Topo

É noite de eclipse! Saiba como eventos afetam situações especiais da vida

Imagem: Foto: Reprodução/Parque da Ciência.

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa

15/05/2022 04h00

A madrugada promete movimentação para quem curte eventos no céu. A partir das 22h30 de domingo, começa o segundo dos quatro eclipses do ano, cujo ápice é previsto para em torno de 1h15. Desta vez o fenômeno é lunar e acontece no signo de Escorpião.

Como lembra a astróloga Virginia Gaia, eclipses solares ocultam o Sol e acontecem sempre em Lua Nova, trazendo mensagens de transformação em relação ao futuro. Já os eclipses lunares escondem a Lua e ocorrem na fase cheia. Além disso, falam sobre assuntos do passado.

Virginia lembra que, na visão astrológica, quando o eclipse solar ocorre antes do lunar, novas situações surgem para ressignificar o passado. "Porém, quando o lunar precede o solar, assuntos antigos vêm à tona para serem resolvidos, dando espaço ao novo", comenta.

O primeiro evento do gênero, em 2022, foi solar, em 30 de abril (em Touro); o terceiro será solar (em Escorpião), em 25 de outubro; e o último, lunar, em 8 de novembro (em Touro).

O eclipse e os signos

Depois de entender a regra geral de cada eclipse, vale estender a análise para o zodíaco, afinal, o evento acontece no eixo de algum signo. O evento de hoje ocorre em Escorpião e é ele que deve ser analisado.

Quando o estudo se debruça sobre o mapa astral de alguém, o ideal é observar as casas, os assuntos tratados por elas, os planetas e outros pontos importantes, como ascendente e meio do céu, por exemplo, relacionados ao eclipse.

"Deve ser observado tudo que estiver a uma distância de até 5 graus do grau exato dos eclipses. Aliás, os efeitos do fenômeno podem durar até 6 meses. Logo, dependendo da área em que está no mapa, temas relacionados aos signos, casas e planetas conseguem ficar em evidência por todo esse período", comenta a astróloga.

Eclipses em ocasiões especiais

A boa notícia é que, diferentemente de outros acontecimentos (como Mercúrio retrógrado), não há nada que deva ser evitado durante a ocorrência de eclipses. Ainda assim, não custa dar atenção para algumas situações.

Segundo Virginia, é importante observar se casamentos, propostas de emprego e mudanças de imóvel vêm acompanhados de algo oculto, quando coincidem com eclipses solares. "São momentos que requerem o novo, ou seja, sem vínculos com o passado", explica. Já no lunar, a observação deve observar se o assunto antigo está, de fato, sendo ressignificado.

A seguir, Virginia explica como os eclipses impactam alguns eventos importantes da vida. Descobrir isso, ajudará a aproveitar a data de uma maneira mais assertiva, sobretudo se grandes acontecimentos estiverem marcados (ou surgirem) na data.

Nascimento
Não há nada a temer se o parto natural ocorrer em dia de eclipse, uma vez que o pré-natal estiver em dia. Mas se a opção for cesariana e os pais se sentirem mais confortáveis em escolher outra data, podem agendar o parto para depois do eclipse.

Casamento
Os eclipses solares sempre acontecem em lua nova, logo, falam sobre inícios e novos ciclos. Por isso, são boas datas para celebrar o casamento. Com o lunar, por acontecer em lua cheia e estar associado ao passado, eventos do gênero não são muito indicados. Isso porque as situações mal resolvidas que costumam ressurgir podem envolver relacionamento anterior.

Mudança de trabalho
Como se trata do início de um novo ciclo, as mesmas recomendações do casamento são válidas: vale aproveitar o eclipse solar, que fala de novidades, e evitar o lunar, devido à ligação com o passado e questões que ainda têm pendências.

Entrevista de emprego
É ótimo que aconteça no eclipse lunar, afinal, dali pode surgir um novo começo profissional. Entretanto, certifique-se de que a situação seja clara, sem deixar nada escondido.

Fechar negócio importante
Vai comprar um carro ou imóvel? Tome muito cuidado ao analisar se a negociação está completamente clara, sem pendências ou "pegadinhas". Caso reste alguma dúvida, dê um passo para trás, esclareça tudo e, só depois, finalize a compra.

Abrir o próprio empreendimento
Antes de escolher qual data é mais favorável, é necessário checar se toda a documentação está em dia para a abertura. Repasse alvarás, autorizações e outros documentos legais com bastante atenção. Se estiver tudo certo, aproveite a energia de novos começos do eclipse solar.

Viajar
A resposta vai depender do tipo de viagem e de seu propósito. Ou seja, se for a negócios, melhor que ocorra em eclipse solar. Porém, se a intenção for resgatar laços afetivos, é preferível apostar no eclipse lunar, que envolve questões do passado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É noite de eclipse! Saiba como eventos afetam situações especiais da vida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alto Astral