Topo

Borboleta, formiga, barata: bichos carregam mensagens ocultas. Descubra

Insetos em casa podem ter um significado místico Imagem: History Channel Brasil

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa

25/05/2022 04h00

Para muitos, o aparecimento de um inseto em casa é motivo de pânico, sobretudo quando têm aparência asquerosa ou são perigosos, como as baratas. Se o nojo e o pavor costumam ser as primeiras reações, a real é que a maioria das pessoas nem imagina que esses visitantes inconvenientes podem trazer mensagens ocultas. Duvida?

Gatos, pássaros e cães "falam" de maneira bem mais simples, permitindo fácil compreensão por parte dos humanos. Agora, insetos, répteis e roedores têm uma linguagem que, para nós, ainda não está codificada, cujo entendimento só costuma ser alcançado a partir da análise de algumas crenças.

"Xamãs, sacerdotes egípcios, gurus indianos e povos do Oriente antigo ensinavam que a natureza sempre faz conexão com humanos através de seus reinos, gerando equilíbrio na Terra. Dessa forma, todos os animais interagem e falam conosco com muito amor, auxiliando em nossa evolução", argumenta o terapeuta holístico Marcello Pereira.

Segundo o especialista, a Bíblia é um dos livros sagrados que guardam explicações aceitáveis. Algumas passagens dizem que as pragas - muitas vezes protagonizadas por insetos - não eram punições, mas avisos e reconfigurações das energias pesadas da época.

"Há vários estudos de sábios, universidades, terapeutas e espiritualistas que observam as ações dos insetos na sociedade e relacionam com o comportamento humano. Por isso, olhar com mais significados para a natureza pode nos ajudar a reconhecer nosso próprio momento", garante Marcello.

Se os conhecimentos ancestrais dizem que os insetos carregam mensagens e energias especiais para quem os veem, que tal saber mais sobre esses significados? É o que mostra, na sequência, o terapeuta holístico.

Como ele lembra, pode ser uma oportunidade única de reflexão e reforma pessoal para progredir e prosperar. Para tanto, basta compreender melhor o que a natureza tem a dizer e observar se há sentido entre o "recado" de cada inseto e sua vida atual.

Aranha

A aranha ensina a organizar vida pessoal e profissional, inspirando a ter perseverança e refinar nosso caráter, porque sabe ser paciente, eficiente e comedida em suas ações.

"Quando uma pessoa é picada por uma aranha, tem medo delas ou encontra muitas em seu caminho, significa que ela está se cobrando demais com os assuntos do lar e do trabalho", diz Marcello.

Para os homens, também é sinal de autoestima baixa devido ao excesso de obrigações. Já para mulheres, é aviso para usar a intuição e sair de relacionamentos que podem envolver traições e melindres.

Abelha

O veneno de muitas abelhas é usado na cura de doenças, assim como elas sempre buscam o que é doce. Logo, representam fim de conflitos com momentos de alegria se aproximando. Acolha esse sinal, viu?

"Se alguma te picar, significa que seu sangue estava contaminado com raiva e angústia, ou seja, o inseto quer te salvar. Mas se uma abelha está circundando você, chegou o momento de perdoar e aguardar a alegria de sentir-se mais leve", comenta o terapeuta.

Barata

Baratas de qualquer origem revelam que a pessoa permite demais a invasão de pessoas da família ou amigos próximos em sua vida. Assim, existe um sentimento forte de aprisionamento e de ser comandado, que acabam atraindo tais insetos.

De acordo com Marcello, ainda indicam que pessoas querem invadir sua vida, descobrir segredos e intervir no modo de ser. "Quanto mais matarmos as baratas, mais elas voltarão, sabia? Trabalhe seu poder pessoal e compreenda que uma terapia de autoconhecimento será relevante para que essa recuperação ocorra", orienta.

Borboleta

Mesmo vivendo pouco, o legado deixado pelas borboletas é de regeneração ao passar pela metamorfose. Quando uma borboleta passa sobre, pousa ou procura uma pessoa, indica que, após muitos sacrifícios e momentos desafiantes, esse indivíduo sofrerá uma mudança.

Desse modo, quem tem fobia ao inseto costuma ser resistente às modificações. "Lembre-se também que elas sugerem uma libertação psicológica emocional e até espiritual e que as cores especificam o tipo de mudança que se aproxima", observa o terapeuta. Alguns significados são:

Branca: retorno da paz, ou seja, um fardo está sendo liberado. Representa anjos na vida capazes de limpar toda energia.
Amarela: alegria, prosperidade e controle de emoções. Uma nova fase emocional foi alcançada, por isso, estudo e análise devem fazer parte dessa jornada.
Preta: protege das cargas negativas, como pessoas, situações e crenças limitadoras.
Marrom e laranja: indica necessidade de cuidar mais de si, pois o tempo e a energia interna está sendo gasta com outros. É hora de pensar no seu campo pessoal, cuidar da saúde física, afastar-se das tristezas e respirar nos momentos de aflição. Também vale sair com os amigos.
Vermelha: alerta sobre a necessidade de equilibrar ambição, agressividade e ansiedade. Em breve, a pessoa conquistará um novo espaço, desde que amanse o coração e se dedique mais à espiritualidade.
Azul: indica que o indivíduo está pronto para ajudar outras pessoas no caminho da luz, orientando-as com tudo que aprendeu.
Verde: simboliza reequilíbrio familiar e saúde em plenitude, através da alegria e fé.

Borrachudo

Quando um borrachudo pica alguém significa, primeiramente, que a pessoa está muito agitada e tensa, o que estaria afetando até a dilatação de seus vasos sanguíneos.

Por este motivo, fica difícil perceber quando está sendo sugado por outras pessoas. É preciso estar alerta para tais abusos externos e internos e aprender a dizer não para evitar ser sugado.

Formiga

Quando formigas invadem a casa, significa que chegou a hora de o morador reformar e colocar alegria no local em que elas estão, pois sua chegada indica que o amor está esvaindo, assim como a doçura.

Dessa forma, o cômodo em que elas aparecem é aquele que mais precisa de ajustes - normalmente é a cozinha, um local onde as pessoas têm conversas amargas e fofocam.

Lagartixa

Esse pequeno réptil está à procura de pequenos insetos, ajudando muito na contenção de várias espécies. Espiritualmente falando, a lagartixa indica que a energia de entes queridos está no ambiente, ou seja, há pessoas cuidando positivamente do espaço e do morador

Mosca

São seres que se alimentam de restos de animais, in natura ou processados, além de sempre regurgitarem a comida anterior para poderem se alimentar de novos nutrientes. Assim, são atraídas por pessoas em desequilíbrio com suas glândulas sebáceas e hormônios.

Além disso, o intestino provavelmente está desregulado e os nutrientes que deveriam ser processados estão sendo exalados ou expelidos em grande concentração. "Tenha paciência e resolva sua raiva, porque nervosismo é o que atrai a mosca. Já as varejeiras falam do apego ao passado", afirma Marcello.

Pernilongo

Mostra o quanto a pessoa picada está sendo invadida em sua vida, dando poder pessoal aos outros e deixando sua individualidade. "Se o pernilongo estiver rodeando o seu ouvido, veja que muitas histórias estão sendo contadas e, infelizmente, você acredita mais no externo do que em seus potenciais", finaliza o terapeuta.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Borboleta, formiga, barata: bichos carregam mensagens ocultas. Descubra - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alto Astral