nas reclamações, enquanto outros partem direto para a resolução dos imprevistos Imagem: iStock

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa

15/06/2022 04h00

Quem nunca reclamou de qualquer situação que atire a primeira pedra. O ato de verbalizar indignação alivia, desestressa e parece até tornar tudo mais leve. Porém, de que adianta só ficar reclamando daquilo que incomoda e não fazer nada para mudar?

Ainda que não faça muito sentido, tem gente que prefere ficar só nas reclamações, enquanto outros partem direto para a resolução dos imprevistos.

Para a astrologia, essa atitude pode ser explicada por Marte, o planeta da ação. Assim, além de checar em que signo ele está no mapa astral, vale prestar atenção na casa ocupada por Marte para entender seu reflexo em nossa vida - e, consequentemente, como costumamos agir.

Apesar da análise do mapa astral trazer respostas mais assertivas, é possível identificar algumas características apenas pelo signo solar. É o que mostra a astróloga Soraia Brito, do AstroRegis, que conta quais são os signos reclamões e, também, os que não demoram para encontrar soluções.

Quem reclama e quem resolve, segundo o zodíaco

  • Áries: resolve

Dificilmente o ariano reclama diante de problemas. Para Áries, a vida é encarada como um desafio e, quanto mais ele se mantém em movimento, mais se sente forte. Por sua agilidade e rapidez, muitas vezes o ariano faz até o que não deve, mas sempre sem se queixar, pois é cheio de energia e adora ir à luta.

  • Touro: reclama

Se precisar deixar sua zona de conforto, o taurino reclamar muito e demora para resolver a questão. No mundo perfeito, inclusive, Touro adora que alguém solucione os problemas por ele, para não ter que sair do seu quadrado.

  • Gêmeos: reclama

O grande comunicador do zodíaco pensa demais para colocar em ação suas ideias e soluções. Se puder negociar, conduz para que o outro faça qualquer tarefa para ele, ficando apenas com o que realmente interessa. Porém, se precisar realmente tomar uma atitude, logo se cansa e reclama da situação.

  • Câncer: resolve

Quem é de Câncer faz tudo o que é preciso, mas sempre espera algo de volta. O canceriano é focado e precisa de estabilidade, além de ter por perto pessoas em quem confia e um ambiente tranquilo para conseguir tomar decisões. Ele só vai reclamar se não houver cooperação ou não receber um "obrigado" pela ajuda.

  • Leão: resolve

Não só toma atitudes diante de problemas como é sempre ele quem dá a última palavra. Ainda assim, o leonino prefere liderar e colocar os outros na solução do problema de um jeito dramaturgo, para todos apreciarem sua performance. Apesar disso, não costuma reclamar.

  • Virgem: resolve

Pragmático que é, o virginiano sempre soluciona qualquer empecilho, preferindo fazer isso sozinho - afinal, tem seu próprio cronograma para seguir. Com praticidade e mente analítica, ele vai resolver tudo (tanto dele, quanto dos outros), sem reclamar, desde que não seja pressionado.

  • Libra: reclama

Indeciso, o libriano não quer desagradar e acaba jogando a decisão para outra pessoa. Se precisar que apoie e aconselhe, por ele, tudo bem, mas que ninguém espere uma decisão de sua parte. Libra vai reclamar (e muito!), porém, só quando estiver sozinho.

  • Escorpião: reclama

O escorpiano tem um jeito peculiar de agir: sua reclamação é sumir por um tempo, sem dar notícias, ou ficar em silêncio. Reservado, ele não é de resolver, mas costuma agir estrategicamente, sem nenhuma companhia. Em casos de problemas mais sérios, prefere "ficar na sua" e deixar o tempo trazer a solução.

  • Sagitário: depende

Para o sagitariano, a sorte e o otimismo resolvem tudo. O nativo do signo até fala que vai ajudar a solucionar, mas acaba se esquecendo diante de tantas promessas. Além disso, é bastante reclamão, mas de um jeito tão inteligente que os outros encarar sua objeção como um desabafo.

  • Capricórnio: resolve

O capricorniano não foge das resoluções e faz tudo com praticidade, sempre sozinho. O seu jeito de destrinchar algo pode não agradar a todo mundo, mas ele tende a não se importar com isso. Capricórnio também não tem o hábito de reclamar ou fazer drama.

  • Aquário: resolve

A turma de Aquário resolve, desde que haja uma rede de apoio por trás. Isso porque, no fundo, o aquariano já tem a resposta, mas ainda assim prefere ouvir a opinião de quem confia, para se certificar. Ele só vai reclamar (e raramente) se não tiver cooperação ou se precisar ir e vir várias vezes para desenrolar qualquer questão.

  • Peixes: reclama

O pisciano não quer resolver e nem entende porque deveria fazer isso. Poeta, ele vive em mundo mágico, das ideias, e espera não ter de sair dali para solucionar problemas. Seu jeito de reclamar é sumir em seu universo particular, pois entende que sua única contribuição é distribuir amor. Agora, se não for compreendido e correspondido, reclama sem parar.