Topo

Luiza Brunet faz 60, posta nude e vibra: 'Orgulho da mulher que me tornei'

Luiza Brunet comemora 60 anos com foto nua - Reprodução/Instagram
Luiza Brunet comemora 60 anos com foto nua Imagem: Reprodução/Instagram

Luiza Souto

De Universa

25/05/2022 15h18

Como uma gemininana raiz, Luiza Brunet já avisa logo no início da conversa com Universa que idade para ela é apenas um número, porque tem cabeça e espírito jovens, tal qual a mãe, dona Alzira, de 81. Tanto que escolheu uma foto nua, datada de 1984, para mostrar que segue com mesmo vigor a chegada de seus 60 anos, comemorados nesta terça-feira (24). "E recebi muito elogio. Postei para mostrar como estou ativa", brinca.

A imagem foi feita pelo seu ex-marido, o argentino Armando Fernandez, pai de Yasmin e Antônio Brunet, durante a lua-de-mel do casal, e que foi ampliada e emoldurada por ele, como presente de aniversário.

"Achei tão significativo ter uma foto retratada por ele, e que depois de tantos anos ver que não estou muito longe daquela figura. Tenho orgulho da mulher de 60 anos que me tornei física, mental, emocional e profissionalmente, e com uma causa."

Hoje ativista pelos direitos da mulher, a modelo diz que segue os exemplos da mãe, "uma mulher que tem a cabeça jovial, apesar de tudo que passou na vida", para aceitar bem o passar dos anos: a idosa faz caminhada todo dia, gosta de jogar cartas, palavra cruzada, tem um monte de amigo e ainda namora. E aponta outras inspirações.

"A gente tem que escolher o que a gente quer ser no futuro. Me inspiro demais em mulheres como Fernanda Montenegro, Marieta Severo e Costanza Pascolato, que falam de coisas importantes, que agregam."

Menopausa não é fácil, mas pode ser contornada

Logo depois de celebrar toda jovialidade, Luiza admite, no entanto, que o caminho não é fácil, principalmente quando se chega na menopausa. Na avaliação dela, a mulher deve ser muito bem preparada e acolhida para chegar bem nesse período.

"As mulheres têm que saber que a menopausa pode ser amenizada com tratamento hormonal. Tive os sintomas de calor, sono e irritabilidade, mas na mesma época descobri que tinha um mioma e passei pela histerectomia. Logo em seguida passei pela reposição, e hoje sou outra pessoa. Recuperei totalmente minha autoestima, meu sono, meu corpo voltou a ser o que almejo para a minha idade."

Fora as questões de saúde e bem-estar, Luiza acrescenta ainda a importância de manter a mente trabalhando.

"Faço curso de inglês, me aprofundo cada vez mais em estudos sobre a mulher. E é isso que todas nós devemos fazer: nos especializarmos e afastar, inclusive, o medo de ficar fora do mercado de trabalho porque está envelhecendo", finaliza.