Topo

Do jeito que ficou vestido de Marilyn Moroe usado por Kim, há conserto?

Kim Kardashian com a peça, no tapete vermelho do Met Gala - Getty Images
Kim Kardashian com a peça, no tapete vermelho do Met Gala Imagem: Getty Images

Nathália Geraldo

De Universa, em São Paulo

14/06/2022 17h39Atualizada em 15/06/2022 12h59

O vestido histórico usado por Marilyn Monroe para desejar "happy birthday" ao então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em 1962, está danificado. E a responsabilidade, ao que parece, é de Kim Kardashian, que usou a peça no Met Gala 2022. Pelo menos cinco publicações no perfil The Marilyn Monroe Collection, no Instagram, mostram o dano: nas costas, o tecido da área do zíper está está esgarçado e com rasgos e há o registro de algumas aplicações descosturadas.

Nas redes sociais, se acumulam críticas à influenciadora, por ela ter estragado a peça às custas de uma aparição durante o evento. Ela vestiu o original para pisar no tapete vermelho e, depois, trocou por uma réplica. "Quanto vale estragar a história?", perguntou um usuário das redes, ao comentar sobre o assunto. Apesar de a avaria ter causado polêmica, pode haver uma saída para que o vestido seja reparado, dizem costureiras consultadas por Universa. Veja.

Vestido usado por Kardashian no Met Gala: há como reparar?

Professora de costura e dona do perfil do Instagram @EstiLisotModaEscola, Elisa Lisot explica que é possível fazer um reparo, mas ele reduziria o tamanho original do vestido usado por Marilyn. "Dá para tirar aquela parte danificada com uma costura invisível, feita à mão. Ficaria pelo menos 1 centímetro menor, mas o jeito seria dobrar o tecido para dentro e arrematar a pedraria costurando uma a uma, para que elas não caiam ao serem costuradas com uma linha única."

Na avaliação da costureira, o desgaste no tecido é bem visível, mas o zíper, por exemplo, não precisaria ser trocado.

Para Alana Santos, também professora de costura (@alanasantosblogger), a exposição dos pequenos rasgos na peça datada de 1960 evidenciam o quanto preservá-la era importante, especialmente para que a história contada por meio da peça permanecesse sendo reverenciada.

"Ensino para minhas alunas que temos que tomar cuidado com o tecido. Até o furo da agulha, dependendo dele, pode ficar marcado quando se desmancha a costura. Não sei qual é o tecido do vestido da Marilyn, mas é visível que a trama se desfez", explica. "Caso precisasse recuperá-lo usando o mesmo, talvez não fosse possível, porque nem sempre os tecidos parecidos têm a mesma composição."

Por que Kim usou?

kim - Greg Swales/Vogue - Greg Swales/Vogue
Kim Kardashian
Imagem: Greg Swales/Vogue

Acostumada a chamar atenção nos tapetes vermelhos das premiações e eventos, Kim apostou na peça para traduzir a cultura americana em um look. "A ideia surgiu imediatamente após a gala em setembro do ano passado", disse à revista "Vogue" americana, à época do Met Gala. "Qual é a coisa mais americana que eu consigo imaginar? Essa coisa acabou por ser Marylin Monroe."

Para que o vestido servisse, Kim Kardashian revelou à imprensa que emagreceu sete quilos. Como, ainda assim, a peça não ficou totalmente confortável, ela precisou colocar um casaco branco no look para cobrir a área do zíper.

Na opinião de Elisa, o vestido usado por Marilyn tem um valor cultural que, agora, foi colocado em xeque. "Não diria que é só um vestido. Ela rasgou um pedacinho, mas aquilo é uma peça que tem uma riqueza, para estudo de pessoas da Moda e da costura." Alana avalia que a tentativa de Kim era de "fazer parte de um momento histórico que era da Marilyn".

"Fez isso mas, neste caso, danificando. Se fosse um acessório, um brinco, e isso não acontecesse... Se existe, é para conservar. Se fez para homenagear, o que aconteceu faz com que ela deixe de ser coerente com a ideia."