PUBLICIDADE

Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ivete Sangalo vai fazer 50 anos. E parece ter exatamente essa idade

Ivete Sangalo, Ingrid Guimarães, Tereza Cristina, Ana Paula Padrão e Silvia Ruiz: mulheres 50+ - Montagem/Arte UOL
Ivete Sangalo, Ingrid Guimarães, Tereza Cristina, Ana Paula Padrão e Silvia Ruiz: mulheres 50+ Imagem: Montagem/Arte UOL

Tatiana Schibuola

De Universa, em São Paulo

20/05/2022 07h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (25/03) da newsletter Universa. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu e-mail, cadastre-se aqui

Ivete Sangalo completará 50 anos em 27 de maio. A tevê Globo programou um especial pra comemorar - um show ao vivo e gratuito em Juazeiro, cidade em que ela nasceu. A emissora acertou na grandiosidade do evento, mas deslizou no convite: "...A gente sabe que não parece, mas nossa Veveta completa 50 anos e tá todo mundo convidado para a festa."

A frase cutucou os brios de Silvia Ruiz, autora da coluna Ageless, do site VivaBem (irmão de Universa aqui no UOL). Silvia é quase dois anos mais velha que a Veveta - completa 52 em 21 de junho. "Por que as pessoas ainda se espantam com o fato de uma mulher de 50 ser bonita, ativa, atual? Com o que esperam que elas se pareçam? Quem definiu o padrão?", questiona.

Há quatro anos Silvia fala sobre esse assunto na coluna e no seu perfil do Instagram, o @silviaruiz_ageless. 75% das suas seguidoras têm mais de 45. Na comunidade que ela criou, mulheres compartilham experiências e inspiração. Envelhecer, a gente sabe, não é bolinho, ainda mais numa sociedade como a nossa, que dá valor ao que é novo, a quem é jovem, ao que é lançamento.

Ela não foi a única que ficou p. da vida e o assunto ganhou caldo: "Não é elogio ouvir que não parece ter a idade que tem", disse um das seguidoras, quando Silvia postou a chamada em seu feed. E aí ela convidou as mulheres a postar links com a #issoé50. E lembrou de outras musas que admiramos: Ingrid Guimarães: 50; a cantora Paula Lima tem 51; a jornalista Mariliz Pereira Jorge, 50; a cantora Mart'nália, 57; e Teresa Cristina, 54; a diva do humor Mônica Martelli também tem 54; e Ana Paula Padrão, 56 anos.

Esse convite rendeu uma chuva de posts marcados com a hashtag. O que se viu foram mulheres de todos os tipos: de cabelos pretos, brancos, com rugas, de pele lisa, saradas, gordas, fazendo ioga, remando no mar, correndo. Esse mosaico prova que "parecer" ter 50 anos é um conceito bastante relativo.

É claro que todo mundo escolheu a melhor foto pra esse movimento, e que não dá pra mentir e dizer que envelhecer é sempre uma maravilha. É um processo e tem seus altos e baixos. O que não dá é pra dizer que, se uma mulher está bem, é porque não parece ter 50. Ou 40. Ou 60.

Em tempo: a chamada para o especial de aniversário da Veveta foi reeditada. E não tem mais a frase: "a gente sabe que não parece". Feliz aniversário, Ivete!

Prêmio Inspiradoras 2022

Universa e o Instituto Avon anunciaram, nessa semana, o Prêmio Inspiradoras 2022. É a segunda edição da premiação que dá visibilidade a mulheres que se destacam no enfrentamento às violências contra meninas e mulheres, na atenção ao câncer de mama e na promoção da equidade de gênero e da cidadania da mulher.

Nesse ano, a novidade é que se você está à frente de alguma iniciativa poderosa ou conhece uma mulher f... que esteja transformando o mundo das mulheres, pode fazer inscrições para participar da disputa. Pra isso, é só preencher o formulário. Clique aqui para saber mais.

Melhores de Universa

Celibato não é sinônimo de conservadorismo - Unsplash/Annie Spratt - Unsplash/Annie Spratt
Elas preferem ficar sozinhas
Imagem: Unsplash/Annie Spratt

Ouvimos mulheres que decidiram não transar. Pra elas, isso tem a ver com autonomia sobre seus corpos

A história de Silvia viralizou no TikTok. Ele cobrou R$ 45,55

Vale o clique

vale a pena congelar seus óvulos? - Reprodução The Skimm/ Daniel Fishel - Reprodução The Skimm/ Daniel Fishel
Congelamento de óvulos
Imagem: Reprodução The Skimm/ Daniel Fishel

O The Skimm explica direitinho pra quem serve e como é o processo que permite engravidar mais tarde

Elas custam menos que um plano de saúde tradicional. Vem ver como funcionam e quais estão no mercado