Topo

Jovens culpam xampu por queda de cabelo e viralizam na web; médicos negam

Usuária do TikTok viraliza com vídeo em que revela queda de cabelo Imagem: iStock

Júlia Flores

De Universa

19/05/2022 14h33

Viralizou no TikTok o vídeo em que uma jovem relata ter sofrido queda de cabelo depois do uso de um xampu da marca L'Oréal Paris. "Meus fios caíram tanto que até precisei cortar. Só descobri o porquê depois de um tempo", diz a jovem para as câmeras na gravação, que foi publicada há dois dias e já alcançou mais de 5,2 milhões de visualizações.

O xampu usado pela denunciante foi o Elseve Hidra, com ácido hialurônico na composição. Após o vídeo publicado pela usuária, identificada como Ana Ferreira, outras mulheres também disseram ter passado pelo mesmo problema, como mostra essa segunda gravação:

Mas, ao contrário do que é dito nos vídeos, especialistas ouvidos por Universa não relacionam o problema ao uso de determinado cosmético. "O produto fica muito pouco tempo em contato com o couro cabeludo. Dificilmente, esse contato rápido teria alguma ação no ciclo do cabelo", pontua o dermatologista Daniel Cassiano, que é também especialista em tratamento capilar.

"Mesmo que houvesse algum tipo de dermatite do couro cabeludo por contato com algum componente do produto, a queda viria acompanhada de vermelhidão e coceira do couro cabeludo, que não parece ser o caso dos vídeos", adiciona.

Para a médica Danielle Aguiar, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de acordo com a análise das imagens é possível notar que uma das possíveis razões pela quebra dos fios das usuárias é o excesso de danos acumulados por causa de procedimentos como mechas e uso de secador, por exemplo. "O ácido hialurônico não danifica os fios. É um componente que hidrata e atua superficialmente na cutícula. Certamente houve um equívoco", pondera.

"A fragilidade capilar é causada pelo acúmulo de agressões à haste do fio [tintura, luzes, alisamento]. A paciente deve ser orientada a evitar esses procedimentos. É muito difícil recuperar o fio que já foi danificado", completa.

Como prevenir a quebra dos fios?

No segundo vídeo citado pela reportagem, a usuária revela que começou a sofrer com o problema depois de ter se contaminado por Covid. "Covid foi uma grande causadora da queda dos fios", identifica a dermatologista Danielle. "A síndrome febril causada pelo vírus de fato pode deflagrar um quadro de eflúvio telógeno, que costuma ser autolimitado, mas precisa de acompanhamento dermatológico."

De acordo com Daniel Cassiano, o primeiro passo em casos como esse é investigar se a queda do cabelo se dá na raiz ou na haste capilar. "As quedas de raiz devem ser investigadas com exames para excluir causas comuns, como anemia, tireiodopatias, falta de vitaminas e minerais ou até mesmo sífilis."

Caso os exames mostrem alguma alteração, os sintomas devem ser prontamente tratados. Quando nenhum problema de saúde grave é diagnosticado, o médico prevê a descrição de nutracêuticos e tônicos para regularizar o ciclo do cabelo mais rapidamente.

A médica Danielle faz outra observação interessante sobre o tema. "Componentes que podem ser danosos para os fios a longo prazo são as proteínas de produtos feitos para reconstrução. O uso crônico e sem critério pode levar ao endurecimento da haste, o que a torna mais rígida. Isso resulta em um efeito de cabelo de porcelana —rígido porém facilmente sujeito a quebrar com atos simples do dia a dia como escovar, prender e secar os fios", finaliza.

Procurada, a L'Oréal Paris informou que não recebeu as reclamações das duas usuárias em seus canais oficiais de comunicação. "Reforçamos que a segurança dos consumidores, assim como a qualidade dos produtos, é prioridade para a L'Oréal. De forma concreta, a avaliação de segurança dos nossos produtos acontece em várias etapas. Começa desde a concepção da fórmula e continua durante todo o período de comercialização do produto cosmético. Casos de sensibilidade são pessoais, por isso, tratamos individualmente."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jovens culpam xampu por queda de cabelo e viralizam na web; médicos negam - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Beleza