Topo

Influencer trans se emociona com convite para SPFW; 'Corpo como potência'

Giovanna Heliodoro vai desfilar para a marca LED na SPFW - Divulgação
Giovanna Heliodoro vai desfilar para a marca LED na SPFW Imagem: Divulgação

02/06/2022 10h44

Começou na terça-feira (31) um dos eventos de moda mais importantes do país, a São Paulo Fashion Week. Por muitos anos, os desfiles foram marcados por casting padrões, mas isso está mudando com o passar dos anos. Em 2022 teremos, por exemplo, Giovanna Heliodoro, 25 anos, uma travesti preta, na passarela.

"Nunca sonhei em ser modelo de passarela. Sei que a carreira tem seus dilemas e enfrentamentos, ainda mais para pessoas negras. Minha questão sempre foi me reconhecer como um corpo possível nos lugares. Travestis são colocadas em uma posição de não alternativa", conta em entrevista à Universa. Em seu Instagram, a influencer fez um post emocionado contando a novidade.

"Reconhecimento da minha intelectualidade"

Ela conta, inclusive, que foi a dificuldade de ver possibilidades para ela que a fez criar conteúdos online. "Ao longo desses seis anos que trabalho com a internet, via mulheres trans brancas falando de suas vivências, e eu amava. Mas elas fizeram o processo de cirurgia e terapia hormonal muito cedo, algo que não era a minha realidade. Então passei a fazer um conteúdo que que me colocava na mídia em um papel de protagonista, com reconhecimento da minha intelectualidade", conta.

Giovanna já tinha feito campanhas publicitárias e seu convite veio direto do fundador da marca mineira LED. "Eu recebi um convite direito, quando as peças da coleção estavam sendo feitas. Pensei que tinha sido chamada só porque me viu em sua loja, mas não, ele seguiu me mandando mensagens e percebi que era sério", disse. Giovanna, que tem amigas que são modelos de passarela, sabe o quanto é difícil conseguir uma vaga. "Meu convite veio de um lugar específico e me fez entender essa potência", conta.

O desfile da marca acontece no sábado, dia 4 de junho. Mas a ansiedade já está batendo forte. "Estou naquele momento em que o desfile está se aproximando e fico pensando 'e se eu tropeçar? E se não for como eu pensei?'. To ansiosa e entendendo que o que tiver que acontecer, vai acontecer", diz.