Topo

Inspira

Ideias para uma vida mais plena


Gabriela Prioli fala de seu clube do livro: 'Para leituras mais profundas'

Inscrições para a terceira edição do Clube do Livro da Gabriela Prioli estão abertas - Divulgação
Inscrições para a terceira edição do Clube do Livro da Gabriela Prioli estão abertas Imagem: Divulgação

De Universa, São Paulo

12/05/2022 04h00

"Os livros mudaram minha vida", diz Gabriela Prioli para Universa. A advogada, mestre em Direito Penal, e apresentadora do programa "À Prioli", da CNN Brasil, está com inscrições abertas para a terceira edição do seu clube do livro até dia 15 de maio. Iniciativa começou durante o ápice da pandemia no país e segue com adeptos fervorosos até hoje.

Gabriela começou a ler em busca de conforto. Seu pai morreu quando ela era muito jovem e era pelas páginas dos livros dele que ela buscava administrar sua dor. "Isso me permitiu criar repertório para entender meus sentimentos e compreender melhor a mim e ao mundo", conta.

Leandro Karnal faz parceria com Gabriela Priori no Clube do Livro  - Divulgação - Divulgação
Leandro Karnal faz parceria com Gabriela Priori no Clube do Livro
Imagem: Divulgação

Assim como os livros a tocaram desde cedo, o incentivo a leitura que faz com seu clube também chega de formas diferentes aos participantes. "Ajuda quem quer ter uma relação mais próxima com os livros e o leitor assíduo a fazer uma leitura mais profunda", conta.

O clube conta com a parceria com o historiador Leandro Karnal, e os encontros para falar sobre as obras da terceira edição começarão em junho.

'Já teve até namoro'

Com a duração de dez meses e feito de forma online, os participantes do clube têm bastante tempo para se conhecerem e criarem laços. E rolou até romance. "Algumas pessoas me falaram que se sentiam mais seguras para se posicionar, que as discussões ajudaram a vencer a timidez e a manter o foco. Nascem amizades profundas. Já tivemos até namoro. É uma comunidade muito legal", diz Gabriela.

Além de acompanhar a leitura, o clube também conta com aulas após a finalização dos livros dadas por Gabriela e por Karnal, uma live para tirar dúvidas com ambos, perfil de Instagram exclusivo e participação de especialistas.

"Fico feliz em difundir o amor pelos livros. Eles abrem portas e transformam nossa maneira de viver", diz. O clube costuma contar com alguns autores convidados também, como Pedro Doria, Nelson Garrone e Regina Navarro Lins.

Essa edição conta com uma lista de livros de peso. Serão discutidos títulos como: "A Mente Moralista", de Jonathan Haidt, "Algoritmos de Destruição em Massa", de Cathy O'Neil, "Hibisco Roxo", de Chimamanda Ngozi Adichie, "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório, entre outros.

"Vivemos em um mundo de muita superficialidade e de coisas cada vez mais curtas. Esse movimento de parar um tempo e focar na gente, nos concentrar e aprofundar sobre assuntos é fundamental", diz Gabriela. Para ela, esse projeto satisfaz um desejo de se comunicar com as pessoas e dizer o que ela acredita ser bom para a vida. "Não poderia ficar mais feliz e satisfeita", completa.